Futuro imediato da McLaren-Honda é obscuro

quinta-feira, 27 de novembro de 2014 às 18:39

McLaren-Honda em Abu Dhabi 2014

Por: Adauto Silva

Os problemas que a McLaren-Honda teve nesses dois primeiros dias de testes para 2015 em Abu Dhabi já eram esperados, mas tanto assim?

A Honda vem vindo com o desenvolvimento do motor atrasado. Nós temos publicado isso desde agosto, quando descobrimos que eles começaram a acelerar o processo, que estava super atrasado. Para 2015 esquece, provavelmente será o motor mais fraco dos quatro, tanto em potência quanto em confiabilidade.

De qualquer maneira fiquei surpreso com o tamanho do fracasso nesses dois dias em Abu Dhabi. Foi tão ruim ou até pior que a estreia do motor Renault na pré-temporada deste ano. O carro deu o que, 5 voltas lentas? Horrível. Menos mal que eles terão pouco mais de 2 meses para o início da pré-temporada de 2015 para melhorar.

Mas será em 2016 que eles terão condições de melhorar muito o motor e então sim, acho que poderão alçar voos maiores. A Honda não pode estar para brincadeiras, já que sua última passagem pela F1 na década passada foi um fracasso completo, inclusive com um terrível erro de julgamento ao sair da categoria no final de 2008 quando tinham feito o melhor carro junto com Ross Brawn para iniciar 2009.

O carro da McLaren certamente será bem melhor que o deste ano e poderá compensar em parte a deficiência do motor. Peter Prodromou, ex-pupilo de Adrian Newey na Red Bull, chegou em setembro deste ano na equipe, ainda em tempo de influir decisivamente no carro de 2015. Talvez eles até consigam brigar por algum pódio ano que vem, mas não será nada fácil.

E esse é o grande problema de Fernando Alonso. O espanhol, apesar de toda a super competência e o otimismo de Ron Dennis, estava (será que ainda está?) muito cético quanto as chances de sucesso em 2015.

Alonso não quer mais disputar, ele quer ganhar. O espanhol está como um leão na savana em busca de uma presa. E ele não quer mais roer osso, quer comer filé. Acho muito justo, afinal ele é um super piloto, mas infelizmente prevejo um duro 2015 para a McLaren. E me intriga muito o fato do contrato entre ele e a McLaren não ter sido divulgado oficialmente ainda.

O que eles estão esperando? Será que Alonso ainda tem esperança que a negociação entre Lewis Hamilton e a Mercedes complique? Será que ele se ofereceu para correr de graça para os alemães, assim como Ayrton Senna fez em relação a Williams em 1993?

Está um pouco estranha essa demora. Na F1 as coisas raramente são o que parecem ser. Os caras apontam para esquerda quando a direção certa é para a direita.

Aguardemos…

Ah! Eu não me livraria de Jenson Button agora. Ele ainda está em forma, tem velocidade, muita experiência e o principal; é um dos poucos pilotos da F1 que gostam de carro levamente dianteiro, exatamente como Fernando Alonso! Coloquem o Magnussen como piloto reserva e vejam o que Button ainda será capaz de fazer em 2015.

Combinado, Ron Dennis?

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.