janio
Sep 9 2005, 07:36 PM
Olá
Criei este tópico porque ao navegar na internet, por acaso,
descobri um site em que seu autor propunha a construção de
um volante artesanal.
Gostaria que aqueles que se interessam pelo assunto,que
já tenham feito seu próprio volante ou tenham conhecimento
de como fazê-lo ou sabem informações de sites que tratam
do assunto postassem aqui.
Como não tenho um volante e o preço do mesmo para mim
é proibitivo no momento, essa possibilidade me interessou.
Abaixo segue o link do site que mencionei.
Aguardo novas informações e dicas. Até mais.
Jânio
http://www4.uji.es/~al063357/
janio
Sep 16 2005, 09:26 PM
Olá
ninguém se interessa pelo assunto ou tem dicas?
Auradrummer
Sep 21 2005, 09:43 AM
Janio!!!!!!
Cara, finalmente vi um cara sufientemente pirado que interessa nisso, achei que era só eu. Eu já refiz um Joystick serial, e meu pai já construiu um pedal artesanal. Ficou muito feio, mas ficou melhor que os normais, pois ficou com ângulo de flexão maior. Cara, é facinho!
Vamos nos falando
janio
Sep 21 2005, 04:12 PM
Saudações
Fico feliz que apareça alguém interessado no assunto.
Abaixo coloco endereços dos sites que encontrei que
falam do assunto. Eu iniciei meu projeto. O único
problema que tenho tido é encontrar as peças adequadas
e a melhor maneira de fazer a união entre o volante e os
pedais com os potenciômetros funcionar. Se você acessar
os sites que indico perceberá o que digo.
Mas estou confiante e acredito que em breve terei
meu volante e pedais funcionando. Se for possível e você
tiver me mande o(s) esquema(s) que você utilizou.
Caso você não consiga acessar algum dos sites me avise que
posso te enviar o material que tenho como arquivo do Word.
Até mais.
http://www.f1mania.net/noxbr/volante.htm
http://www.student.oulu.fi/~heinanen/wheel.html
http://www4.uji.es/~al063357/volante/index2.html
http://www.monmouth.com/~lw4750/index.html
Tenório99
Sep 21 2005, 07:24 PM
eu to querendo pegar os componentes do MFF e fazer uma base nova para os pedais, com novas molas, já vi alguns pedais, mas queria aproveitar o máximo do MFF
alguma idéia?
Auradrummer
Sep 22 2005, 07:48 AM
--> Tenório: Cara, joystick com force vai na USB, então eu sei lá como funciona. Esse que a gente fala é o serial, muito mais simples. Mas seria muito louco poder modificar os USB, que tem uma pancada de funções.
--> Janio: Eu não usei nenhum esquema específico não. É aquilo que está ali. O grande problema que eu encontrei foi o conector, que nunca achei pra vender, e o que eu tinha só tinha saída pros outros eixos. Tive que fazer um conector, que gambiarra!
Mas o que constatei foi o seguinte: o micro reconhece só uma pequena faixa no curso do potenciômetro, no caso em 75 ohm. Peguei um multímetro e medi. Quando chegou no 75 eu parei e encaixei quase sem respirar, aí funcionou.
Outra coisa que você pode tentar é adicionar um potenciômetro de calibragem nele, no seguinte esquema:
Dessa forma, você coloca o potenciômetro do pedal (podem ser dois de 20K, sem problema), no zero. Coloque o potenciômetro de calibragem no zero também. Vai girando o de calibragem pra cima até o micro localizar o eixo, assim que ele localizar, se quiser dar mais um toquinho leve pra cima, melhor (se tiver um multi-turning, muito bom). Aí trava esse de calibragem e tenta. Vai funcionar, porque o negócio é chato demais pra colocar, é muito sensível.
Eu estou muito inclinado a fazer um câmbio de Stock pra mim.
