Indy – Takuma Sato vence na estratégia em Portland

Takuma Sato

Takuma Sato foi o vencedor da 16ª e penúltima etapa da Fórmula Indy 2018, decidida na estratégia, no retorno ao Portland International Raceway após 11 anos. Foi a terceira vitória do japonês na categoria, primeira no ano.

Uma bandeira amarela na metade da corrida mudou todo o panorama. Os líderes aproveitaram o momento para realizar a segunda de suas três paradas. Mas, quem ficou na pista, teria que fazer apenas mais um pit stop sob bandeira verde, assim como quem estava na frente antes.

O maior beneficiado foi o piloto da Rahal Letterman Lanigan, que passou à frente na última parada de Ryan Hunter-Reay (Andretti), que tinha a mesma tática. Sato assumiu a ponta em definitivo a 21 voltas do final, após pit stop de Max Chilton (Carlin).

Hunter-Reay foi segundo, seguido por Sebastien Bourdais (Dale Coyne). Spencer Pigot (Carpenter) ganhou o quarto lugar de Scott Dixon no último stint. Mesmo assim, o piloto da Ganassi não tem do que reclamar, já que ele se envolveu em um acidente na primeira volta e foi punido com um drive-through ao longo da prova.

Alexander Rossi (Andretti) tinha assumido a liderança logo na oitava volta, após passar pelo pole Will Power (Penske), que teve problemas de câmbio. Perdeu a liderança para Josef Newgarden (Penske) na 49ª volta, mas eles e o então terceiro colocado, Jordan King (Carpenter), foram afetados pela amarela fora de hora.

Rossi ainda conseguiu chegar em oitavo, resultado que o deixa 29 pontos atrás de Dixon, restando uma corrida (com pontuação dobrada) para o encerramento do campeonato. Newgaden foi apenas décimo.

O melhor brasileiro foi Pietro Fittipaldi (Dale Coyne), em nono. Tony Kanaan (AJ Foyt) foi 11º e Matheus Leist (AJ Foyt) 14º.

A prova teve quatro bandeiras amarelas. O acidente mais impressionante ocorreu na primeira volta: James Hinchcliffe (Schmidt Peterson) rodou em disputa com Zach Veach (Andretti) e vários carros se envolveram: Marco Andretti (Andretti Herta) chegou a capotar.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Carro Voltas Tempo Dif.
1 Takuma Sato Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda 105 2h00m09.7537s CLA
2 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 105 2h00m10.3621s 0.6084s CLA
3 Sebastien Bourdais Dale Coyne Racing Dallara/Honda 105 2h00m11.5803s 1.8266s CLA
4 Spencer Pigot Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 105 2h00m14.3094s 4.5557s CLA
5 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 105 2h00m15.0752s 5.3215s CLA
6 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 105 2h00m21.2142s 11.4605s CLA
7 Charlie Kimball Carlin Dallara/Chevrolet 105 2h00m21.7594s 12.0057s CLA
8 Alexander Rossi Andretti Autosport Dallara/Honda 105 2h00m23.1306s 13.3769s CLA
9 Pietro Fittipaldi Dale Coyne Racing Dallara/Honda 105 2h00m28.1290s 18.3753s CLA
10 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 105 2h00m29.5581s 19.8044s CLA
11 Tony Kanaan AJ Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 105 2h00m31.8899s 22.1362s CLA
12 Carlos Munoz Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 105 2h00m32.4606s 22.7069s CLA
13 Gabby Chaves Harding Racing Dallara/Chevrolet 105 2h00m33.4675s 23.7138s CLA
14 Matheus Leist AJ Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 105 2h00m39.5495s 29.7958s CLA
15 Jordan King Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 105 2h00m41.8889s 32.1352s CLA
16 Jack Harvey Meyer Shank Racing Dallara/Honda 105 2h00m42.1728s 32.4191s CLA
17 Alfonso Celis Juncos Racing Dallara/Chevrolet 105 2h00m58.5575s 48.8038s CLA
18 Max Chilton Carlin Dallara/Chevrolet 105 2h01m04.9660s 55.2123s CLA
19 Zach Veach Andretti Autosport Dallara/Honda 104 2h00m45.9269s 1 volta CLA
20 Santino Ferrucci Dale Coyne Racing Dallara/Honda 101 2h00m42.3067s 4 voltas CLA
21 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 98 2h00m43.9627s 7 voltas CLA
22 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 76 1h53m35.4864s 29 voltas CLA
23 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda 4 1h28m13.1705s Contato CLA
24 Ed Jones Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 0 0.9205s Contato CLA
25 Marco Andretti Andretti Herta Dallara/Honda 0 1.0311s Contato CLA

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.