Pular para conteúdo

Foto
- - - - -

TROCA DE ÓLEO - Mineral > Sintético > Mineral

• Please log in to reply
37 respostas nessa pasta

#1 Ghost Rider

Ghost Rider

Stay Hungry. Stay Foolish.

• Members
  • 591 posts

Postado 16 July 2008 - 05:45 PM

Pessoal,

Gostaria de saber se eu posso trocar o óleo do motor alternando de mineral / sintético /mineral.

Minha dúvida surgiu depois que eu adquiri um Corsa Classic zero Km e a primeira troca de óleo é aos 7.500 Km. A 1ª revisão é feita aos 15.000 Km.

O óleo vem de fábrica com óleo mineral 5W30. Como pretendo fazer apenas a 1º revisão na concessionária eu gostaria de realizar a troca dos 7.500Km com um óleo sintético (Selenia ou Magnatec?) e ao chegar aos 15.000Km a concessionária trocaria o óleo de volta para o óleo mineral 5W30.

Será que eu posso fazer assim ou melhor continuar seguindo o "Manual do Proprietário"?

O meu outro carro (Ford Fiesta Street) eu sempre coloco Magnatec 10-W40 ou o Elf Competition 10W40.

No aguardo da ajuda de vocês positivo1.gif

amigos.gif

#2 Ricardo Rico

Ricardo Rico

Dinheiro não traz felicidade, dê-me o seu e seja feliz!

• Members
  • 10042 posts
  • Interests:Loterias da CAIXA, Carros da CHEVROLET e da HOLDEN, Aviação Civil e Atualidades

Postado 16 July 2008 - 10:10 PM

Vamos lá Ghost!

Usar o mineral, depois usar o sintético e voltar a usar o mineral não tem problema algum desde que eles atendam às especificações técnicas do seu veículo! yes.gif

E desde que a cada troca de um para o outro você esvazie completamente o cárter e troque inclusive o filtro, já que o filtro acaba "segurando" um pouco de óleo em seu interior e ai acaba por misturar os dois tipos de óleo.

E isso é que é extremamente desaconselhável por qualquer montadora, ou seja, jamais misture os dois tipos, pode ser desastroso para a durabilidade do motor.

Outra coisa, você deve ficar atento é com o período de troca, normalmente os minerais duram bem menos que os sintéticos, algo como: se um dura até 20 mil kms o outro não chega a 5 mil kms.

Procure fazer o seguinte: Se você roda muito em pouco tempo, compensa o sintético, já que no custo x benefício você acaba saindo no lucro, pois terá um prazo mais dilatado para a troca do óleo.

Só ponha o mineral acaso rode pouco a ponto de você ter que trocar o óleo pelo tempo de uso e não pela quilometragem, já que o óleo mineral é geralmente mais barato.

#3 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 17 July 2008 - 12:09 AM

Obrigado pela ajuda Ricardo. thumbsup.gif

Eu ando geralmente uns 300 Km por semana. Viajei com o carro faz pouco tempo.

Com 2 meses de uso cheguei na casa dos 4.000 Km.

Você saberia me dizer se o óleo Havoline Energy SAE 5W30 é mineral ou sintético e para quantos Km ele é suportado? Porque eu vi o preço dele no lugar onde sempre faço a troca de óleo do meu Fiesta e estão cobrando R$ 28,80 o litro (incluido o serviço). Esse valor já é de um óleo tipo Magnatec não é?

Além desse óleo citado acima eu pesquisei o Selenia 5W30 e também o Maxoil Sintético 5W30 (que custa R$ 34,50 o litro). horror.gif

Sobre a durabilidade estou em dúvida também. Esse óleo que vem de fábrica da Chevrolet dura uns 10.000Km será? Porque o Magnatec dura 10.000Km mas eu sempre troco nos 8.000Km

amigos.gif

#4 s c o d i n o

s c o d i n o

V=Vo+at

• Members
  • 12887 posts

Postado 17 July 2008 - 12:09 AM

Não é bom você ficar fazendo essas trocas não. Caso faça, terá que diminuir o intervalo de troca.

