Pular para conteúdo

Foto
- - - - -

Helllllllllppppp!!!!! GNU GRUB????????

• Please log in to reply
26 respostas nessa pasta

#1 VELOX

VELOX

Louco por Automobilismo

• Members
  • 21126 posts
  • Interests:Games, simuladores, velocidade real e virtual, GP3, GP4, F12001, F12002, F1RC, GPL, RFactor e Nascar

Postado 12 December 2007 - 10:34 AM

Pessoal, helpppppppp!!!!!

Um amigo me pediu pra formatar pc dele, ele é um desses PC´s do governo (computador para todos), que vem com o BitLinux instalado.

Pesquisando no Google eu achei um tutorial de como desisntalar o tal BitLinux e o fiz.

Só que qdo resetei, ele não entra mais na BIOS e abriu esse tal de GNU GRUB version 0.95.

E agora, como instalo o Windows XP a partir desse GNU GRUB?

Tem como desistalar isso e formatar, como nos velhos tempos?

Por favor, quem puder ajudar.

Maurício Velox piloto da GTR na Extreme, Truck e Road Series.

Venceu em Talladega na S2 2008.

#2 lord_tkd

lord_tkd

^/ /\ 5 < /\ |?

• Members
  • 8017 posts
  • Interests:Fumeé, Boisson....

Postado 12 December 2007 - 10:46 AM

GRUB é um multi-loader, geralmente usado pra dual boot (dois SOs). Põe o CD do XP e deixa rodar.
Tiraram o vídeo do ar. :(

#3 LUMIOL

LUMIOL

Veterano

• Members
  • 336 posts

Postado 12 December 2007 - 10:47 AM

Olha eu num posso ajudar com sua dúvida vergonha.gif

Mas entrei para desejar um feliz aniversário atrasado amigos.gif amigos.gif

Tudo di bom pra vc kiss.gif
Who ???

#4 VELOX

VELOX

Louco por Automobilismo

• Members
  • 21126 posts
  • Interests:Games, simuladores, velocidade real e virtual, GP3, GP4, F12001, F12002, F1RC, GPL, RFactor e Nascar

Postado 12 December 2007 - 10:54 AM

QUOTE(LUMIOL @ Dec 12 2007, 10:47 AM) Ver Post

Olha eu num posso ajudar com sua dúvida vergonha.gif
Mas entrei para desejar um feliz aniversário atrasado amigos.gif amigos.gif

Tudo di bom pra vc kiss.gif

Brigadooooo, LU. amigos.gif

QUOTE(lord_tkd @ Dec 12 2007, 10:46 AM) Ver Post

GRUB é um multi-loader, geralmente usado pra dual boot (dois SOs). Põe o CD do XP e deixa rodar.

Rodar como, se nem consigo acessá-lo?

O CD do XP tá dentro do drive, mas isso não muda nada se nao consigo acioná-lo. sad.gif

#5 Walter Cardoso

Walter Cardoso

Fanático

• Members
  • 2108 posts

Postado 12 December 2007 - 10:55 AM

Parabéns Velox, senti sua falta na corrida ontem..

Abraço

amigos.gif
Posted Image

#6 Dog

Dog

Moderador LBN

• Members
  • 11020 posts

Postado 12 December 2007 - 11:00 AM

O GRUB lhe permite ter dois SO instalados e escolher por qual vc quer inicializar o sistema...

Remover ele do HD é um saquinho.. Instalei uma vez e sofri pra tirar.
Nao tenho certeza, mas acho que só com uma formatacao de baixo nivel do HD vc consegue remove-lo. Veja qual a marca do HD e pegue no site do fabricante um soft para formatar... ai vc faz a formatacao de baixo nivel..

mas acho que tem como remover sem fazer isso.. só nao sei como.

[]s
dog
Diretoria LBN
www.nascarbrasil.com

#7 D Böhler

D Böhler

Louco por Automobilismo

• Members
  • 12556 posts
  • Interests:Jogos, Corridas, Videos, Imagens, etc.

