Haverá paz?

terça-feira, 9 de dezembro de 2014 às 13:11
f1-mansourojjeh-dennis

Mansour Ojjeh e Ron Dennis

Colaboração: Tiago Moscoski

Os recentes capítulos da transferência de Fernando Alonso para a McLaren mostram que o espanhol passará por momentos difíceis na equipe de Woking. A notória dificuldade em apaziguar os ânimos entre os acionistas mostram que Ron Dennis, sócio majoritário do conglomerado, não tem voz ativa perante os demais conselheiros e acionistas.

Seu maior apoiador dentre os acionistas, o bilionário Mansour Ojjeh, já tornou público que as decisões de Dennis não refletem a mentalidade de todos na McLaren. Ojjeh, assim como Eric Boullier (chefe da equipe), preferem manter o experiente Jenson Button, campeão mundial de 2009, em detrimento ao jovem Kevin Magnussen. Na visão de Ron Dennis, manter os salários de Magnussen poderia ser mais fácil, já que pagarão mais de R$ 100 milhões por ano para o espanhol Alonso, contratação mais cara da história da Fórmula 1. O fato mais icônico desta seara foi a visita de Dennis ao país de origem de Magnussen, tentando convencer a Lego – gigante do ramo de brinquedos – a patrocinar os vencimentos do dinamarquês. Além da negativa da Lego, ficou evidente que a McLaren está vendendo um de seus assentos, algo não condizente com o passado recente da equipe inglesa.

Nota-se, entretanto, que os esforços dos acionistas em optarem pela manutenção de Jenson Button soam como uma afronta aos mandos e desmandos de Ron Dennis. Há de se equalizar o nível esperado da equipe para que não se repita erros passados, como as contratações de Heikki Kovalainen e Sergio Perez. Apesar de ser o “novato do ano” pela FIA, manter Kevin Magnussen seria um erro bombástico para Ron Dennis, já que a nova (velha) parceria com a Honda pode transformar laços de amor em ódio, destilada na já estremecida relação com a diretoria da McLaren. Haverá paz sem Button? Acredito que não.

Tiago Moscoski
Jundiaí – SP

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.