Anderson Mota
Sep 22 2005, 10:41 AM
akele primeiro link foi traduzido literalmente hehe
foi um amigo meu q fez e pegou muita coisa da net...na verdade conheço tres caras q fizeram volantes e ficaram massa...
um fez com um pote de sorvete roooooooooox demais :risada: :risada:
depois posto umas fotos dos volantes deles :brindando: :positivo:
Tenório99
Sep 22 2005, 11:44 AM
Auradrummer: eu nao pensie em modificar nenhuma ligação ou circuito do joy, apenas modificar a base do pedal, o volante continua o mesmo, a base dos pedais do meu MFF ta quebrando, uma mola ja quebrou uma perna, não sei até qdo vai durar a outra perna.
tenho q arrumar um jeito de consertar o pedal do acelerador q está com uma perna da mola quebrada. Eu não vou comprar outro joy por causa de um pedal.
nao acho uma mola nova pra vender, sinceramente não sei oq eu faço.. :confuso:
Auradrummer
Sep 22 2005, 12:16 PM
Enrola uma corda de violão na chave de fenda ou lápis, se for do mesmo tamanho da mola que estou pesando, funfa.
Bolacha
Sep 22 2005, 05:28 PM
Bem se tem louco! Eu tb sou heheheh :banana:
bem pessoal eu fiz um cockpit artesanal, vou pegar uma maquina digital para colocar umas fotos no forum.
Tenório99
Sep 22 2005, 11:46 PM
[quote=Auradrummer]Enrola uma corda de violão na chave de fenda ou lápis, se for do mesmo tamanho da mola que estou pesando, funfa.[/quote]
mas vo colocar aonde?nao intindi
Auradrummer
Sep 23 2005, 07:44 AM
-->Bolacha: Caraca, essa nem eu sabia eheheh.
-->Tenório: Cara, não tem fotos do problema? Sou bom em corrigir esse tipo de coisa, meu pai tinha o apelido de McGyver. Vamos ver o que fazemos.
Bolacha
Sep 23 2005, 10:55 AM
Pessoal uma dica, mola sempre é dificil de encontrar, utilizem garrote (aquelas borrachas que amarram no braço para coletar sangue) funciona muito bem. :positivo:
VillaRacer
Sep 23 2005, 11:09 AM
Minha nossa...corda de violão, chave de fenda, garrote...onde isso vai parar??? :082: :082:
Tenório99
Sep 23 2005, 06:01 PM
ehuehueheuheu, cada uma da galera
o circulo em vermelho e a perna da mola q quebrou, o pedal ta todo apoiado na outra perna da mola
Tenório99
Sep 23 2005, 06:05 PM
queria fazer uma adaptação pra ficar parecido com estes pedais
tirar a mola que fica debaixo do pedal, e adpatar outra mola q apoie atrás do pedal, igual a este modelo q eu postei ai :positivo:
James Santos
Sep 24 2005, 07:51 PM
Amigos corredores
Eu também descobri a pagina de um site ingles que ensinava a se fazer uma "roda", que é o mesmo do link do F-1 mania, só que não traduzido.
Já fabriquei um segundo volante e se algum dos senhores puderem me explicar como se coloca fotos aqui no forum, mandarei as mesmas para que voces dêem suas opiniões.
Se puder ajudar em algo, contem comigo.
janio
Sep 24 2005, 09:21 PM
Será que você podia colocar este link em inglês pois
o traduzido não abre os links de fotos, explicações,
diagramas, entre outros ao longo da página.
Obrigado
James Santos
Sep 24 2005, 09:57 PM
[quote="janio"]Será que você podia colocar este link em inglês pois
o traduzido não abre os links de fotos, explicações,
diagramas, entre outros ao longo da página.
Obrigado[/quote
Olá Jânio
O endereço do site se não me engano é : www.gunpower.freeserve.co.uk/wheel
Mas parece que foi tirado do ar, ou não quer abrir, ou esqueci alguma letra.
Contudo tenho o site inteiro gravado em um CD. Se precisar de algo procuro pra voce.
Se souber como posta-se fotos, me avise.
James
Auradrummer
Sep 26 2005, 08:10 AM
-->James: Tem que hospedar no www.imageshack.us (é o melhor que eu conheço). Daí copia o link e cola aqui. Dá certo.
