Ganassi retoma hegemonia nas 24 Horas de Daytona

domingo, 30 de janeiro de 2011 às 20:56

daytona24-ganassi01Foram disputadas neste final de semana as tradicionais 24 Horas de Daytona, prova que marca o início oficial do automobilismo mundial. Foi a 49ª edição da corrida, que marca a abertura do campeonato da Rolex GrandAm.

A Chip Ganassi retomou a hegemonia perdida nos dois últimos anos e estabeleceu uma dobradinha, faturando a sua quarta vitória em seis anos. Isso apesar de uma bandeira amarela nos minutos finais, que juntou os primeiros colocados e trouxe emoção á disputa,

O grupo vencedor, a bordo do BMW-Riley nº 01, é formado por Scott Pruett, Memo Rojas, Joey Hand e Graham Rahal. A liderança definitiva foi assumida apenas na hora final da corrida, após recuperação de uma penalização de 30s nos boxes. No bólido nº 2, que chegou em segundo, estavam  Scott Dixon, Juan Pablo Montoya, Dario Franchitti e Jamie McMurray.

O melhor brasileiro nas 24 Horas foi Christian Fittipaldi, que chegou em terceiro ao lado de João Barbosa, Max Papis, Terry Borcheller e JC France. Os ingleses Martin Brundle e Mark Blundell ficaram com a quarta colocação, tendo corrido com Zak Brown e Mark Patterson.

Entre os demais brasileiros, a equipe de Ricardo Zonta terminou em sexto, a de Oswaldo Negri em décimo e a de Raphael Matos em 11º. Na categoria GT, o vencedor foi o TRG Motorsport Porsche 911 GT3 Cup guiado por Andy Lally, Wolf Henzler, Spencer Pumpelly, Brendan Gaughan e Steven Bertheau.

A prova começou aproximadamente às 18h30 deste sábado (29/01), pelo horário de Brasília, com pista seca e clima agradável. Foram 23 intervenções da bandeira amarela, totalizando 125 voltas. A paralisação mais longa foi devido a uma neblina.

A liderança na primeira hora da prova pertencia a SunTrust Racing de Max Angelelli. A Level 5 Motorsport com Christophe Bouchut cruzou na frente na terceira hora. Com um quarto de corrida, a liderança era do carro nº 23 da United Autosports w/MSR. Na sétima hora, o bólido nº 1 da Chip Ganassi já cruzou na frente. Na metade do evento, quem liderava era a Action Express Racing com seu carro nº 9, que logo depois foi superada pelos dois carros da Ganassi.

Na 18ª hora, quem aparecia em primeiro era a Ganassi nº 2, com Juan Pablo Montoya ao volante. O carro fez uma prova de recuperação, tendo enfrentado problemas de pneus e na parte dianteira. Na 21ª hora, o bólido nº 1 voltou a aparecer na frente e se manteve quase até o final, tendo perdido algum tempo após uma punição.

Confira as principais colocações:

1.  Hand/Pruett/Rahal/Rojas                 Ganassi     R/B  720 voltas
2.  Dixon/Franchitti/McMurray/Montoya       Ganassi     R/B  + 2.070s
3.  Barbosa/Borcheller/F’paldi/France/Papis Action Exp. R/P  + 2.326s
4.  Blundell/Brown/Brundle/Patterson        United      R/F  + 3.135s
5.  Angelelli/Briscoe/Taylor/Taylor         SunTrust    D/C  + 1 volta
6.  Jonsson/Krohn/Minassian/Zonta           Krohn       L/F  + 1 volta
7.  Allmendinger/McDowell/Wilson            MSR         D/F  + 2 voltas
8.  Bouchut/Diaz/Tucker/Wilkins             Level 5     R/B  + 3 voltas
9.  Donohue/Frisselle/Law/Rice              Action Exp. R/P  + 4 voltas
10.  Goossens/Negri/Pew/Valiante            MSR         R/F  + 15 voltas

R – Riley, D – Dallara, L – Lola
B – BMW, P – Porsche, F – Ford, C – Chevy

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.