Indy – Bia pronta para 500 Milhas de Indianápolis

quinta-feira, 12 de maio de 2011 às 18:07

bia-figueiredo

Pilotando o carro número 24 da Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing, no próximo sábado, 14 de maio, Ana Beatriz Figueiredo estará na pista para o primeiro treino da mais tradicional corrida do planeta e a mais importante do campeonato da Fórmula Indy, a Indianapolis 500 Mile Race, as 500 Milhas de Indianápolis, ou simplesmente Indy 500, que neste ano completa um século.

Ela está animada para o duplo desafio desta prova especial: conquistar um lugar no grid e chegar ao fim das 3,5 horas que costuma durar a corrida de 200 voltas pelas 2,5 milhas (quatro quilômetros) do circuito Indianapolis Motor Speedway, onde os carros da Indy ultrapassam os 380 km/h.

“Estou muito confiante e feliz por fazer parte da prova número 100 das 500 Milhas de Indianápolis. Esta corrida vai ser extremamente competitiva. Serão por volta de 42 carros tentando se classificar nas 33 vagas. Ou seja, muita gente não correrá”, comenta Bia Figueiredo.

Esta é a segunda vez que a primeira brasileira a participar desta prova disputará a Indy 500. “Indianápolis é um circuito retangular com quatro curvas de 90 graus. Nem bem se pode dizer que é um oval. As retas longas dão possibilidades de ultrapassagens. A curva 1 é a mais crítica, por ter um ângulo um pouco mais fechado. A mudança de tempo e o vento podem mudar muito as reações do carro”, diz ela.

Bia desembarcou em Indianápolis, onde mora durante a temporada, na última quarta-feira, e já esteve com os médicos da Indy para avaliar a recuperação da fratura do osso escafóide, na mão direita, e da cirurgia para inserção de um pino no local.

“O osso está praticamente solidificado. Já não sinto mais dores para fazer todos os movimentos com a mão. Agora é fazer um intensivo na recuperação da força dos músculos, principalmente do antebraço, e continuar usando o estimulador eletrônico de osso. Inicialmente, não usarei o protetor na pista. Se eu sentir dor nos treinos, vou colocar o bracelete novamente. Espero recuperar minha força muscular e fazer uma corrida muito boa”, conclui a pilota da Ipiranga Racing.

Os treinos para as 500 Milhas de Indianápolis serão realizados de domingo à próxima quinta-feira. Na sexta-feira, 20 de maio, acontecerá o Fast Day, o último treino antes da primeira sessão de classificação; no sábado, 21, o Pole Day, que define os 24 primeiros lugares do grid; e no domingo, 22, o Bump Day, em que os outros nove lugares do grid serão definidos. No dia 27, quinta-feira, tem o Carburation Day, com o último treino antes da prova centenária da Indy 500, que será disputada em 29 de maio, domingo, a partir do meio-dia, horário local, 14 horas de Brasília.

FH – www.autoracing.com.br


Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.