-->Tenório: Tem uma mola parecida com essa dentro de lapiseira e caneta retrátil. Daquela que recolhe a ponta. Talvez essa resolva.
-->Villa: Usa-se elástico, corda de violão, e mola de lapiseira. Aliás, no pedal que meu pai construiu, utilizamos câmara de ar de bicicleta. Corta-se um anel, laça em cima e em baixo, e tem ótima reação

. Improvisação é a melhor arma do pobre :brindando:
Fabio Loyola
Sep 26 2005, 12:55 PM
[quote=Tenório99]queria fazer uma adaptação pra ficar parecido com estes pedais
tirar a mola que fica debaixo do pedal, e adpatar outra mola q apoie atrás do pedal, igual a este modelo q eu postei ai :positivo:[/quote] esse pedal eh de que tenorin? :piloto:
Tenório99
Sep 26 2005, 01:38 PM
[quote=Fabio Loyola][quote=Tenório99]queria fazer uma adaptação pra ficar parecido com estes pedais
tirar a mola que fica debaixo do pedal, e adpatar outra mola q apoie atrás do pedal, igual a este modelo q eu postei ai :positivo:[/quote] esse pedal eh de que tenorin? :piloto:[/quote]
nao sei...
aqui nesse forum tem muita coisa
http://forum.rscnet.org/forumdisplay.php?f=186
Anderson Mota
Sep 27 2005, 05:03 PM
akele do primeiro link ta fufando blz aki...
depois eu upo o arquivo em .doc se vcs quiserem :positivo:
engembração eh isso aki
ate hj ta assim, ja faz um ano putz iaehiuae :risada:
VillaRacer
Sep 27 2005, 05:25 PM
Anderson, fala com o Aura e o Bolacha, eles tem uns lances de garrote, arame, lapis, papel higienico,fosforo queimado, camisinha usada, que podem te ajudar... :082: :082: :082:
Anderson Mota
Sep 27 2005, 05:56 PM
[quote=VillaRacer]Anderson, fala com o Aura e o Bolacha, eles tem uns lances de garrote, arame, lapis, papel higienico,fosforo queimado, camisinha usada, que podem te ajudar... :082: :082: :082:[/quote]
aeiuhieauhieahiu aiehueahiuheaheauhe aeihiueahiueah
pior q ja testei um monte de coisas mas isso ae eh o melhor ate agora, mais leve e nao força tanto a base do pedal, que quebrou anteontem diga-se de passagem...
ate o fim do ano compro um novo :brindando:
PS: nao consegui as fotos ainda do pessoal q fez os volantes :sad:
Auradrummer
Sep 28 2005, 07:47 AM
Pô Villa! Huahuauahuahuahuauhauaua!
janio
Sep 28 2005, 07:02 PM
James Santos gostaria de adquirir esse seu cd. Eu estou quase terminando meu pedal mas estou tendo problemas com a
montagem mecânica entre os pedais e seus respectivos
potenciômetros. Se possivel me diz como fazer para que
você me envie uma cópia deste cd e/ou outros materiais
que você tiver e como posso ressarci-lo. Agradece:
Jânio
EBROCK
Oct 25 2006, 12:33 PM
ae estes projetos morreram????
toh interresado em um volante... agora que toh com muma maquina que dah para brincar pelo menos...
queria saber se este "artesanais" valem a pena
abraços...
Jeff_foitte
Oct 27 2006, 12:36 AM
putz..to começando a fazer um .. alguem podia me enviar os arquivos ? ...

na foto ainda esta com um aplaca da clone.. agor aquero fazer uma do zero
Anderson Mota
Oct 27 2006, 12:54 AM
bah eu tinha varias coisas disso mas deletei tudo
sylvioGP4
Oct 27 2006, 10:29 PM
Pô gente!
Faz 2 anos que estou interessado nisso!!!
queria que me passasem todo o conteudo dos tutoriais num só arquivo porque a maioria dos sites estão fora do ar!!
