Indy – Conheça a história de Homestead-Miami

O traçado de Homestead

O Homestead-Miami Speedway é um autódromo oval localizado à sudoeste de Miami, em Homestead. Situa-se no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Com 1.5 milhas ou 2.4 km de extensão, e inclinações de 18 a 20 graus nas curvas, tem capacidade para 65 mil espectadores. Também apresenta um traçado misto com 3,7 km, utilizado pela Grand Am.

A Grand Am corre no traçado misto

O autódromo começou a ser construído em agosto de 1993, com os esforços do promotor Ralph Sanchez de revitalizar uma área devastada pelo Furacão Andrew. A inauguração se deu em novembro de 1995, com uma prova da então NASCAR Busch Series (atualmente Nationwide). Em março de 1996, a CART realizou por lá o seu primeiro evento.

A corrida inaugural da CART em 1996

Em 2001, a IRL passou a competir em Homestead, cujo formato inicial era uma versão mais compacta do Indianapolis Motor Speedway, com quatro curvas bem definidas e traçado retangular. A primeira reconfiguração se deu já em 1997, mas em 2003 ocorreram as mudanças mais drásticas, com as curvas ganhando inclinações atendendo ao gosto da NASCAR, cuja parceira International Speedway Corporation (ISC) é dona do circuito.

A NASCAR sedia sua última etapa em Homestead

Na IRL, as vitórias estão restritas a quatro pilotos: Sam Hornish Jr., Dan Wheldon, Scott Dixon e Dario Franchitti. Na extinta CART, que correu por lá entre 1996 e 2000, Michael Andretti foi o maior vencedor, com Jimmy Vasser, Max Papis e o falecido Greg Moore também fazendo parte da galeria dos ganhadores.

Greg Moore venceu pela última vez em 1999

O oval de Homestead sempre foi palco de grandes acidentes. O mais notável deles ocorreu em 26 de março de 2006, quando o norte-americano Paul Dana perdeu a vida no treino de aquecimento para a etapa de abertura da IRL, após colidir no carro do compatriota Ed Carpenter. John Nemechek morreu em uma corrida da Camping World Truck Race em 1997, e Jeff Clinton em um evento da Grand Am em 2002. Em 1999, um sério acidente na largada da corrida da CART deixou sérios ferimentos em Al Unser Jr. e Naoki Hattori.

Atualmente, o circuito sedia em especial dois grandes eventos do esporte a motor norte-americano. Nos últimos anos, tem sido o palco da etapa decisiva da NASCAR em suas principais divisões, a Sprint Cup, a Nationwide Series e a Truck Series, todas em novembro. Desde 2009, também sedia em outubro as provas finais da Indycar Series e da Firestone Indy Lights. Mas será a última vez: em 2011, a Indy não retornará à Miami.

A largada da etapa de 2008 da Indy

Eduardo Behling – 01/10/10
www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.