Indy – Saiba um pouco sobre o GP de Edmonton

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:27
O traçado de Edmonton

Edmonton receberá a 11ª etapa da Formula Indy em 2010. O circuito canadense fez a sua estreia na temporada 2005, pela Champ Car, quando substituiu Vancouver. Em 2008, quando da reunificação com a IRL, o traçado montado em um aeroporto foi um dos únicos da extinta categoria a sobreviver, juntamente com Long Beach.

O circuito de Edmonton é um misto de média para alta velocidade, com extensão de 1,96 milhas, 3,15 quilômetros. Possui uma grande reta, que proporciona ultrapassagens, e um traçado sinuoso que impõe dificuldades aos pilotos.

Edmonton é a capital da província de Alberta, no Canadá, com uma população aproximada de 700 mil habitantes, a quinta maior do país. Fundada em 1795, Edmonton é um grande centro industrial, baseado em especial no petróleo. Com uma área de 683,88 km², é uma das maiores cidades da América do Norte.

A cidade de Edmonton

Aproximandamente 40% da população de Edmonton tem ascendência inglesa ou irlandesa. A cidade canadense possui quatro estações bem definidas, e o sistema de transporte público é totalmente integrado, com uma malha de rotas de ônibus e uma linha de light rail. Possui dois aeroportos, sendo que o principal é o Aeroporto Internacional de Edmonton. A maioria das ruas e avenidas é batizada com números.

Corridas anteriores em Edmonton:

2009 – O convidado Will Power estragou a festa dos postulantes ao título e venceu com autoridade. O brasileiro Helio Castroneves (Penske) foi o segundo colocado, com Scott Dixon (Ganassi) completando o pódio em terceiro.

2008 – Scott Dixon, que mais tarde se tornaria campeão, contou com o maravilhoso trabalho da equipe Chip Ganassi nos boxes para vencer. O neozelandês já havia evoluído no primeiro pit stop, mas foi no segundo que deu o “pulo do gato”: de uma tacada, deixou para trás os dois carros da Penske, que vinham dominando a corrida com certa facilidade.

O GP de 2008

2007 – Sebastien Bourdais (Newman/Haas/Lanigan) obteve a sua segunda vitória. Largando em segundo, o francês ultrapassou o pole position Will Power (Team Australia) na terceira volta. O australiano brigou pela vitória até abandonar com problemas mecânicos. Após o segundo dos três pit stops, o francês assumiu a ponta em definitivo. O segundo em Edmonton foi o inglês Justin Wilson (RSPORTS).

2006 – O britânico Justin Wilson conquistou em Edmonton a sua primeira vitória na temporada 2006 da Champ Car. O piloto da RuSport ultrapassou o bicampeão Sebastien Bourdais na 55ª volta. O francês da Newman-Haas chegou na segunda posição, apesar de ter se envolvido em um incidente com Alex Tagliani (Team Australia) no final da corrida.

2005 – A sorte sorriu para o francês Sebastien Bourdais. O piloto da Newman-Haas herdou a vitória no GP inaugural de Edmonton, a sétima etapa da temporada da Champ Car. O francês, que largou na décima posição, vinha em terceiro, a 20 segundos dos líderes, quando uma bandeira amarela reagrupou todo mundo a menos de 10 voltas do final. Os dois primeiros colocados na ocasião, o norte-americano A.J. Allmendinger e o inglês Justin Wilson, ambos da RuSport, acabaram rodando, e entregando a vitória de bandeja para Bourdais.

Eduardo Behling – 24/07/09
www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.