Honda atrasada em seu retorno à F1

quinta-feira, 10 de julho de 2014 às 18:13
Honda

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McLaren-Honda. Para muitos fãs da McLaren, a combinação desses nomes evoca memórias de um ótimo período em suas histórias e a renovação dos dois gigantes em 2015 já está sendo aguardada como um retorno às glórias do passado. Mais uma vez a equipe de Ron Dennis está se aproximando da terra mítica de Avalon, mas a história prova que tanto Honda quanto McLaren têm tido grandes dificuldades com projetos diferentes ao longo dos anos que se seguiram.

A McLaren atualmente está apresentando resultados muito modestos, mas a ambição é voltar às vitórias o mais rápido possível e quase não passa um dia sem que um novo nome entre os melhores pilotos seja mencionado em conexão com o futuro da equipe. O fato de que Ron Dennis tem pouco interesse na continuidade de Jenson Button é confirmado pelas escolhas que ele decidiu que deveriam liderar a equipe – Fernando Alonso, Lewis Hamilton, ou Sebastian Vettel.

No entanto, o fato da McLaren atualmente ter o pior desempenho dos carros movidos pelo poderoso motor Mercedes, tem feito com que esses pilotos relutem em deixar suas equipes atuais. E se as notícias que andam circulando forem precisas, isso só vai garantir que provavelmente esses pilotos permaneçam em suas respectivas equipes num futuro próximo.

Por essas notícias, a Honda teve alguns atrasos com o desenho de seu motor. A empresa japonesa ainda não finalizou o layout do turbo V6 que a McLaren vai usar exclusivamente em 2015. Isto em si é de pouca importância, já que a Mercedes alterou significativamente a disposição de seu motor só em setembro passado, mas estava trabalhando em seu projeto por alguns anos antes, algo que a Honda não teve tempo de fazer.

O centro de excelência da Honda F1 em Sakura ainda está em construção, mas a equipe está à procura de novas soluções técnicas para o seu desenho. A Honda está mirando num pacote de motor que tenha como alvo o desempenho, pois uma vez que o motor seja homologado, o congelamento previsto no regulamento permite o desenvolvimento de peças que afetem apenas a confiabilidade.

Em setembro, o diretor técnico Kazuo Sakurahara e seu consultor, Gilles Simon, ex-chefe do departamento de motores da Ferrari, vão decidir sobre a forma de montar seu motor no MP4/29H da McLaren que Woking está construindo para testes de pista.

A Honda vai usar turbos IHI devido a uma longa colaboração entre as empresas, mas a ideia é fazer com que a recuperação de energia recupere o máximo no menor tempo possível – de forma semelhante à solução da Mercedes. A tecnologia do turbo não será proveniente da indústria automotiva, que faz seus projetos com o objetivo de reduzir o atraso do turbo (turbo lag), mas da própria tecnologia aeroespacial, pois isso vai permitir o reabastecimento mais rápido do MGU-H e os motores elétricos irão substituir o atraso do turbo.

A Honda seguiu o exemplo da Ferrari e vai usar a Magneti Marelli para fornecer o sistema de injeção direta de 500 bar de pressão para o motor, apesar de Mercedes e Renault utilizarem o sistema Bosch com resultados bastante diferentes. Além dos atrasos, a chegada tardia da Honda para a festa significa que o tempo ficou muito apertado no projeto do motor e sugere que eles trabalharão em pequenos passos sem correr muitos riscos.

Quando a Honda dominou 25 anos atrás, eles acabaram perdendo muitos de seus engenheiros para outros fabricantes de motores. Para evitar a repetição disso, a Honda irá projetar seus motores em Sakura e preparar as unidades de corrida em uma nova fábrica que está sendo construída em Milton Keynes, perto da Red Bull Racing. A construção está prevista para ficar pronta em tempo para a temporada de 2015.

E com essa forma gradual e sem correr muitos riscos logo de cara – assim como manda a cultura japonesa – Jenson Button pode ser a única escolha que a McLaren tenha para ter um campeão mundial ao volante.

AS - www.autoracing.com.br

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