Indy 500 – Bia Figueiredo faz sua melhor corrida em Indianapolis

Bia Figueiredo

Bia Figueiredo

O domingo histórico em que Tony Kanaan se tornou o quarto brasileiro a vencer as 500 Milhas de Indianápolis – depois de Emerson Fittipaldi, Helio Castroneves e Gil de Ferran – também não vai sair tão cedo da cabeça de Bia Figueiredo. A piloto do Dallara Honda número 18 da Dale Coyne, que fez sua quarta largada consecutiva na corrida mais tradicional do automobilismo mundial, recebeu a bandeira quadriculada em 15º lugar, depois de ter partido da 29ª posição.

“O carro estava muito bom desde o Carb Day (o último treino, realizado na sexta-feira), quando recebi um motor novo. Fiz a quarta volta mais rápida da corrida, estivemos sempre no mesmo ritmo dos líderes e das grandes equipes. Foi minha melhor corrida e melhor resultado em Indianápolis. Estou muito feliz, só não foi perfeito porque não conseguimos ganhar posições nos pit stops”, diz Bia, que perdeu posições em todas as paradas, ora pela mangueira de combustível demorar a ser encaixada, ora pelos pneus não encaixarem rapidamente. Para se ter uma noção de o quanto os pit stops podem ser decisivos, sobretudo sob bandeira verde, na última parada, faltando menos de 20 das 200 voltas para o fim, ela entrou para a troca de pneus e reabastecimento junto com o companheiro de equipe, o britânico Justin Wilson, que acabou a prova na 5ª posição.

Bia largou na 29ª posição e já na primeira volta estava em 27º. Veio ganhando posições na pista e perdendo nos pit stops ao longo de 200 voltas e sete paradas. Ela entrou definitivamente no grupo dos 20 primeiros, a cerca de seis segundos do líder, nas 50 voltas finais. Antes do penúltimo pit stop estava em 18º lugar (voltou em 22º), e antes do último chegou a estar em 8º. Quatro mulheres de três diferentes nacionalidades largaram para a 97ª edição das 500 Milhas de Indianápolis: Bia Figueiredo (Brasil), Simona de Silvestro (Suíça), Katherine Legge (Inglaterra) e Pippa Mann (Inglaterra); Bia foi a mais bem colocada.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.