Postado 12 December 2007 - 11:00 AM

Formata de novo e coloca só XP nele...

obs: esquece...rs
Imagem Postada

#8 lord_tkd

lord_tkd

^/ /\ 5 < /\ |?

• Members
  • 8017 posts

Postado 12 December 2007 - 11:06 AM

Bom...

eu usei um CD que se eu não me engano se chama Hirens boot. Mas só funciona se a BIOS já tinha o CD/DVD como default. Se tiver é só por o CD do Hirens boot e usar qualquer ferramenta de partição de HD que ele disponibilizar e criar uma partição NTFS.

QUOTE(Dog @ Dec 12 2007, 12:00 PM) Ver Post

O GRUB lhe permite ter dois SO instalados e escolher por qual vc quer inicializar o sistema...

Nao tenho certeza, mas acho que só com uma formatacao de baixo nivel do HD vc consegue remove-lo. Veja qual a marca do HD e pegue no site do fabricante um soft para formatar... ai vc faz a formatacao de baixo nivel..

[]s
dog

Dependendo do HD não é mais possível efetuar Low level format. sad.gif

#9 VELOX

VELOX

Louco por Automobilismo

• Members
  • 21126 posts

Postado 12 December 2007 - 11:19 AM

QUOTE(Dog @ Dec 12 2007, 11:00 AM) Ver Post

[]s
dog

Dog, a partir do GRUB como eu acesso o drive de diqueto ou HD.

Tudo que eu quero é formatar, mas nem na Bios entra.

A tela tá assim:

grub>

Eu to tentando seguir os passos desse site http://www.vivaolinu...hp?codigo=22104

e já digitei: FDISK /MBR

Mas não faz nada, só dá Error 27: Unrecognized command

Qual o comando pra eu ir do grub> pro driver de disquete ou de dvd?

QUOTE(Walter Cardoso @ Dec 12 2007, 10:55 AM) Ver Post

Parabéns Velox, senti sua falta na corrida ontem..

Abraço

amigos.gif

Vlw Amigo, mas ontem eu acabei chegando em casa tarde e ainda tava calibrado com um vinhozinho. heheh

Tks. amigos.gif

QUOTE(lord_tkd @ Dec 12 2007, 11:06 AM) Ver Post

Bom...

eu usei um CD que se eu não me engano se chama Hirens boot. Mas só funciona se a BIOS já tinha o CD/DVD como default. Se tiver é só por o CD do Hirens boot e usar qualquer ferramenta de partição de HD que ele disponibilizar e criar uma partição NTFS.
Dependendo do HD não é mais possível efetuar Low level format. sad.gif

O bitlinux, antes da mexida começar, nao me informava nada. Apenas sei que o HD é sata. O gabinete tá lacrado e eu não posso abrí-lo.

A única coisa que sei é que eu amo o windows, mesmo com todos os problemas e services packs, eu o amo e sempre o amarei. risada.gif

#10 Erlon

Erlon

Fanático

• Banned
  • 2252 posts

Postado 12 December 2007 - 11:24 AM

O Grub nao tem nada a ver com não entrar na bios. ele fica gravado na trilha 0 do hd e a bios funciona antes mesmo do micro reconhecer hd e tudo mais.
Ou a bios deste micro usa uma tecla que voce não conhece para ser acessada (algumas placas nao usam o DEL) ou então está com defeito.
Apenas para retirar o grub o caminho mais fácil é o comando fdisk/mbr de um cd que tenha o fdisk, como o cd de boot do Windows 98 ou um disquete antigo de inicializacao do Win98 ou 95.
O Cd do XP possui um Fdisk, mas não te dá parametros digitaveis. Geralmente funciona sem problemas.

#11 lord_tkd

lord_tkd

^/ /\ 5 < /\ |?

• Members
  • 8017 posts

Postado 12 December 2007 - 11:25 AM

Vc consegue digitar comandos na tela do GRUB? Comandos tipo cd, mkdir, etc?

