Jump to content
Forum Autoracing
F.Pedace

[Road Series] Dicas RFACTOR

Recommended Posts

bannerilmsgb3.jpg


___________________

Links rFactor
___________________



SITE OFICIAL
www.rfactor.net

PATCH 1.255
www.rfactor.net/index.php?page=downloads

DOWNLOADS GERAIS - MODS, PISTAS, SETUPS, UTILS
www.rfactorcentral.com

NOTÍCIAS
www.virtualr.net (em inglês)
www.pontodeignicao.com.br - ótimo blog do Baião e Mafra


___________________

Configurações Iniciais
___________________


(em inglês)

▪ Liberar todos os carros de um MOD.:
- entre em alguma sessão (treino, final de semana, etc).
- no campo de Chat digite: ISI_BABYFACTORY e tecle <ENTER>.
- saia da sessão e você terá dinheiro para comprar qualquer carro.

▪ Mudar contagem de voltas de regressivas para progressivas.:
Mostra no visor em que volta o piloto está ao invés de quantas faltam para acabar a corrida.
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\
arquivo: <seu nome>.PLR (abra com o Bloco de Notas do Windows)
alterar para 1 em: Show Extra Lap="0"

▪ Salvar Setups BAIXADOS da Internet.:
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\Settings\<nome da pista>

▪ Guardar Setups RECEBIDOS em Multiplayer para sempre.:
Os setups recebidos durante uma corrida Multiplayer ficam na pasta <Received>, porém por padrão permanecem nela até a seção acabar. Assim, mudou de pista ou reiniciou o final de semana e esses setups são apagados. Para mudar isso:
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\
arquivo: <seu nome>.PLR (abra com o Bloco de Notas do Windows)
alterar para 3 em: Keep Received Setups="1" // 0=do not accept, 1=keep until next track, 2=keep until exit, 3=keep forever

▪ Guardar setups RECEBIDOS na pasta da pista.:
- carregue o setup recebido (da pasta <Received>)
- salve na pasta da pista (um * indica a pasta da pista atual)

▪ Checar FPS.:
Aperte CTRL+F

▪ Desabilitar CHAT enquanto pilota.:
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\
arquivo: Multiplayer.ini
alterar para 0 em: Allow Chat In Car="1" // whether to allow incoming chats to appear while in car.

▪ Espelhos Virtuais.:
Em alguns mod e/ou carros os espelhos na visão do cockpit tem pouca visibilidade. Habilite então os espelhos virtuais para o Cockpit:
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\
arquivo: <seu nome>.PLR (abra com o Bloco de Notas do Windows)
alterar para 1 em: Virtual Rearview In Cockpit="0"

▪ Remover Volante.:
Para retirar o volante na visão do Cockpit:
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\
arquivo: <seu nome>.PLR (abra com o Bloco de Notas do Windows)
alterar para 2 em: Steering wheel = "0" // 0=volante visível e móvel, 1=volante visível e imóvel, 2=sem volante

▪ Carros cinzas no Multiplayer.:
Os carros cinzas ou genéricos são carregados quando você está na pista em modo Multiplayer e um jogador se conecta ao servidor. Para evitar possíveis problemas ao carregar um carro novo e pesado, este carro genérico substitui o carro do jogador. Ao ingressar na tela Garagem, a textura desse jogador será automaticamente carregada. Caso você não tenha a textura ou o carro desse jogador no seu carset, continuará a ver o carro genérico na tela.

▪ Indicador de Pit Completo.:
No rFactor não existe nenhum indicador de quando o pit (reabastecimento, troca de pneus, etc) está completo. Então você precisa ficar atento ao relógio da tela e quando este parar indica que já pode deixar os boxes. Para incluir um icone avisando do pit completo:
caminho: rFactor\UserData\<seu nome>\
arquivo: <seu nome>.PLR (abra com o Bloco de Notas do Windows)
alterar para 2 em: Display Icons = "0" // 0 = nenhum, 1 = bandeira apenas, 2 = todos


___________________

Tweaks
___________________


Arquivo PLR.: (rFactor\UserData\<seu nome>\<seu nome>.PLR)

