Pular para conteúdo

Foto
- - - - -

F1-2013 vs F1-2014

Aerodinâmica Motoroes e Afins

• Please log in to reply
54 respostas nessa pasta

#1 Rick Alsoa

Rick Alsoa

Ricardo Alsoa

• Members
  • 1029 posts
  • Interests:Minha família, Aviação, Engenharia, F1 e o Corinthians.

Postado 21 November 2013 - 03:31 PM

Fala galera,

Acabei de ver esse excelente vídeo e não vi nenhum tópico propriamente dito para discutir as diferenças dos carros.

Vamos começar por esse vídeo-animação produzido por Giorgio Piola

Ricardo Alsoa

SagaComics Entretenimento

#2 Adauto

Adauto

ADMIN AUTORACING

• Root Admin
  • 9623 posts
  • Interests:Automobilismo - Motociclismo - Carros - Girls

Postado 21 November 2013 - 04:11 PM

Muito legal o vídeo... são muitas mudanças, sendo que algumas delas são meros detalhes que podem fazer muita diferença na performance!

:zamigos:

Imagem do IPB
Imagem do IPB

#3 Dox

Dox

Caipira

• Members
  • 15269 posts

Postado 21 November 2013 - 04:13 PM

Será que algum projeto vai abolir a tomada de ar superior, criando menos arrasto?

#4 dcfreire

dcfreire

Veterano

• Members
  • 206 posts

Postado 21 November 2013 - 05:38 PM

To louco pra ver os carros de 2014...

#5 jorpaes

jorpaes

Maluco

• Members
  • 8365 posts

Postado 21 November 2013 - 06:30 PM

Não ficando aquele nariz do Gonzo já me dou por satisfeito.

Parece que os pilotos terão mais conforto...

Imagem Postada

#6 knOx

knOx

Ayrton Senna: simply the best.

• Members
  • 3360 posts

Postado 21 November 2013 - 08:03 PM

Será que algum projeto vai abolir a tomada de ar superior, criando menos arrasto?

Não acredito. Aparentemente todos adotaram a solução do intercooler recebendo ar pela tomada de ar superior, e não pelas laterais, como era na década de 1980.

Posso estar falando besteira, porque meu conhecimento sobre isso é bem superficial.

Fotografar é como fazer sexo: um bom resultado depende da qualidade de quem está executando e não do tamanho de seu equipamento.
http://www.flickr.com/arthurmendes

#7 Ernesto Mayer

Ernesto Mayer

Fanático

• Members
  • 1296 posts
  • Interests:Paz, minha mulher, meu gato, corridas, simuladores de corrida, carros em geral,...

Postado 21 November 2013 - 08:29 PM

Não acredito. Aparentemente todos adotaram a solução do intercooler recebendo ar pela tomada de ar superior, e não pelas laterais, como era na década de 1980.

Posso estar falando besteira, porque meu conhecimento sobre isso é bem superficial.

Eu li - não lembro onde - que a própria posição do turbo impede que as tomadas sejam nas laterais, por isso manterão a superior.

Isso, claro, aliado ao espaço publicitário que a tomada superior proporciona.

"Não viva dando muitas explicações: seus amigos não precisam, seus inimigos não vão acreditar e os estúpidos não vão entender." 

#8 Piloto P

Piloto P

Maluco

• Members
  • 8092 posts
  • Interests:Automobilismo, Rock'n'Roll, Filmes e Tecnologia em geral

Postado 21 November 2013 - 08:39 PM

Para mim o MOTOR e a AERODINÂMICA vão sofrer alterações radicais, e pra variar quem conseguir achar o meio termo vai levar vantagem:

1)Aerodinâmica:

Pela determinação do novo regulamento de uso de apenas 100 kg de gasolina (aproximadamente 120 litros) os carros terão de ter baixo arrasto aerodinâmico, para diminuir o atrito com o ar e gastar menos gasolina possível. Em contrapartida se o arrasto for baixo demais e gerando pouco downforce, os pneus não vão aquecer e aí os carros terão problemas nas entradas e saídas das curvas. Eu acho que as suspensões vão ter que fazer o todo trabalho de acerto mecânico para as curvas, suspensões duras serão muito usadas, já que não vai se poder usar muita asa. Os carros ficarão mais difíceis de se guiar.

2) Motor:

Motores potentes poderão fazer uma penca de poles em 2014 (como o BMW e os Renault nos nos anos 80), mas nas corridas quem aliar potência e economia de gasolina (como a Porsche e a Honda nos anos 80), vai se dar melhor sem a menor dúvida. Vamos ver uma diferença brutal de performance em treinos para as corridas, isso por que para poupar gasolina as equipes vão ter que usar misturas pobres ou giros mais baixos nas trocas de marchas, isso tudo pode acelerar as quebras de motor, ou mesmo acontecer o oposto... diminuir as quebras.

