Horner sugere banimento do túnel de vento na Formula 1

quarta-feira, 11 de março de 2015 às 10:53

Christian Horner

Christian Horner, chefe da Red Bull, acredita que a Fórmula 1 deveria considerar a possibilidade de banir o uso do túnel de vento como medida radical de corte de custos.

“Se você realmente quiser ser extremo e bastante controverso, proíba o túnel de vento”, declarou Horner ao site Autosport. “É algo caro de se operar e alimentar com componentes e partes. Volte à criatividade da engenharia”.

“Dê a todos o mesmo microchip para a fluidodinâmica computacional (CFD) e deixe tudo para a inteligência dentro da equipe ao invés do computador ou túnel de vento. Por que não ser radical? Por que não fazer todos terem os mesmos processos? Se eu fosse Bernie (Ecclestone) ou Jean (Todt, presidente da FIA), estaria olhando nessa direção”.

A Red Bull é uma das várias equipes que tem seu próprio túnel de vento, e Horner disse que estaria preparado para sacrificar o uso das instalações se fosse pelo bem da Fórmula 1.

“(O banimento) não seria confortável para nós, mas se acreditássemos que era a coisa certa a fazer, alugaríamos comercialmente para outro uso. Como um negócio – como a Sauber demonstrou – eles estão subsidiando uma equipe de Fórmula 1 ao disponibilizar seu túnel de vento para outras partes. Sempre há maneiras. Frank (Williams) possui dois túneis de vento, e sua equipe usa só um”.

Horner acha que restrições como o banimento do túnel de vento seriam mais efetivas do que tentar restringir os gastos na Fórmula 1, já que as equipes mais ricas sempre encontrarão modos de investir mais dinheiro.

“Você não pode ditar quanto dinheiro uma equipe tem e onde ela escolhe gastá-lo. Porém, o que pode ser feito com o regulamento é diminuir o retorno. Então, sim, você pode ter um motorhome enorme e pagar uma fortuna aos seus pilotos. Mas se o regulamento fosse diferente, isso não lhe daria necessariamente uma vantagem”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.