[ Graphic Options ]
Allow Rearview In Swingman="0" // Desabilita espelhos virtuais na camera externa.
Rearview Cull="1" // Objetos do circuito desaparecendo do retrovisor baseados no arquivo SCN da pista.
Cockpit Vibration Mult1="0.50000" // menor valor, diminue os movimentos primários de vibração no cockpit
Cockpit Vibration Mult2="0.50000" // menor valor, diminue os movimentos secundários de vibração no cockpit
Self In Cockpit Rearview="0" // Você não ve partes do seu carro (barras, etc) no retrovisor.
Rearview Particles="0" // desabilita particulas (fumaça, etc) no retrovisor.
Opponent Texture Override = "1" //textura em Low para os outros veiculos (2=médio, 3=high).
Load Opponent Cockpits="0" // Não carrega o LCD e o cockpit dos adversários. Não desligue isso caso a corrida tenha troca de pilotos em multiplayer.
Garage Detail="0.01000" // diminue o detalhe dos veículos nas garagens. Valor muitos baixo deixam carros piscando no replay. Use 1.0 para replays.
Max Headlights="8" // Para corridas noturnas. Máximo de faróis visíveis relativos ao seu carro (tanto a frente quanto atrás).
Headlights On Cars="0" // Para corridas noturnas. Desabilita faróis refletindo em outros carros.

[ Graphic Options ]
Record Replays="0" // desabilita gravação de replays
Save All Replay Sessions="0" // desabilita gravação de replay para cada sessão


___________________

Force Feedback
___________________


O Force Feedback do jogo não é muito apurado. Para isso existem alguns Plugins que melhoram consideravelmente os efeitos.

Se optar por instalá-los, entre no jogo e nas configurações do Force Feedback defina:
- Efeitos do Force FeedBack: Baixo
- Força do Force FeedBack: -100 (para volantes Logitech)

▪ Leo FFB Plugin 2.0.: *RECOMENDADO*
Fácil de usar. Utiliza uma única configuração para todos os MODs.

DOWNLOAD: http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?I...%20FFB%20plugin

INSTALAÇÃO:
extraia os arquivos para a pasta Plugins do jogo (rFactor\Plugins\)

CONFIGURAÇÃO:
Apesar das configurações originais do plugin serem bastantes satisfatórias, caso necessite mudá-las, basta alterar o arquivo LeoFFB.ini da pasta raíz do jogo.

- Tutorial, caso queira se aprofundar nas configurações: http://rapidshare.com/files/168696541/Tuto_Leo.pdf


▪ Real Feel FFB Plugin 0.92.:
Permite fazer uma configuração para cada MOD. Complicado de mexer. Nem todos os mods tem uma boa dirigibilidade com ele.

DOWNLOAD: http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?I...%20FFB%20Plugin

INSTALAÇÃO:
extraia o arquivo RealFeelPlugin.dll para a pasta Plugins do jogo (rFactor\Plugins\)

CONFIGURAÇÃO:
Para mudar as configurações do plugin, altere o arquivo RealFeelPlugin.ini da pasta raíz do jogo (rFactor\)


___________________

ADDONS Recomendados
___________________


▪ TV Style Display 0.91.:
Adiciona informações na tela do jogo semelhantes a uma transmissão de TV.

rfactor20080509095433vu7.jpg

DOWNLOAD: http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?I...Style%20Display

INSTALAÇÃO:
Executável

CONFIGURAÇÃO:
Abra o arquivo tvmenu.exe da pasta principal do rFactor e entre em GRAPHICS OPTIONS
- no botão MOD SELECTOR, você pode configurar um estilo para cada MOD, além do estilo padrão em Default
- para configurar algum estilo selecione-o em Profile e desabilite ou habilite a informação que deseja ver ou ocultar na tela do jogo.


▪ Spotter Plugin 2.17.:
Informações importantes da corrida e comportamento do carro via rádio.

DOWNLOAD: http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Spotter%20Plugin (baixar a versão 2.17 Full da lista)

INSTALAÇÃO:
Extrair os arquivos dentro da pasta rFactor do arquivo compactado (.rar) para a pasta raíz do jogo (rFactor\)

CONFIGURAÇÃO:
Abra o arquivo SpotterConfig.exe da pasta SpotterAddon (rFactor\SpotterAddon\) e altere a seu gosto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

___________________

 

SETUP

___________________

 

 

LEITURA INDISPENSÁVEL

Setups do Rfactor

Guia de Setups

Guia MOTEC por Marcos Gomes - Baixar Módulos (infos mais abaixo)

Paddock Online - Ed 13

Paddock Online - Ed 14

Guia do MOD duMans (em inglês)

Setup Library - dezenas de links (em ingles)

 

 

___________________

 

CRIANDO SEU SETUP - DICAS

___________________

 

Os links de leitura acima são ótimas referências para aprender tudo sobre setup.

Aqui algo bem resumido e de fácil entendimento, sem se aprofundar muito na causa e efeito.

 

 

INICIANDO

Carregue o setup default e altere apenas os itens abaixo:

 

Limitador de giros: aumente para o nível máximo

Pneus: macio nos dianteiros e médio nos traseiros

Asa: escolha um valor que acredite ser ideal para as características da pista. Em caso de dúvida deixe o padrão.