Portanto se eu fosse você manteria o óleo mineral (que deve ser trocado a cada 5.000km).
Face your fears. Live your dreams

#5 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 17 July 2008 - 03:54 PM

Obrigado Scodino.

Mas vale a pena pagar R$ 28,80 por um Havoline Energy 5W30 sendo ele mineral? huh.gif

Btw, esse óleo é para 10.000 Km. Trocando com uns 7.500Km está bom né?

amigos.gif

#6 Ricardo Rico

Ricardo Rico

• Members
  • 10042 posts
  • Interests:Loterias da CAIXA, Carros da CHEVROLET e da HOLDEN, Aviação Civil e Atualidades

Postado 18 July 2008 - 12:21 AM

QUOTE(Ghost Rider @ Jul 17 2008, 12:09 AM) Ver Post
... Com 2 meses de uso cheguei na casa dos 4.000 Km....

Nesse caso compensa o sintético! yes.gif

Você vai gastar mais a cada troca, mas vai ter que trocar menos vezes.

QUOTE(Ghost Rider @ Jul 17 2008, 12:09 AM) Ver Post
... Você saberia me dizer se o óleo Havoline Energy SAE 5W30 é mineral ou sintético e para quantos Km ele é suportado? ... Esse valor já é de um óleo tipo Magnatec não é?... Sobre a durabilidade estou em dúvida também. Esse óleo que vem de fábrica da Chevrolet dura uns 10.000 km será? Porque o Magnatec dura 10.000Km mas eu sempre troco nos 8.000Km...

Gostaria de poder ajudar Ghost, mas não saberia te dizer, estou meio por fora desses assuntos, afinal estou sem carro desde 2003, lá se vão 5 longos anos!

Lembro-me de usar bastante esse Magnatec no meu Monza e no meu Uno de 1998 a 2001 e era um excelente óleo, trocava a cada 20 mil kms.

Nem de óleo de moto eu manjo, afinal toda vez que preciso trocar eu levo ela na concessionária para por o óleo original de fábrica Yamalube! positivo1.gif

#7 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 30 September 2008 - 10:19 PM

Fui hoje a concessionária Viamar aqui em SBC para saber o valor da troca de óleo + filtro de óleo pois o meu Corsa está chegando aos 7.500Km (1ª troca de óleo). Cheguei lá e perguntei a um técnico o valor. Ele disse R$ 70,00 (óleo + filtro). Perguntei se o óleo que eles colocariam seria o que vinha de fábrica 5W30. Para a minha surpresa ele disse que iriam colocar o 20W50. huh.gif

Vale a pena colocar um 20W50 por R$ 70,00?

Liguei na Accioly Auto Peças e eles estão vendendo o ACDelco 5W30 por R$ 14,90 o litro. No final vou pagar a mesma coisa mas não seria melhor colocar o 5W30 ao invés do 20W50?

#8 s c o d i n o

s c o d i n o

V=Vo+at

• Members
  • 12887 posts

Postado 30 September 2008 - 11:56 PM

Sem dúvidas o 5W30 é um óleo melhor que o 20W50. Mas você tem que ver qual é o óleo original do seu carro. Não existe a necessidade de vc colocar um óleo mais caro que o recomendado pelo manual. Se não me engano o 5W30 é o mesmo tipo de oleo usado pelos carros da Stock Car.

Não sei se ajuda, mas há cerca de 2 ou 3 semanas eu troquei o óleo do meu carro. Paguei R$ 22,00/Litro no Selenia 15W40 - 100% Sintetico (o preço 5W30 estava mais de R$ 40,00, um roubo!)

Esse preço do 5W30 por 14,90 está muito bom, mesmo sendo mineral. Só não sei se a marca é confiável.
Face your fears. Live your dreams

#9 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 01 October 2008 - 11:48 AM

O Corsa Classic vem de fábrica com o 5W30.

Fui hoje na Accioly e comprei o ACDelco 5W30 mesmo. Quem fabrica esses óleos da ACDelco é a própria GM.

A GM recomenda para o Corsa Classic os seguintes tipos de óleos ACDelco:

Classificação: API-SJ ou superior
Viscosidade: SAE 5W30, SAE 15W40, SAE 20W40 ou SAE 20W50

Eu paguei R$14,80 nesse óleo 5W30 o litro. Saiu bem mais em conta.

