Indy – Conheça a história de Sonoma

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:34
Indy em Sonoma

Visão do belo circuito de Sonoma

Sonoma é um autódromo localizado ao norte da cidade de São Francisco, no estado americano da Califórnia. Tem capacidade para 102 mil pessoas, e seus principais eventos são da Indy e da NASCAR.

Tem 2.52 milhas ou 4.06 quilômetros de extensão. Sonoma, como é mais conhecido, apresenta um dos traçados mais sinuosos da temporada, com uma série de curvas complexas (12 no total) e muitos altos e baixos. Proporciona traçados diferentes para as diversas categorias que por lá correm.

Na divisão principal da NASCAR, Sonoma entrou para valer no calendário após a temporada de 1988, quando o antigo Riverside International Raceway (também na Califórnia) foi fechado. Na então IRL, começou em 2005, e desde então se mantém firme no calendário com a ajuda da Speedway Motorsports Inc., dona do circuito.

Até 2002 o circuito se chamava Sears Point Raceway. Até 2012, passou a ser conhecido como O Infineon Raceway. Agora, é simplesmente Sonoma.

2005 – Tony Kanaan, da Andretti Green, conquistou sua segunda vitória na temporada 2005 da IRL. O brasileiro controlou a segunda metade da prova, se aproveitando de vários incidentes que envolveram outros candidatos à vitória. O pole-position Ryan Briscoe dominou as voltas iniciais, mas acabou se atrapalhando numa tentativa de ultrapassar Helio Castroneves e Danica Patrick após uma relargada. Os três abandonaram a corrida.

2006 – Uma incrível economia de combustível valeu ao jovem Marco Andretti a sua primeira vitória na IRL. O norte-americano fez o seu último pit stop na 45ª das 80 voltas do GP de Sonoma, mas conseguiu se manter à frente até o final, escoltado pelos seus companheiros na equipe Andretti-Green. Dario Franchitti, que vinha em um ritmo normal de pit stop, chegou na segunda posição, logo atrás de Marco.

2007 – Scott Dixon foi o vencedor. Quem desafiou o neozelandês nas voltas finais foi o brasileiro Hélio Castroneves (Penske), mas o resultado do GP era para ter sido bem diferente. Dario Franchitti (Andretti-Green), que liderou a maior parte da corrida e ponteava o campeonato até esta etapa, foi vítima de uma barbeiragem de seu próprio companheiro de equipe, Marco Andretti.

2008 – Hélio Castroneves quebrou um jejum de 29 etapas sem vitória. Ryan Briscoe completou um grande dia para a Penske. O líder do campeonato Scott Dixon teve uma corrida difícil e chegou em 12º.

2009 – Dario Franchitti (Ganassi) venceu de ponta a ponta. Ryan Briscoe (Penske) também se manteve em segundo do começo ao fim, sempre escoltando o líder mas sem nunca tentar uma ultrapassagem. Mike Conway (Dreyer & Reinbold) pulou de quinto para terceiro nas agitadas voltas finais.

Will Power em 2011

Will Power venceu em 2010 e 2011

2010 – Will Power (Penske). O australiano só perdeu a liderança momentaneamente após o seu segundo pit stop. Scott Dixon tentou ameaçar nas voltas finais mas ficou mesmo em segundo. Ele ultrapassou o colega de Chip Ganassi, Dario Franchitti, após a última parada de ambos nos boxes, aproveitando o fato do escocês estar calçado com os pneus mais duros.

2011 – Domínio absoluto da Penske. A tradicional escuderia tomou conta do pódio, com Will Power liderando de ponta a ponta, perdendo espaço apenas durante os pit stops. O brasileiro Hélio Castroneves chegou logo atrás, em segundo. Ryan Briscoe completou a supremacia.

 

Eduardo Behling – www.autoracing.com.br

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