Gran Turismo – Cacá e Dahruj vencem no sufoco em Cascavel

sábado, 1 de dezembro de 2012 às 20:35
BMW Z4 na GT3

BMW Z4 na GT3

Uma vitória esperada, mas muito suada para Cacá Bueno e Claudio Dahruj na primeira corrida válida pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, que acontece neste fim de semana em Cascavel. A dupla do BMW Team Brasil a bordo do BMW Z4 #0, que largou da pole position conquistada por Bueno, completou as 46 voltas em 50min08s652. Cacá ainda anotou a volta mais rápida da prova, na primeira metade da corrida com 1:00.671 (181,45 km/h).

A outra dupla da equipe, Valdeno Brito e Constantino Jr, vinha com ritmo forte, mas com um drive thru, acabou em quinto. Neste domingo (2), a 2ª prova terá a largada às 12h01 e será transmitida ao vivo pela Rede TV! e SporTV.

Cacá Bueno começou a conquista da vitória ainda na sessão de classificação, quando cravou a pole com nova quebra de recorde para os 3.058 metros do circuito do oeste paranaense (59s485). Na corrida, logo na reta da largada viu a Mercedes-Benz de Renan Guerra ganhar a primeira posição. Mas volta a volta Cacá foi buscando tempo, impôs ritmo forte, reassumiu a liderança e abriu grande diferença dos adversários. Na troca de pilotos, Claudio Dahruj não demorou para virar boas voltas e mesmo com problemas no câmbio, soube administrar a vantagem para levar a BMW Z4 para mais uma vitória, a segunda do ano.

“Foi uma boa corrida e um resultado importante. Fiquei surpreso com o ritmo do Renan Guerra na primeira parte da prova. Ele vinha muito rápido, e ditou bem, mas teve um problema mecânico e aí vi que dava para reassumir o primeiro lugar. Não foi uma corrida tão fácil como pareceu. Tivemos problemas com as marchas. Mas o melhor é que diminuímos a diferença para os líderes e agora é de oito pontos. Ainda dá, estamos vivos no campeonato. Também conseguimos nos distanciar um pouco do Khodair / Hahn, isso foi bom”, comemorou Bueno, que segue na vice-liderança, com 168 pontos.

“Realmente foi uma corrida difícil. Perdemos a terceira marcha e a oito voltas do fim ficamos também sem a quarta. Para dar mais emoção, a duas volta do fim, a quinta marcha não entrava. E aí tive de fazer o que deu para cruzar embalado e garantir a vitória. O Cacá fez um grande trabalho e me entregou o carro em boa condição e com vantagem para os concorrentes. Demos o primeiro passo para o Cascavel de Ouro e o mais importante foi ficar à frente do Cléber e Duda”, contou Claudio Dahruj, que conquistou sua primeira pole position para a corrida deste domingo (2), com 1min00s369.

A outra dupla da equipe BMW Team Brasil, formada por Valdeno Brito e Constantino Jr., largou da quarta posição, com o bicampeão da categoria Valdeno Brito – que anotou 59s910 no classificatório da manhã deste sábado, (1º de dezembro). Na largada, o paraibano perdeu a posição para Allam Khodair, mas com um carro rápido também foi buscar o resultado. Porém após a parada de box, ao retornar para a pista, a dupla foi penalizada com um drive trhu, por não cumprir os dois minutos previsto no regulamento (a pausa foi de 1min58s). Não fosse isso, a dupla do Z4 #1 teria chances de fazer a dobradinha da equipe.

“Era uma corrida para gente ser segundo. Ou no máximo garantir o pódio com um terceiro lugar. O carro realmente estava bom. Amanhã é outra corrida e vamos ver o que dá para fazer. Nosso objetivo continua sendo brigar pelo pódio”, disse Valdeno Brito. Neste domingo, Constantino Jr. vai largar em quarto no grid.

1ª Corrida – Gran Turismo

1º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM, SP/SP), 46 voltas em 50:08.652 (média de 168,31 km/h)
2º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP),
3º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS),
4º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS),
5º) 1 – V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP),
6º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR),
7º) 61 – F.Croce/D.Croce (CO , SP/SP),
8º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP),
9º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP),

Melhor Volta: C.Bueno/C.Dahruj, 1:00.671 (181,45 km/h)

Classificação da GT3
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 176 pontos;
2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3; 168;
3 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+; 152;
4 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG; 144;
5 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 130;
6 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458; 127;
6 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS; 127;
8 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3; 114;
9 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520; 73;
10 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430; 68;
11 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600; 47;
12 – Fernando Croce – Corvette Z06R; 44;
13 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520; 43;
14 – Fernando Poeta – Lamborghini LP560; 37;
15 – Fernando G. Croce – Corvette Z06R; 35;
15 – Roger Sandoval – Lamborghini LP560; 35;
17 – Henrique Assunção – Lamborghini LP 600+; 33;
18 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600; 28;
19 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430; 21;
20 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé; 20;
21 – Alexandre Buneder – Lamborghini LP560; 17;
22 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600; 16;
23 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT; 11;
23 – Walter Derani – Ferrari F430; 11;
25 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé; 10;
26 – Daniel Croce – Corvette Z06R; 9;
26 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé; 9;
28 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé; 8.