Agora eu tenho um Ford Fiesta Street que já chegou aos seus 100.000 Km e desde os 30.000 Km, época na qual eu comprei esse carro eu sempre coloquei o 10W40 (Magnatec, Elf ou Bardhal). Aqui no ABC (São Bernardo do Campo - SP) o Magnatec está saindo por pelo menos uns R$ 28,00.

amigos.gif

#10 Ricardo Rico

Ricardo Rico

• Members
  • 10042 posts

Postado 01 October 2008 - 10:32 PM

QUOTE(s c o d i n o @ Sep 30 2008, 11:56 PM) Ver Post
Sem dúvidas o 5W30 é um óleo melhor que o 20W50...

Sem dúvida depende de onde você mora! whistling.gif

Se você mora no Sul do país ou em regiões geladas você tem razão afinal o número 5 identifica um óleo que suporta muito bem temperaturas de até 5°C negativos mantendo a mesma viscosidade e propriedade!

Agora se você mora no Nordeste ou em regiões próximas ao Equador com certeza o 20W50 cumprirá melhor o seu papel pois suporta muito bem temperatura ambiente de até 50°C mantendo as mesmas propriedades e viscosidade!

Lembrando claro que estamos falando de temperaturas com motor parado e frio! thumbsup.gif

Quanto ao termo "óleo melhor" o que determina que um óleo é melhor que outro não é a categoria SAE mas sim a API e neste quesito os óleos SJ e SL não os melhores!

QUOTE(Ghost Rider @ Oct 1 2008, 11:48 AM) Ver Post
... comprei o ACDelco 5W30 mesmo. Quem fabrica esses óleos da ACDelco é a própria GM...

Com certeza não é! no.gif

Só lembrando que a GM é uma "montadora" logo, ela não fabrica nem os componentes do carro, que dirá o óleo!

A única coisa que a GM "estampa" é a lataria já que o aço para estamparia ela também não fabrica, compra de siderúrgicas!

Nem motor ela faz mais, uma vez que criou uma joint-venture com a FIAT para fabricação de motores, a POWERTRAIN.

As peças AC DELCO - Originais da GM - são na verdade fabricadas pelos mais diversos fabricantes de auto-peças seguindo rigorosamente as determinações, medidas e especificações exigidas pela GM, ou seja, nas peças AC DELCO a única coisa GM é o nome estampado na peça e na embalagem e com o óleo acontece a mesma coisa.

Muito provavelmente esse óleo AC DELCO deve ser um Texaco ou Havoline. yes.gif

#11 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 01 October 2008 - 11:02 PM

Valeu pela explicação RR positivo1.gif

amigos.gif

#12 Ricardo Rico

Ricardo Rico

• Members
  • 10042 posts

Postado 03 October 2008 - 11:30 PM

Não por isso! positivo1.gif

#13 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 08 October 2008 - 06:31 PM

Passei na concessionária Viamar (GM) ontem só para perguntar quanto sairia para fazer a troca de óleo + filtro do meu Corsa Classic.

Como havia mencionado acima com o óleo 20W50 + filtro sai por R$ 70,00. Perguntei quanto sairia com o 5W30. 5W30 + filtro sai por R$ 108,00 horror.gif

Vou trocar o óleo e o filtro que eu já comprei (total de R$ 70,00) e acabei de ligar na Bosch CarTech que tem aqui em São Bernardo e eles vão me cobrar R$ 10,00 de mão de obra. positivo1.gif

São R$ 28,00 de economia...

A GM precisa melhorar o pós-venda whistling.gif

amigos.gif

#14 Ghost Rider

Ghost Rider

• Members
  • 591 posts

Postado 13 October 2008 - 02:50 PM

Fiz hoje a troca do óleo + filtro na Bosch Car Tech. Ótimo serviço!!!! positivo1.gif

Deixa eu tirar uma dúvida: O óleo 5W30 é de 5.000 ou 10.000 Km?

amigos.gif

#15 Ricardo Rico

Ricardo Rico

• Members
  • 10042 posts

Postado 13 October 2008 - 11:44 PM

Depende, é mineral, base sintética ou sintético? huh.gif

1 Usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)