Gran Turismo – De BMW, Cacá Bueno busca 3º título no ano

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 às 16:26
BMW Z4 na GT3

BMW Z4 na GT3

Fim de temporada para o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Nas duas últimas corridas do ano para os “carros dos sonhos”, o BMW Team Brasil aparece entre os concorrentes ao título de 2012 com a dupla formada por Cacá Bueno e Cláudio Dahruj. Valdeno Brito e Constantino Jr. também correm para chegar entre os primeiros no retorno da GT3 a Interlagos neste final de semana (15 e 16). Mesmo não sendo o circuito ideal ao acerto do BMW Z4, os pilotos acreditam na competitividade do carro para vencer. Os treinos da oitava etapa já começam a partir desta quinta-feira (13).

Apenas seis pontos atrás dos líderes Cléber Faria e Duda Rosa (Mercedez SLS AMG), a dupla do BMW Z4 de número #0 soma 181 pontos na vice-liderança. Companheiro de Dahruj, Cacá está ciente das dificuldades que vai encontrar no Autódromo José Carlos Pace para conseguir encerrar o ano com a conquista tripla no automobilismo.

“A gente sabe que tem que melhorar. Se repetirmos o desempenho da nossa última passagem por Interlagos, quando ficamos em quarto lugar nas duas corridas, provavelmente não vai ser o suficiente pra levar o título. Tem que haver uma melhora e vamos atrás disso. O nosso carro tem evoluído bastante e tomara que ele continue bom o suficiente pra gente se manter na briga pela vitória – já que não tivemos esta chance da outra vez”, disse o piloto que este ano já consagrou-se tricampeão da Copa Fiat e penta da Stock Car.

“A expectativa é a melhor possível. O título na Stock dá uma levantada na moral, ainda mais que foi uma disputa muito tumultuada, e, mesmo assim, no final pude comemorar. Na GT – com a BMW – a gente está na mesma situação. Não está fácil. Não somos os favoritos porque estamos atrás na classificação. É verdade que diminuímos bem a diferença, mas ainda precisamos ter uma atuação melhor do que foi as últimas pra poder pensar em ganhar o campeonato”, finalizou o piloto que já tem duas vitórias, dois segundos lugares e três terceiros na competição.

Apesar de estar fora da disputa da taça de campeão, a dupla do BMW Z4 de número #1 (Valdeno e Constantino) acredita que tem grandes chances de encerrar a temporada no pódio. “Vou correr para vencer nesta última etapa. Mesmo não sendo uma pista favorável ao nosso carro, na nossa primeira ida ao traçado, em São Paulo (no mês de maio), consegui largar na segunda colocação levando 50 kg de lastro, e ainda ficamos em terceiro na segunda prova. Acho que temos chances de vencer a corrida mesmo assim, e trabalharemos duro para isso”, revelou Valdeno Brito, que junto com Constantino, está em oitavo na tabela, com 114 pontos. Brito e Constantino Jr. também conquistaram o sexto lugar, na disputa do sábado daquele fim de semana, na primeira vez que a categoria passou por Interlagos.

A programação terá início nesta quinta-feira, a partir das 14h com uma sessão de treino extra. Na sexta-feira (14), a partir das 12h40, começam as sessões de treinos livres. No sábado (15), haverá os classificatórios e a disputa da 1ª corrida às 14h33. No domingo (16), a 2ª prova terá sua largada às 13h02 e será transmitida ao vivo pela Rede TV! e SporTV.

Na despedida da temporada, BMW Team Brasil vai para Interlagos focado no título da GT4

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe pela segunda vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo em 2012. As atividades a serem realizadas nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro vão definir o grande campeão da categoria GT4. O estreante Leonardo Cordeiro, do BMW Team Brasil, chega à capital paulista como vice-líder e é forte candidato ao título. Na última rodada dupla de corridas do ano, a equipe da montadora alemã deseja finalizar a temporada com dobradinha no pódio. Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves estudam os detalhes para melhorar os resultados no circuito.

Na quinta-feira (13), os pilotos já chegam ao Autódromo José Carlos Pace para a realização de um treino extra com foco nos últimos acertos antes das 15ª e 16ª corridas do campeonato. Este ano, na primeira passagem da categoria no circuito paulista, a dupla do BMW M3 #12 conquistou uma vitória. Companheiro de Vitor Genz desde a segunda etapa, em Curitiba (PR), Leo Cordeiro espera repetir o bom desempenho para trazer a taça de campeão.