Se conseguir, tente isto:

mount /dev/cdrom /mnt/cdrom

Pode ser que o nome não seja cdrom, ai vc dah uma olhada abrindo as pastas (cd dev/). vergonha.gif

[]´s

#12 VELOX

VELOX

Louco por Automobilismo

• Members
  • 21126 posts

Postado 12 December 2007 - 11:28 AM

QUOTE(Erlon @ Dec 12 2007, 11:24 AM) Ver Post

O Grub nao tem nada a ver com não entrar na bios. ele fica gravado na trilha 0 do hd e a bios funciona antes mesmo do micro reconhecer hd e tudo mais.
Ou a bios deste micro usa uma tecla que voce não conhece para ser acessada (algumas placas nao usam o DEL) ou então está com defeito.
Para retirar o grub é o comando fdisk/mbr de um cd que tenha o fdisk, como o cd de boot do Windows 98.
O Cd do XP possui um Fdisk, mas não te dá parametros digitaveis. Geralmente funciona sem problemas.

Antes disso tudo começar, eu conseguia entrar na BIOS.

Pra entrar na BIOS, tem de ficar apertando o DEL qdo o PC tiver iniciando, mas eu to quase quebrano o outro teclado. heheh

Eu to digitando o comando fdisk/mbr ou fdisk /mbr na tela que tem o prompt grub> mas nada acontece.

#13 Dac313

Dac313

Newbie

• Members
  • 110 posts

Postado 12 December 2007 - 11:28 AM

Velox,

Você tem que entrar na BIOS, e alterar a sequencia de boot, pra maquina procurar primeiro no drive de CD/DVD. Ai com CD do windows XP no drive, é só teclar enter e deixar carregar o instalador. Mandando instalar o XP, ele vai regravar o MBR e apagar o GRUB.

Pelo que você falou que está acontecendo, a máquina está pegando o boot pelo hd. Quando aparece essa tela do GRUB, é por que ela já lei o hd e está tentando carregar o linux.

Quando ligar o computador, começa a apertar a tecla DEL no teclado, até conseguir entra na BIOS.

#14 VELOX

VELOX

Louco por Automobilismo

• Members
  • 21126 posts

Postado 12 December 2007 - 11:46 AM

QUOTE(lord_tkd @ Dec 12 2007, 11:25 AM) Ver Post

Vc consegue digitar comandos na tela do GRUB? Comandos tipo cd, mkdir, etc?

Se conseguir, tente isto:

mount /dev/cdrom /mnt/cdrom

Pode ser que o nome não seja cdrom, ai vc dah uma olhada abrindo as pastas (cd dev/). vergonha.gif

[]´s

Todo comando que eu digito, exceto help (que me mostra um nenu), não funciona. Dá Error 27: Unrecognized command

QUOTE(Dac313 @ Dec 12 2007, 11:28 AM) Ver Post

Velox,

Você tem que entrar na BIOS, e alterar a sequencia de boot, pra maquina procurar primeiro no drive de CD/DVD. Ai com CD do windows XP no drive, é só teclar enter e deixar carregar o instalador. Mandando instalar o XP, ele vai regravar o MBR e apagar o GRUB.

Pelo que você falou que está acontecendo, a máquina está pegando o boot pelo hd. Quando aparece essa tela do GRUB, é por que ela já lei o hd e está tentando carregar o linux.

Quando ligar o computador, começa a apertar a tecla DEL no teclado, até conseguir entra na BIOS.

Dac, eu sei entrar na BIOS, só que não tá entrando. Como eu disse, eu entrei antes de começar a mexer, só que nao to conseguindo mais entrar na BIOS. Já apertei o DEL várias vezes, no tempo certo, só que nao tá entrando. sad.gif

Um dos problemas é esse.

Só encontro bomba sobre o assunto.

http://www.guiadohar...atar-pc/686047/

#15 VELOX

VELOX

Louco por Automobilismo

• Members
  • 21126 posts

Postado 12 December 2007 - 12:16 PM

E ae pessoal, alguma novidade?

Numa hora dessas São Navarro num aparece. sad.gif

0 Usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)