Indy testará sua proteção ao cockpit em Phoenix

Proteção da Indy

A Fórmula Indy experimentará sua primeira tentativa de um sistema de proteção do cockpit, montando um pára-brisas no carro de 2018 no teste aberto de Phoenix nesta semana.

Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, testará o dispositivo durante o dia de testes dos novatos na próxima quinta-feira: espera-se que ele esteja na pista oval à tarde. A IndyCar está planejando simular as condições de sol completo, de crepúsculo e da noite, para ver o quanto o pára-brisas afetará a visibilidade do piloto.

A categoria sempre favoreceu o conceito de pára-brisas sobre o sistema de halo da Fórmula 1 devido a problemas de visibilidade esperados em ovais em particular, e o pacote do carro de 2018 foi criado com um dispositivo de proteção ao cockpit futuro em mente.

“Este foi um longo processo, que tem sido muito metódico e proposital”, disse o presidente de competição e operações da IndyCar, Jay Frye. “Nós nos esforçamos para criar uma peça de segurança que estéticamente pareça boa e funcione em todas as condições, e isso é uma prova dessas coisas. Qualquer peça deve funcionar para vários tipos de locais e diferentes condições de iluminação. Tem que ser versátil”.

O protótipo foi testado no túnel de vento e simulador de corrida da Dallara com o novo piloto da Harding Racing, Gabby Chaves. A IndyCar sublinhou que ainda não decidiu quando a categoria irá adaptar um sistema de proteção do cockpit.

“Nós testámos no simulador de Dallara, mas esta será a primeira vez em um carro em velocidade”, salientou Frye. “Então, este é apenas o próximo passo no processo”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.