Indy planeja testar sua proteção ao cockpit em fevereiro de 2018

sábado, 23 de dezembro de 2017 às 11:32

Conceito aeroscreen da Red Bull na F1

A estreia pública do dispositivo de proteção ao cockpit da Fórmula Indy está planejada para o primeiro teste aberto da categoria de 2018, de 9 a 10 de fevereiro no Phoenix International Raceway.

A data foi definida após o Aeroscreen desenvolvido pela IndyCar se tornar sujeito a múltiplas mudanças de linha de tempo que empurraram sua fase de teste de pista para 2018. “Estamos fazendo tudo o que podemos para ter um em um carro para o teste de Phoenix”, disse o presidente de competição da IndyCar, Jay Frye, ao site RACER.

“Ainda estamos decidindo sobre como queremos que isso funcione, mas sim, esse é o nosso objetivo, e nós precisamos apenas definir uma data, não importa o que acontecer, e fazer acontecer”, prosseguiu.

E, como muitos planos, especialmente com uma peça de protótipo altamente especializada como o Aeroscreen Dallara DW12, o teste poderia ser adiado mais uma vez. “Precisamos ver qual equipe irá executá-lo, e se seria um fardo durante o teste de Phoenix. Se assim for, talvez precisaremos fazer algo com o Aeroscreen antes ou logo após o teste aberto”, adicionou Frye.

“Mas a diferença aqui é que estamos apontando para um tempo específico para fazer isso, e no passado, havia apenas metas (de tempo) gerais que estávamos olhando. Nós queríamos fazer isso já, então eu estou pedindo a todos para chegarem lá e testarem em Phoenix”.

Desde que tudo aconteça de acordo com o plano em Phoenix, e o aeroscreen receba críticas positivas dos pilotos que o usarem, não há planos para acelerar o dispositivo para produção em massa e usá-lo para a corrida de 7 de abril no circuito oval.

“A abordagem agora é que só precisamos testá-lo em um carro para que possamos obter feedback e aprender tudo o que podemos sobre como ele funciona na pista de corrida”, afirmou Frye.

“Mesmo que tudo aconteça perfeitamente, tenho certeza de que haverá pequenos refinamentos para se fazer, e precisamos fazer mais modelos de computador com ele e avaliá-lo no simulador. Portanto, seria prematuro especular quando o Aeroscreen atual entraria em produção para que possamos usar”, concluiu ele.

EB - www.autoracing.com.br

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