De preferência traduzido!!!
Por favor, me ajudem!!
Obrigado!!!!
janio
Oct 29 2006, 03:49 PM
sylvioGP4
Oct 31 2006, 02:40 PM
Pessoal
Consegui as informações necessárias para construir o volante artesanal, só que tenho um unico problema
MEU COMPUTADOR NÃO TEM ENTRADA PARA A PORTA DE JOGOS
Agora, como é que irei fazer o volante???
Me ajudem por favor!!!!!
EBROCK
Oct 31 2006, 03:15 PM
vc tem todas as informações em português???
passa ai para o pessoal...
sylvioGP4
Oct 31 2006, 03:22 PM
Eu infelizmente não tenho,
só tenho em inglês e espanhol
Falow
sylvioGP4
Nov 2 2006, 10:34 PM
NOVIDADES!!!
Decobri como irei fazer para intalar o volante no pc!!!
irei ter que comprar uma outra placa de som PCI com entrada gameport
e outra!!!
irei fazer a tradução dos links aki passados para ajudar a vocês todos!!!
PS: Outra coisa... Pessoal, quando vocês vão configurar o volante no PC (Painel de Controle > Controladores de jogo) qual opção vocês escolhem?? Seria a opção (Joystick de 2 botões com 3 eixos)???
Falow
sylvioGP4
Nov 25 2006, 11:50 AM
Pô gente,
já abandonaram o projeto??
eu to querendo fazer um!!!!!!!
D'Artagnan
Feb 27 2007, 11:33 AM
E ae galera!
Tô tocando um projeto no meu escaço tempo livre e minha intenção é construir um volante do zero, com direito a force feedback, pedal de embreagem, cambio H e alavanca de freio de mão e tudo isso usando apenas uma porta USB.
Até agora a parte que mais tá me complicando é o hardware. Procuro alguém que tenha algum conhecimento em interfaces USB e projeto de circuitos integrados e placas eletrônicas.
O projeto mecânico tá quase fechado, só falta alguns detalhes que faltam ser pensados para a alavanca de freio de mão e a alavanca de câmbio. Sugestões serão bem vindas.
Quem já tiver alguma experiência neste assunto pode mandar sua ajuda direto no meu e-mail: dartagnan.df@gmail.com
lord_tkd
Feb 28 2007, 01:40 PM
QUOTE(sylvioGP4 @ Nov 3 2006, 12:34 AM) [snapback]1148581[/snapback]
NOVIDADES!!!
Decobri como irei fazer para intalar o volante no pc!!!
irei ter que comprar uma outra placa de som PCI com entrada gameport
e outra!!!
irei fazer a tradução dos links aki passados para ajudar a vocês todos!!!
PS: Outra coisa... Pessoal, quando vocês vão configurar o volante no PC (Painel de Controle > Controladores de jogo) qual opção vocês escolhem?? Seria a opção (Joystick de 2 botões com 3 eixos)???
Falow
Atrasado porém...
Depende de como vc fez as ligações do seu volante. 2 eixos seria 1 eixo para o volante(esquerda/direita) e 1 eixo para acelerador/freio(cima/baixo). Com 3 eixos seria 1 eixo para o volante(esquerda/direita), 1 eixo para acelerador(cima/baixo) e um para o freio(cima/baixo).
Vc vai ter q analisar seu projeto p/ ver se vc fez p/ dois ou três eixos.
Mad Max
Mar 12 2007, 03:35 PM
D'Artagnan estou fazendo a mesma coisa q vc e axo q estou tendo qse o msmo problema...
Meu problema: naum consigo achar nenhum CI ou microcontrolador q una e converta os sinais dos potenciometros e dos botoes para uma saida USB...
Se alguem puder me ajudar eu agradeço mto!
obrigado
D'Artagnan
Mar 27 2007, 03:42 PM
QUOTE(Mad Max @ Mar 12 2007, 03:35 PM) [snapback]1229213[/snapback]
D'Artagnan estou fazendo a mesma coisa q vc e axo q estou tendo qse o msmo problema...
