GP2 – Palmer escapa da confusão para conquistar sua primeira vitória

sábado, 26 de maio de 2012 às 16:56

GP212-palmer-monaco-sabado350Jolyon Palmer conquistou sua primeira vitória na GP2 com uma performance dominante na sprint race em Mônaco, que foi decidida pela confusão na primeira volta.

Palmer, da iSport, havia pulado de terceiro para primeiro na St. Devote na volta inaugural, e apesar de o pole Stephane Richelmi ter lhe dado espaço, o carro de Trident colidiu com James Calado, da Lotus. Um incidente separado mais atrás também tirou Stefano Coletti, da Coloni, da prova.

O maior caos veio no topo da colina, quando Johnny Cecotto (Addax) rodou na Massanet e provocou um acidente envolvendo múltiplos carros. Davide Valsecchi, que havia perdido muito terreno na largada, foi uma das vítimas, enquanto seu companheiro na DAMS, Felipe Nasr, foi lançado sobre a traseira de Vitor Guerin, da Ocean. Tom Dillmann e Ricardo Teixeira, da Rapax, também foram eliminados.

Calado saiu do toque com Richelmi ainda em segundo lugar, mas com uma asa dianteira danificada. Quando a corrida recomeçou após um período de safety car para limpar a bagunça da primeira volta, Calado inicialmente tentou se segurar em segundo, se defendendo de uma fila de carros.

Quando ele recebeu uma bandeira preta e laranja ordenando que parasse para reparos, Palmer já estava nove segundos à frente do novo segundo colocado, Max Chilton, e pôde controlar o restante da prova. Chilton, da Carlin, começou a tirar rapidamente a diferença no final até ficar a um segundo na bandeirada, mas Palmer manteve tudo sob controle.

Giedo van der Garde conquistou outro pódio para a Caterham em terceiro, não conseguindo acompanhar Chilton, mas eventualmente abrindo vantagem sobre Marcus Ericsson, da iSport.

A Caterham colocou ambos os carros nos cinco primeiros, já que Rodolfo Gonzalez assegurou o quinto posto. Ele foi pressionado por Luiz Razia durante grande parte da corrida, até que o piloto da Arden tirou o pé para se concentrar no bônus da volta mais rápida, o que conseguiu.

Nathanael Berthon, da Racing Engineering, segurou Esteban Gutierrez (Lotus) na batalha pela sétima colocação, uma disputa que também contou com a presença do companheiro de equipe de Berthon, Fabio Leimer, antes de ele bater nas barreiras da Piscina.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.