Indy – Saiba um pouco mais sobre o GP de Kentucky

segunda-feira, 11 de outubro de 2010 às 19:34
A Formula Indy se prepara para os seus momentos decisivos na temporada 2010. A categoria chega na cidade de Sparta, no Kentucky (EUA), para disputar a sua 15ª etapa. O favoritismo mais uma vez é dos pilotos da Chip Ganassi, com Dario Franchitti na cola do líder Will Power (Penske). A prova terá 300 milhas , ou 200 voltas.

Sparta é uma cidade situada no estado americano de Kentucky, no Condado de Gallatin e Condado de Owen. Possui uma área de 14,4 km², quase toda coberta por terra. Conforme o último censo realizado nos Estados Unidos, tem uma população estimada em 211 mil habitantes[1]. Sparta começou sua trajetória como um vilarejo chamado Brock’s Station, em 1802, tornando-se independente em 1852. Tem uma renda per capita de 16.093 dólares.

O Kentucky Speedway é um circuito oval de 1.5 milha (2.4 km), localizado em Sparta. Atualmente, o autódromo abriga, além de uma das etapas da Formula Indy, corridas da ARCA e da NASCAR Nationwide Series, entre outras. Na categoria de monopostos, o recorde de volta pertence à norte-americana Saah Fisher, que registrou em 2002 um tempo de 24s0661, com média de 221,390 milhas por hora.

A Indy Racing League fez a sua primeira aparição no Kentucky no ano 2000. Na ocasião, a pole position ficou com o canadense Scott Goodyear (Panther), e a vitória com o norte-americano Buddy Lazier (Hemelgarn), que se tornaria campeão da antiga IRL. No ano seguinte, Scott Sharp (Kelley) largou na frente, e Lazier tornou-se “bicampeão” na corrida.

Em 2002, Sarah Fisher (Dreyer & Reinbold) fez a pole, e o brasileiro Felipe Giaffone (Mo Nunn) alcançou a sua única vitória na categoria. Em 2003, o então bicampeão Sam Hornish Jr. (Panther) dominou a prova por completo, fazendo a pole e vencendo praticamente de ponta a ponta.

2004 – Adrian Fernandez faturou sua primeira vitória na categoria. O mexicano tomou a ponta na volta 151 e manteve até o final, mesmo com a forte pressão feita pelo piloto da Rahal, Buddy Rice, que chegou em 2º, apenas 0s0581 de diferença do líder. Completando o pódio, o britânico Dan Wheldon, da Andretti Green. O brasileiro Tony Kanaan liderou a maior parte da corrida, mas não teve como se segurar na última parte da prova e terminou apenas na 5º posição.

2005 – Scott Sharp (Fernandez), que não vencia desde o GP do Japão de 2003, esteve sempre entre os primeiros colocados, assumindo a liderança de forma definitiva após a última parada nos boxes. O brasileiro Vitor Meira (IRahal Letterman) bem que tentou, liderou várias voltas e brigou pela vitória desde a largada. Nas últimas 20 voltas, tentou de todas as formas ultrapassar o veterano Sharp, mas não conseguiu, e acabou em segundo.


2006
– Sam Hornish Jr superou o parceiro de Penske Helio Castroneves nas primeiras voltas. Juntamente com os pilotos da Chip Ganassi, houve uma alternância entre os líderes, mas o norte-americano se impôs no trecho final da corrida.

2007 – Tony Kanaan largou na pole position e liderou a maior parte das 200 voltas. Perdeu a ponta em três oportunidades: entre o primeiro e o segundo pit stop, para Dario Franchitti (Andretti-Green), após a terceira parada, para Scott Dixon, e depois da quarta e última, para A.J. Foyt IV (Vision). Nas duas ocasiões, após ultrapassar Dixon e Foyt, Tony abriu boa vantagem.

2008 – Sem maiores surpresas, Scott Dixon (Ganassi) confirmou a supremacia vista nos treinos e venceu o GP do Kentucky, a 14ª etapa da Fórmula Indy. Apesar do resultado previsível, a prova foi extremamente disputada.

Tanto que foi decidida na última das 200 voltas, quando Dixon ultrapassou Hélio Castroneves (Penske), que encheu o tanque após a última bandeira amarela e foi até o final, ao contrário dos líderes, que precisaram fazer um splash and go. Quase funcionou, o brasileiro passou de nono para primeiro, mas teve que economizar e não pôde segurar o ímpeto do piloto da Chip Ganassi.

2009 – Quem levou a melhor foi Ryan Briscoe (Penske), vencedor pela segunda vez na temporada. O australiano era o quarto após a última rodada de pit stops, mas acelerou firme nas voltas finais para disputar a vitória com o surpreendente Ed Carpenter (Vision), que buscava o seu primeiro triunfo na Indy.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.