Meu problema: naum consigo achar nenhum CI ou microcontrolador q una e converta os sinais dos potenciometros e dos botoes para uma saida USB...
Se alguem puder me ajudar eu agradeço mto!
obrigado Já encontrei essas coisas à venda lá fora pela internet, mas aqui no brasil tá difícil.
s c o d i n o
Mar 27 2007, 04:01 PM
Amigo, me diga qual é o microcontrolador que vc precisa que dependendo do que for eu consigo pra vc. Ou ainda, se eu não conseguir, lhe darei o caminho.
Eu trabalho com componente eletronicos, esses componentes são dificeis de se conseguir mesmo, mas nao sao impossiveis.
É uma pena morarmos longe. Também tenho vontade em fazer uma coisa do tipo. Porém sozinho nunca tem motivação pra levar adiante =/
D'Artagnan
Mar 28 2007, 12:29 PM
QUOTE(s c o d i n o @ Mar 27 2007, 04:01 PM) [snapback]1237215[/snapback]
Amigo, me diga qual é o microcontrolador que vc precisa que dependendo do que for eu consigo pra vc. Ou ainda, se eu não conseguir, lhe darei o caminho.
Eu trabalho com componente eletronicos, esses componentes são dificeis de se conseguir mesmo, mas nao sao impossiveis.
É uma pena morarmos longe. Também tenho vontade em fazer uma coisa do tipo. Porém sozinho nunca tem motivação pra levar adiante =/
Não sei exatamente qual o controlador que preciso, mas acredito que o mais indicado no meu caso seria partir para uma placa com alguns CI's e microcontroladores (ou mesmo projeta-los).
Por alto, meu projeto iria utilizar uns 24 botões digitais, pelo menos 5 eixos analógicos e talvéz 1 ou 2 switches simples. Claro que essa é a configuração completa após alguns up-grades e funcionalidades extras que quero adicionar, como por exemplo freio de mão analógico, opção de cambio seqüêncial (algo semelhante ao da Stock) ou H, painel de botões atrás do volante para acesso fácil a alguns comandos de ajuste do carro e o mais pretencioso de todos que é adiconar Force Feedback.
Vou tentar achar o modelo gringo que eu vi e que me permitiria fazer este projeto (com a exeção do FFB) e se você "tiver" algo parecido ou puder dar alguma força seria ótimo.
Não vamos desistir que uma hora essa parada começa a andar e chegaremos lá.
s c o d i n o
Mar 28 2007, 02:58 PM
Vejo sim, só me passar o que vc precisa.
jscorrea
Mar 29 2007, 09:37 AM
Olá pessoal, já fiz bastante coisa..
Vejam minhas fotos:
http://picasaweb.google.com.br/jscorrea2Como montar o sistema USB:
http://www.mindaugas.com/projects/MJoy/Abraços,
JS
Jeff_foitte
Mar 29 2007, 11:14 AM
putz que massa, quanto vc vende um jscorrea racing wheel ???? ou so os pedais?
s c o d i n o
Mar 29 2007, 11:16 AM
QUOTE(jscorrea @ Mar 29 2007, 09:37 AM) [snapback]1237966[/snapback]
Olá pessoal, já fiz bastante coisa..
Vejam minhas fotos:
http://picasaweb.google.com.br/jscorrea2
Caramba cara, ta MUITO legal! Parabens!
jscorrea
Mar 29 2007, 02:36 PM
QUOTE(Jeff_foitte @ Mar 29 2007, 11:14 AM) [snapback]1238010[/snapback]
putz que massa, quanto vc vende um jscorrea racing wheel ???? ou so os pedais?
Os pedais e o box é coisa para se conversar.
Fica de olho neste site:
http://www.virtualracing.com.brÉ nele que vou começar a vender.
JS
Anderson Mota
Mar 29 2007, 03:09 PM
ta roooooooox demais
esses pedais ai ja me reserve um
EBROCK
Mar 29 2007, 04:07 PM
tah posso estar fazendo a pergunta mais pesta...
mas e o volante como fica????
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.