Altura do carro: no mínimo (a traseira tem que ser sempre um pouco maior que a frente)

Molas: o mais macio possível (valores mínimos)

 

Dê algumas voltas (no minimo 3) para "sentir" o carro.

 

Para gravar:

Understeer é quando o carro tem tendência a sair de frente numa curva.

Oversteer é quando o carro tem tendência a sair de traseira numa curva.

 

 

MARCHAS

- Primeiro defina o valor ideal para a asa do carro, pois influenciará diretamente nas marchas.

Quanto mais alto o valor da asa traseira, mais curta a relação deve ser.

Quanto mais baixo o valor da asa traseira, mais longa a relação deve ser.

 

- Faça o ajuste da 6ª marcha

Após o ajuste das asas, faça algumas voltas e retorne aos boxes e alongue ou encurte a 6ª marcha até que suas luzes de RPM pisquem vermelho no final da reta mais veloz da pista.

 

Use a guia BÁSICO para ajustar a distribuição do câmbio.

Com o setup padrão do jogo, na maioria das vezes, deslize a setinha só um pouco para a esquerda (Aceleração) para encontrar essa posição ideal para a 6ª marcha.

 

Depois acerte a 1ª marcha para que fique mais próxima da 2ª marcha, ganhando assim, mais tração na largada.

Caso a pista não exija o uso da 1ª numa curva de baixa, a 2ª marcha será a referência.

 

Por fim, acerte as demais marchas no visual mesmo, fazendo uso do gráfico de marchas para que o início do giro da próxima marcha seja sempre igual ou maior do que a marcha anterior.

Formará uma "escadinha" até a 6ª marcha.

 

 

MOTOR - RADIADOR

A temperatura de trabalho ideal para o motor é entre 85Cº e 100Cº. Afim de conservar a vida util do motor é importante te-lo trabalhando nessa faixa de temperatura.

Para isso controle a abertura do radiador.

 

Radiador mais aberto (valor maior) reduzem a temperatura do motor. Com isso diminui-se a velocidade em reta e o carro sai um pouco mais de frente.

Radiador mais fechado melhora a velocidade em reta e a pressão aerodinâmica na dianteira, mas aumenta a temperatura do motor.

 

 

PNEUS

Pressão e temperatura dos pneus são itens fundamentais para se acertar no setup. Serão este ajustes que trarão melhoria significativa do tempo em uma volta, quando bem definidos.

 

Para verficar essas informações, após algumas voltas, pare o carro em alguma reta (sem fritar pneu ou depois de rodar).

Dê ESC e entre em GARAGEM e SUSPENSÃO.

No centro da tela visualize as temperaturas de cada banda dos pneus (EXTERNA - CENTRAL - INTERNA)

 

Ou utilize o MOTEC para saber a temperatura em cada volta e, principalmente, da volta mais rápida. (infos mais abaixo)

 

Coloque NÃO para a Simetria. Afinal, em qualquer pista algum lado sempre será mais exigido do que o outro.

 

 

PNEUS - TEMPERATURA

O ideal é ter o pneu trabalhando entre 100ºC e 115ºC,

 

115ºC para qualificação e 110ºC para corrida (composto médio).

 

Mas além disso é fundamental ter a temperatura bem distribuida entre as bandas do pneu.

 

O ideal é que a temperatura central de um pneu seja sempre a média entre a temperatura externa e interna. Ela será o referencial de calibragem ideal.

A temperatura externa deverá ser sempre a menor de todas e a interna a maior.

 

Exemplo de temperatura ideal para o pneu Dianteiro Esquerdo (FL): 90 94 98

 

Quanto mais diminuir a pressão, mais murcho ele ficará... aumentando assim a área de contato com o solo e, consequentemente, esquentando mais.

Quanto mais aumentar a pressão dos pneus, mais frio ficará.

 

 

PNEUS - PRESSÃO

Ajuste a pressão do pneu para controlar a temperatura dos pneus. De acordo com as temperaturas das bandas do pneu:

 

se o centro estiver abaixo da medida externa: Pneu vazio - Aumente sua pressão (ex: 90 87 94)

se o centro estiver acima da medida interna: Pneu muito cheio - Diminua sua pressão (ex: 90 96 94)

 

 

PNEUS - CAMBER

camber2.gif

 

Usando a CAMBAGEM (Inclinação) da roda você pode tentar equilibrar as temperaturas das bandas dos pneus sem mexer na pressão (caso a temperatura do pneu já esteja ideal).

 

Quanto mais negativo for a inclinação, mais o pneu vai se deitar para dentro do carro. Assim a parte interna do pneu tende a se aquecer mais e a externa esfriar.

