Indy – Saiba um pouco mais sobre o GP de Mid-Ohio

domingo, 2 de agosto de 2015 às 8:00

A 14ª etapa da Formula Indy será disputada em uma das clássicas pistas do automobilismo norte-americano. Trata-se do Mid-Ohio Sports Car Course, tradicional autódromo que sediou GPs da antiga CART até o ano de 2003. Após algum tempo ausente, o traçado foi resgatado pela IRL em 2007, e atualmente se mantém firme no calendário da Indy reunificada, bancado por um bom público e, principalmente, pela Honda.

CIRCUITO

O Mid-Ohio Sports Car Course é um autódromo misto situado em Troy Township, Morrow County, no estado de Ohio (EUA), ao lado de Lexington. A inauguração se deu em 1962 pelas mãos de Les Griebling e de diversos empresários de Mansfield. Vinte anos mais tarde, o autódromo foi comprado por Jim Trueman, um renomado ex-piloto, passando inclusive por uma boa reforma em sua estrutura, em especial no paddock e no centro médico.

Em 1990 foram feitas mais melhorias, com o recapeamento total do traçado, inclusive com alguns trechos em concreto. A última reforma no traçado de 3,86 quilômetros, ou 2,4 milhas, ocorreu em 2006, para voltar a receber uma categoria top de monopostos. O pitlane e a pista foram recapeados novamente, os trechos em concreto foram retirados, a Curva 1 teve a sua área de escape aumentada e o guard-rail recolocado, e as cercas foram substituídas.

Tudo isso resultou em um autódromo mais rápido, seguro e competitivo para os pilotos e o público em geral. Desde 2007, o GP de Mid-Ohio denomina-se Honda 200 at Mid-Ohio presented by Westfield Insurance, sendo bancado pela montadora japonesa que é fornecedora de motores na Indy.

CORRIDAS

A primeira corrida realizada no Mid-Ohio Sports Car Course foi em 1980, quando a Indy/CART começava a tomar gosto pelos traçados mistos. A pole foi de Al Unser Sr., com Johnny Rutherford sagrando-se vencedor. A corrida foi retomada em 1983, com Bobby Rahal largando e Teo Fabi chegando na frente. Na última edição da CART, realizada em 2003, o canadense Paul Tracy dominou a prova, que acabou o ajudando na conquista do título.

Os brasileiros têm uma história de sucesso em Mid-Ohio. Gil de Ferran e Helio Castroneves, ambos pela equipe Penske, fizeram as poles em 2000/2001 e 2007/2008. Em termos de vitórias, o nome de maior destaque é Emerson Fittipaldi, com três triunfos: 1988, pela equipe Patrick, 1992 e 1993, pela Penske. Castroneves faturou as edições de 2000 e 2001.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.