Indy – Power bate em Fontana, Hunter-Reay é campeão; vitória é de Carpenter

domingo, 16 de setembro de 2012 às 1:21
Ryan Hunter-Reay em 2012

Ryan Hunter Reay

Uma decisão eletrizante de campeonato marcou a noite deste sábado no Auto Club Speedway. O oval de Fontana, que voltou a receber a Formula Indy após sete anos, foi a sede da coroação do mais novo campeão da categoria: Ryan Hunter-Reay, o primeiro norte-americano a obter o título desde Sam Hornish Jr. em 2006.

O piloto da Andretti teve a sua vida bastante facilitada pelo outro postulante ao título. Will Power chegou à Fontana com uma vantagem de 17 pontos, mas bateu sozinho na 56ª das 250 voltas. A equipe Penske trabalhou duro nos reparos ao Dallara-Chevrolet para que o australiano voltasse à pista e pudesse marcar mais dois pontos.

Sem Power, Hunter-Reay precisava primeiramente de uma sexta posição. Com as voltas dadas pelo piloto da Penske apenas para superar E.J Viso (KV) e ficar em 24º ao invés de 25º, o norte-americano passou a necessitar de um quinto posto.

Ele conseguiu mais do que isso: um quarto lugar, e o título por três pontos. Com isso, Will Power perdeu a sua terceira final consecutiva, sendo as duas anteriores para Dario Franchitti, que neste ano foi coadjuvante.

A vitória foi decidida apenas na última volta, em uma corrida recheada de alternativas. Ed Carpenter (Carpenter), que liderou boa parte do evento, superou Franchitti (Ganassi), que havia roubado a primeira posição do norte-americano um pouco antes, na penúltima relargada, restando 15 voltas. Foi a segunda vitória dele na Indy.

Hunter-Reay ocupava uma distante sexta posição, mas o estouro de motor restando 21 voltas de Alex Tagliani (Herta), que lutava pela vitória, mudou completamente o quadro. O piloto da Andretti chegou a ocupar a terceira posição depois da relargada, mas uma nova bandeira amarela a nove voltas do final colocou um pouco de drama nos seus intentos.

Tony Kanaan (KV), que liderou a corrida nas voltas iniciais e entre a 133ª e a 185ª volta, quando precisou de reparos em seu penúltimo pit stop, bateu sozinho e provocou uma polêmica bandeira vermelha, já que a categoria não queria encerrar a prova sob bandeira amarela.

Após a bandeira verde, Hunter-Reay, o terceiro, foi ultrapassado por Scott Dixon (Ganassi) e passou a ser ameaçado por Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan). Mas o japonês, repetindo o que aconteceu na Indy 500, foi sozinho para o muro, dando números finais à corrida um pouco antes da ultrapassagem de Carpenter sobre Franchitti.

Hélio Castroneves (Penske) chegou na quinta posição, seguido por Graham Rahal (Ganassi). Rubens Barrichello (KV) fazia uma boa corrida e chegou a ocupar a terceira colocação, mas teve o seu motor Chevrolet estourado na 108ª volta.

J.R. Hildebrand (Panther) liderou a corrida em seu início, mas raspou no muro na 74ª volta durante uma disputa com Carpenter. A corrida teve um total de seis bandeiras amarelas, causadas por Power, Hildebrand, Barrichello, Ryan Briscoe (182ª volta), Tagliani e Kanaan.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/Dif.
1. us Ed Carpenter Carpenter 250 voltas
2. uk Dario Franchitti Ganassi +1.913
3. nz Scott Dixon Ganassi +2.609
4. us Ryan Hunter-Reay Andretti +3.047
5. br Helio Castroneves Penske +4.193
6. us Graham Rahal Ganassi +5.438
7. jp Takuma Sato Rahal Letterman +1 volta
8. us Marco Andretti Andretti +1 volta
9. uk Katherine Legge Lotus Dragon +1 volta
10. us Charlie Kimball Ganassi +1 volta
11. us J.R. Hildebrand Panther +2 voltas
12. uk James Jakes Coyne +2 voltas
13. ca James Hinchcliffe Andretti +3 voltas
14. nz Wade Cunningham A.J. Foyt +4 voltas
15. fr Simon Pagenaud Schmidt +4 voltas
16. us Josef Newgarden Fisher +6 voltas
17. au Ryan Briscoe Penske +6 voltas
Abandonos
18. br Tony Kanaan KV +10 voltas
19. es Oriol Servia DRR +19 Lvoltas
20. ca Alex Tagliani Herta +21 voltas
21. co Sebastian Saavedra Andretti +132 voltaps
22. br Rubens Barrichello KV +143 voltas
23. uk Justin Wilson Coyne +170 voltas
24. au Will Power Penske +184 voltas
25. ve E.J. Viso KV +185 voltas
26. ch Simona de Silvestro Lotus-HVM +234 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.