Grupo de Estratégia aprova várias mudanças na F1

sexta-feira, 3 de julho de 2015 às 1:39
f1-reuniao

Alguns participantes do Grupo de Estratégia

Dessa vez o Grupo de Estratégia veio com muitas novidades e mudanças para a F1. Com os resultados da pesquisa que a GPDA fez com os fãs, onde mais de 200 mil pessoas responderam ao questionário, o Grupo de Estratégia resolveu se mexer e soltou o seguinte comunicado:

O Grupo de Estratégia reuniu-se ontem em Biggin Hill, como planejado, para acompanhar o pacote de medidas proposto na última reunião e avaliar novos rumos para o futuro da Formula 1. Foi uma reunião muito construtiva, o que levou à aprovação de importantes decisões e evoluções inovadoras.

“O aumento das restrições às ajudas artificiais aos pilotos e ajudas via rádio receberam apoio unânime e serão rapidamente implementadas, a partir do GP da Bélgica deste ano – com especial destaque para o início da corrida – e em 2016. Estas medidas irão trazer os pilotos de volta ao controle total do carro, aumentando a emoção e a imprevisibilidade das corridas.

Na sequência do GP da Áustria, uma revisão das punições da unidade de potência foi acordada por unanimidade e serão apresentadas à Comissão de F1 através de um voto expresso via fax para a adoção no Conselho Mundial da FIA na Cidade do México na próxima semana, juntamente com alterações no escape para melhorar o ruído do motor para 2016.

Além disso, foi acordado permitir uma unidade de potência extra por piloto no primeiro ano para qualquer nova fabricante que entrar no campeonato e, por razões de equidade, a medida será aplicada retroativamente a Honda para a temporada de 2015.

A FIA e a FOM receberam um mandato para propor um conjunto abrangente de medidas para o desenvolvimento da unidade de potência e seus custos, incluindo a revisão completa do sistema de tokens, o aumento do fluxo de combustível nas corridas, limites sobre o uso de dinamômetros e etc.

O aumento da liberdade de escolha dos compostos de pneus foi confirmado e as especificações estão sendo finalizadas com a Pirelli para 2016.

Um novo conjunto de regulamentos que visam alcançar carros mais rápidos e com aspecto mais agressivo para 2017, incluem carros e rodas mais largas, novas asas e assoalhos para aumentar significativamente a pressão aerodinâmica foram delineados e estão atualmente sendo avaliado pelas equipes.

Várias mudanças interessantes e inovadoras para o formato da classificação e corrida de um fim de semana de GP também foram discutidas e estão sendo avaliados pela FIA e FOM para uma introdução em 2016.

Resumindo, as mudanças desta vez são realistas e de acordo com muitas das reclamações dos fãs. As principais são:

– os pilotos não terão mais ajuda eletrônica nas largadas a partir do GP da Bélgica deste ano.

– os pilotos não receberão mais ajuda via rádio a partir do GP da Bélgica deste ano.

– a Honda terá direito a 1 unidade de potência extra este ano e quando outras montadoras entrarem na F1, elas também terão direito a 1 unidade de potência a mais que as outras no primeiro ano.

– serão liberados mais tokens de desenvolvimento dos motores e o fluxo de combustível durante a corrida aumentará (não está claro quando estas duas medidas serão implementadas).

– haverá mais liberdade de escolha de pneus em 2016.

– o sistema de escape será revisto para aumentar o ronco dos motores em 2016.

– os carros e as rodas deles serão mais largos em 2017.

– mais downforce com mudança no assoalho para 2017 (efeito-solo de volta?).

– mudanças no formato da classificação e corrida para 2016, talvez com uma sprint race servindo como classificação no sábado.

 

AS - www.autoracing.com.br

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