Pular para conteúdo


Foto
* - - - - 1 votes

O maior trem do mundo - 330 vagões - 3500 metros de extensão - 40 mil toneladas


  • Please log in to reply
2 respostas nessa pasta

#1 Batida

Batida

    Muito Fanático

  • Members
  • 3059 posts
  • Sexo:Masculino

Postado 18 July 2008 - 08:40 PM

Para mover os maiores trens do mundo, a Vale também adquiriu 23 locomotivas, modelo Dash9, fabricadas na Filadélfia, pela General Electric (GE).

O trem de 330 vagões tem potência distribuída e é formado por duas locomotivas com 110 vagões, mais duas locomotivas com 220 vagões.

O modelo funciona a diesel, mas dispõe de injeção eletrônica.




O maior trem do mundo, com 330 vagões, cerca de 3.500 metros de extensão e capacidade para transportar 40 mil toneladas, começa a circular hoje na Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Vale nos estados do Maranhão e Pará. Até então, a companhia operava com comboios formados por, no máximo, 220 vagões. O objetivo do super trem é elevar a capacidade de movimentação de minério de ferro na EFC para 130 milhões de toneladas (Mt) até 2009, e para 230 Mt a partir de 2012.

O trem de 330 vagões tem potência distribuída e é formado por duas locomotivas com 110 vagões, mais duas locomotivas com 220 vagões. Os testes com os trens maiores na Vale começaram em outubro de 2006. De lá para cá, todos os maquinistas e empregados envolvidos na operação dos comboios passaram por treinamento.

Para garantir a movimentação dos novos trens, a Vale também adquiriu 23 locomotivas, modelo Dash9, provenientes de um investimento de aproximadamente US$ 46 milhões. As máquinas — fabricadas na Filadélfia, pela General Electric (GE), dos Estados Unidos — chegaram à empresa pelo Porto do Itaqui, semana passada, sendo que o processo de desembarque prosseguiu até domingo último.

As locomotivas têm equipamentos que permitem monitorar todo o funcionamento do maquinário. O modelo funciona a diesel, mas dispõe de injeção eletrônica. Externamente, a Dash9 continua com o mesmo modelo, mas, segundo a Vale, são os exemplares mais modernos de máquina de linha ferroviária existentes no mundo.

As novas máquinas se juntam a uma frota já existente de 182 locomotivas, sendo 55 do tipo Dash9, que operam na EFC no transporte de minérios.


Locotrol


O sistema que gerenciará o maior trem do mundo, operado pela Vale, é chamado de Locotrol ou Potência Distribuída. O sistema é uma tecnologia portátil de controle, com a qual o maquinista fica em uma locomotiva operando as demais por controle via rádio. É um sistema que controla a tração - ou seja a força - e a frenagem de trens, de forma sincronizada e independente. Controla até cinco locomotivas, que ficam distribuídas ao longo da mesma composição na forma de líder e remotas.

Na prática, o sistema possibilita o uso de mais vagões em um mesmo trem. Já é utilizado pela Vale, desde 2005, na Estrada de Ferro Vitória a Minas, que trabalha atualmente com trens de até 320 vagões. Entre as vantagens do sistema, estão a economia de combustível, diminuição da distância de frenagem e carregamento, além de alívio do freio pneumático, movido a ar.


Investimentos


Os investimentos para aumentar a quantidade de minério de ferro transportado pelo Sistema Norte de Logística da Vale - que compreende a Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Sistema de Ponta da Madeira - inclui o prolongamento em 1.500 metros de cada um dos 56 pátios de cruzamento e das oficinas de locomotivas para comportar o trem de 330 vagões.

Até 2012, serão compradas 147 locomotivas, 10,6 mil vagões e cinco viradores de vagões, construídos uma nova linha de embarque e um novo píer e adquiridos quatro carregadores de navios.

Imagem do IPB


General Electric Dash 9 - 4000 HP

Imagem do IPB

#2 Wendell

Wendell

    Maluco

  • Members
  • 9422 posts
  • Location:Campinas/São Vicente

Postado 19 July 2008 - 10:08 PM

coisa de louco...quando passava trens em São Vicente..ninguem aguentava ficar uns 2 minutos esperando...
kkkkkkkk

é claro que este tipo de trem não vai passar na região urbana..senão já viu né?!
http://twitter.com/F1Barrichello
Rubens Barrichello o piloto mais experiente de todos os tempos da Categoria Máxima do Automobilismo Mundial.

#3 Nuno

Nuno

    Jornalista Desempregado

  • Members
  • 30884 posts
  • Sexo:Masculino
  • Location:Vila Velha/ES/Brasil
  • Interests:Simuladores de corridas, automobilismo em geral, muié...

Postado 20 July 2008 - 12:47 AM

Putz...Lembrei dos tempos de criança, quando a gente juntava uns seis ou sete Ferroramas da Estrela (eu tinha dois, o maior, que era o 500, se eu não me engano, e o 300). Claro, cada um tinha uma marca nos trilhos, para não dar confusão depois. Aí juntava duas ou três locomotivas para puxar os trens com vagões de carga diversas... risada.gif
Posted Image Posted Image




3 Usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 3 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)