 

William Freire e Duda Oliveira vencem e entram na luta pelo título da GT4

A primeira corrida da sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo aconteceu na tarde deste sábado (1) no Autódromo Internacional de Cascavel. A Ferrari Challenge da dupla William Freire e Duda Oliveira venceu a segunda corrida consecutiva e entrou de vez na luta pelo título. Somando 162 pontos, os pilotos estão atrás dos companheiros de equipe Alan Hellmeister e Sérgio Laganá, de Aston Martin Vantage (177), e Leo Cordeiro, BMW M3 (168).

William Freire, que teve problemas na classificação, fez uma boa recuperação e entregou o carro para o companheiro em segundo. “A largada foi boa, o pessoal se embolou por dentro e eu consegui ganhar umas posições por fora. Depois passei a BMW e conseguia ver o Léo Burti e o Alan na frente de dois GT Premium. O carro do Burti começou a perder rendimento e o ultrapassei”, disse William.

“Na volta de entrada no box, fui bem rápido e deixei meu companheiro mais perto do Laganá. Mas o drama veio depois. Faltando seis voltas para o final, o Duda chamou no rádio avisando que as marchas não entravam, só a quinta. Eu nem quis ver mais, mas ele conseguiu manter a diferença, mesmo estando com apenas uma das marchas e conseguimos mais essa vitória”, completou Freire.

Duda Oliveira classificou a situação como dramática. “Bom, o William contou bem, mas eu dentro do carro sofria com aquela luz azul acesa. Depois que eu consegui engatar a quinta, acabei até descobrindo um pedaço que ficava mais rápido sem mudança. Consegui manter a diferença para o Valter, o Zé David me avisava pelo rádio, mas eu vim tenso e consegui levar o carro para nossa segunda vitória. Foi muito importante”, contou Duda.

A segunda colocação da corrida ficou com Leo Burti e Valter Pinheiro, que pilotam uma Lotus Evora. Burti não conseguiu chegar a Cascavel a tempo de treinar na quinta e nem na sexta-feira, mas conhece muito bem a pista. “Passei mais de uma semana andando aqui com o meu irmão, então já corri de carro, moto, pick-up e tudo mais. Sobre a nossa corrida, eu larguei por dentro e fiquei preso no bolo, o Greco quase me passou”, comentou Leo.

“O William chegou e eu evitei ficar brigando, deixei ele passar e tentei acompanhar o ritmo para o Alan não escapar mais ainda. Foi uma pena termos sofrido tantas quebras no começo do ano, porque era um carro para estar lutando pelo campeonato. Estamos 30 pontos atrás e perdemos quatro largadas, então vamos lá. Ainda tem 60 pontos em disputa, vamos fazer a nossa parte para terminar o ano bem”, finalizou Burti.

Valter Pinheiro lembrou do acidente que sofreu na quinta-feira e do trabalho da equipe em reconstruir o carro. “A nossa equipe fez um ótimo trabalho. O acidente não afetou o carro estruturalmente, apenas a carenagem, só ‘perfumaria’. O carro esteve bom, mas faltou o dedo do Burti para fazer um ajuste melhor. Agora, se essa Ferrari estava só em quinta marcha andando daquele jeito, amanhã, eles já ganharam”, disse Pinheiro.

Fabio Greco e Valter Rossete voltaram ao pódio e mostraram felicidade, já que ainda estão na briga pelo título. “Fazia muito tempo, é bom voltar a estar aqui. Eu errei muito no acerto do carro e só conseguimos descobrir hoje de manhã, então perdemos tempo. Não deveria mudar muita coisa, porque nosso carro é ruim em pistas onduladas. O importante é estarmos aqui com os Gentleman Drivers. Nós temos experiência e fomos bem. Só tenho a agradecer”, comentou Greco.

Já seu companheiro, Valter Rossete, ressaltou a felicidade de voltar ao pódio e de pilotar bem. “Estou contente pelo resultado de todo o final de semana. Acho que a corrida é um reflexo disso. Mantive um bom ritmo, consegui escapar dos problemas e levar o carro para o pódio. Vamos ver amanhã se conseguimos manter a mesma tocada e voltar aqui para a coletiva dos três melhores”, encerra Rossete.

1ª Corrida – Gran Turismo
1º) 8 – E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP)
2º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP)
3º) 21 -F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP)
4º) 57 -S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP)
5º) 12 -L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS)
6º) 11 -M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA)

Melhor Volta: C.Bueno/C.Dahruj, 1:00.671 (181,45 km/h)

Classificação da GT4
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 177 pontos
2 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 168
3 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 162
4 – Valter Rossete/Fabio Greco – Ferrari F430 Challenge – 150
5 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 147
6 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 141
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 133
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.