Em 2014 quem for REGULAR e se adaptar melhor ao regulamento vai se dar bem.

PP

GÊNIO no sentido exato da palavra, não no sentido vulgarizado pela mídia, só existiram 3: Fangio, Clark e Senna.
Foto ao lado: NICOLAS COSTA, campeão F Future 2010 e Campeão Italiano e Europeu da F Abarth 2012.

#9 HEAVY METAL

HEAVY METAL

Fanático

• Members
  • 1073 posts

Postado 21 November 2013 - 09:29 PM

Para mim o MOTOR e a AERODINÂMICA vão sofrer alterações radicais, e pra variar quem conseguir achar o meio termo vai levar vantagem:

1)Aerodinâmica:

Pela determinação do novo regulamento de uso de apenas 100 kg de gasolina (aproximadamente 120 litros) os carros terão de ter baixo arrasto aerodinâmico, para diminuir o atrito com o ar e gastar menos gasolina possível. Em contrapartida se o arrasto for baixo demais e gerando pouco downforce, os pneus não vão aquecer e aí os carros terão problemas nas entradas e saídas das curvas. Eu acho que as suspensões vão ter que fazer o todo trabalho de acerto mecânico para as curvas, suspensões duras serão muito usadas, já que não vai se poder usar muita asa. Os carros ficarão mais difíceis de se guiar.

2) Motor:

Motores potentes poderão fazer uma penca de poles em 2014 (como o BMW e os Renault nos nos anos 80), mas nas corridas quem aliar potência e economia de gasolina (como a Porsche e a Honda nos anos 80), vai se dar melhor sem a menor dúvida. Vamos ver uma diferença brutal de performance em treinos para as corridas, isso por que para poupar gasolina as equipes vão ter que usar misturas pobres ou giros mais baixos nas trocas de marchas, isso tudo pode acelerar as quebras de motor, ou mesmo acontecer o oposto... diminuir as quebras.

PP

Isto está novamente com cara de RBR   :angry2:  :angry2:  :angry2:

#10 jorpaes

jorpaes

Maluco

• Members
  • 8365 posts

Postado 22 November 2013 - 01:37 AM

1)Aerodinâmica:

2) Motor:

PP

Isso é uma aula em forma de síntese, guardem estas palavras para avaliar depois. :positivo:

Tem profissionais que escrevem trocentos e a gente fica com cara de nádega... o PP está precisando ensinar.

Imagem Postada

#11 Antischumacher

Antischumacher

Maluco

• Members
  • 8737 posts

Postado 22 November 2013 - 08:42 AM

um tempo atrás falei que os carros iriam se parecer um mix de brawngp/williams de 2009. o vídeo aí vem corroborrar que disse

milagrosamente, por obra de DEUS, sobrevivi... como um espectro do que antes fui, vago de esconderijo a esconderijo, fugindo da desgraça que causei. sou solitária testemunha de um mundo desolado!

#12 Rick Alsoa

Rick Alsoa

Ricardo Alsoa

• Members
  • 1029 posts
  • Interests:Minha família, Aviação, Engenharia, F1 e o Corinthians.

Postado 22 November 2013 - 10:03 AM

Olha a RedBull já testando os pneus do ano que vem e mais algumas coisas. Depois as outras equipes choram do pau que tomam...

823276793.jpg?1385125281

Ricardo Alsoa

SagaComics Entretenimento

#13 Renan_Wada

Renan_Wada

Fanático

• Members
  • 1090 posts
  • Interests:Louco por automobilismo.

Postado 22 November 2013 - 10:56 AM

um tempo atrás falei que os carros iriam se parecer um mix de brawngp/williams de 2009. o vídeo aí vem corroborrar que disse

Parece mesmo.

Se for isso mesmo vai ficar bem mais bonito que os atuais. :positivo:

#14 jorpaes

jorpaes

Maluco

• Members
  • 8365 posts

Postado 22 November 2013 - 02:34 PM

Olha a RedBull já testando os pneus do ano que vem e mais algumas coisas. Depois as outras equipes choram do pau que tomam...

823276793.jpg?1385125281

Que tipo de teste estariam fazendo? E... pode isso Arnaldo?

Imagem Postada

#15 HorsePower

HorsePower

Maluco

• Members
  • 7670 posts

Postado 22 November 2013 - 03:28 PM

Isso ai sao tubos pitots, possivelmente, montados para medicao de pressao e velocidade, temperatura... enfim... medicoes..

Talvez usem isso para saber como esta o carro e tambem para calibrar tuneis de vento e simuladores.

“Seja como for, na metade da temporada eu tinha de admitir: este é o piloto de corridas perfeito. E, se era obrigado a conviver com isso, concluí que também deveria me tornar perfeito. Pela primeira vez na vida , com exceção do meu pai, eu respeitei de verdade outra pessoa” Berger sobre Senna, em seu livro.

0 Usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)