“Interlagos é minha casa e é sempre especial correr nesta pista. Eu, o Vitor e o BMW Team Brasil estamos 100% focados para buscar este título inédito. Tenho fé de que iremos sair campeões de Interlagos e vamos nos dedicar ao máximo para colocar os BMW #12 e #11 em primeiro e segundo lugar nas duas provas. Este é meu objetivo!”, revelou o piloto paulista que é o segundo na classificação, com 183 pontos (11 a menos que os líderes Alan Hellmeister e Sérgio Laganá).

Em sétimo na tabela (148 pontos), Genz comenta as expectativas para ajudar Leo a vencer. “Interlagos é uma pista que exige um acerto diferente e, talvez por isso, vamos precisar de um carro um pouco mais duro. Mesmo assim, a gente chega em São Paulo como uma das equipes favoritas a ganhar as corridas. Já a matemática é um pouco mais complicada: temos de ganhar e ainda torcer para o Hellmeister e o Laganá não irem bem e ficarem no máximo em terceiro”, revelou o gaúcho – atual campeão da MINI Challenge CUP e vencedor do Capacete de Ouro na categoria Turismo, revelado nesta segunda-feira (10).

No BMW M3 #11, Matheus Sumpf e Patrick Gonçalves voltam a Interlagos mais confiantes e apoiam a conquista do título para a equipe. “Eu e o Patrick viemos o ano inteiro fazendo voltas rápidas em todas as pistas e, em Interlagos, não será diferente. Sabemos que temos um carro competitivo e vamos utilizar nossa experiência dos anos em que fomos campeões em outras categorias para buscar mais um ótimo resultado em São Paulo. Além disso, temos uma equipe muito unida e vamos correr em benefício do Leo para tentarmos uma dobradinha nesta oitava etapa”, disse Stumpf, bicampeão da GT3.

“São as duas últimas corridas do ano e, com certeza, será uma disputa bem equilibrada porque todos – ou a maioria dos pilotos – conhecem bem a pista. As diferenças serão pequenas, coisas de detalhes, mas nós vamos dar de tudo para andar bem e conseguir um bom resultado. E, no que depender de nós para trazer o título à equipe, vamos continuar passando todas as informações técnicas do nosso carro e da pista para o Vitor e para o Leo”, completou o baiano Patrick. A dupla aparece em sexto lugar na classificação, com 154 pontos.

A programação terá início nesta quinta-feira, a partir das 14h com uma sessão de treino extra. Na sexta-feira (14), a partir das 12h40, começam as sessões de treinos livres. No sábado (15), haverá os classificatórios e a disputa da 1ª corrida às 14h33. No domingo (16), a 2ª prova terá sua largada às 13h02 e será transmitida ao vivo pela Rede TV! e SporTV.

Programação Etapa de Encerramento (Interlagos/SP):
Quinta-feira, 13 de dezembro
14:00 às 17:00 Treino Extra

Sexta- feira, 14 de dezembro
12:40 às 13:40 Treino Livre 1 – Todos
15:40 às 16:40 Treino Livre 2 – GT4 e GT Premium
16:45 às 17:45 Treino Livre 2 – GT3

Sábado, 15 de dezembro
09:05 às 09:35 Classificação 1ª Corrida GT4/GT Premium
09:40 às 10:10 Classificação 1ª Corrida GT3
10:20 às 10:50 Classificação 2ª Corrida GT4 e GT Premium
10:55 às 11:25 Classificação 2ª Corrida GT3
14:33 às 15:23 1ª Corrida

Domingo, 16 de dezembro
13:02 às 13:52 2ª Corrida
15:10 Premiação dos Campeonatos

Classificação da GT3 (10 primeiros, já com descarte):
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 187 pontos;
2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3 – 181;
3 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG – 164;
4 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+ – 152;
5 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 145;
6 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458 – 144;
7 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS – 127;
8 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3 – 114;
9 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 81;
10 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430 – 77;

Classificação da GT4 (10 primeiros, já com descarte):
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 194 pontos
2 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 183
3 – Valter Rossete/Fabio Greco – Ferrari F430 Challenge – 170
4 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 162
5 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 158
6 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 154
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 148
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.