Quanto mais positivo for a inclinação, mais o pneu vai se deitar para fora do carro. Assim a parte interna do pneu tende a se esfriar mais e a externa aquecer.

 

Nos pneus dianteiros a diferença de temperatura entre parte EXTERNA e INTERNA deve ser de 7ºC a 10ºC de diferença. Nas traseiras, essa diferença tem que ser a metade 3ºC a 5ºC.

 

 

BARRA ANTI-ROLAGEM

Se a cambagem já estiver ideal, porém as temperatura ainda não forem atingidas, pode-se usar as barras anti-rolagens para isso.

 

Quanto mais se endurecer a barra, aumenta a diferença de temperatura entre as extremidades interna e externa do pneu.

Amolecer a barra causará um efeito inverso.

 

 

___________________

 

MOTEC

___________________

 

É um programa que captura as informações do carro durante as voltas. Esses dados serão interpretados em informações e auxiliarão no acerto e, consequentemente, em um bom rendimento do carro.

 

motecilmsli2.jpg

 

REFERÊNCIA: Guia MOTEC

- Baixe e leia todos os tutoriais para um melhor aproveitamento dos gráficos

 

DOWNLOAD: http://rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Da...sition%20Plugin

- Baixar o Data Acquisition Plugin 1.32 e o Motec i2 Pro Install (só a versão 1.01.0082 funciona no rFactor)

- Baixe o Projeto ILMS para o MOTEC: Projeto ILMS (gráficos de molas e amortecedores não estão 100% fieis)

extraia a pasta ILMS para qualquer local do seu computador. (ex: C:\Arquivos de programas\MoTeC\i2\1.0\Projects\)

 

INSTALAÇÃO:

Executável

 

CONFIGURAÇÃO:

Entre na pista e ao pressionar CTRL+M o programa Data Acquisition Plugin passa a pegar informações da volta (um aviso sonoro indica que esta ligado). CTRL+M de novo se quiser desabilitar o plugin.

 

- ao iniciar o programa MOTEC pela 1ª vez é preciso abrir um Projeto. Abra o Projeto ILMS referente a sua classe de carro.

- Com o projeto aberto, vá em File > Open Log File... (Ctrl+O) e abra o arquivo de LOG da volta. (rFactor\UserData\LOG\Motec)*

 

* na pasta raíz do jogo o arquivo DataAcquisitionPlugin.ini indica em que pasta os logs serão salvos na linha Log File Output Path=

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

___________________

 

PISTAS

___________________

 

 

race07 by Jasoney (480Mb)

possue alguns erros de dx9 nas bordas das britas e luzes de box não ficam vermelhas

- Anderstorp2007

- BrandsHatch2007

- Brno2007

- Estoril2007

- Macau2007

- Oschersleben2007

- Pau2007

- Valencia2007

- Vara2007

- Zandvoort2007

Link

 

 

GTR2 1.0 by Delphi82 (227Mb)

- Barcelona

- Brno

- Dubai

- Enna Pergusa

- Estoril

- Oschersleben

- Valencia

- Zhuhai

Link

 

 

GTL 1.3 by Delphi82 (301Mb)

- Anderstorp

- Dijon

- Donington

- Hockenheim

- Imola

- Magny-Cours

- Mondello

- Monza

- Nuerburgring

- Spa

- Zolder

Link *

 

 

STCC by Cammel (497Mb)

pista de Valer precisa de um fix. Abrir o arquivo Valerbanen.tdf (rFactor\GameData\Locations\STCC\Valerbanen) no bloco de notas e adicionar ,grv_ ao final da linha em Materials em // Gravel ( Materials=grvl,gravel,grv_ )

- Falkenberg

- Gothenburg

- Karlskoga

- Mantorp Park

- Ring Knutstorp

- Sturup Raceway

- Valer

Link

 

 

GRID Tracks 1.0 by Senormen

- Detroit (Link) *

- Milan (Link) *

- San Franciso (Link) *

- Okutama (Link) *

- Yokohama (Link) *

- Jarama (Link)

 

 

 

* precisa se cadastrar no site

Share this post


Link to post
Share on other sites

por enquanto é isso... contribuam ai com o topico e corrijam tudo que acharem necessário ;)

 

 

- O projeto do Motec eu dei uma convertida de outro, então não está 100%...

- O "criando seu setup" foi bem por cima mesmo do que seguir inicialmente. Faltam mais dicas de outras partes para completa-lo.

 

pensei em colocar tbem configs para volantes (g25, momo, etc) mas talvez seja algo de gosto pessoal.

 

 

amanha faço uma revisão nisso tudo :P

 

[]s

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns Pedace, bom trabalho, mas por enquantoainda to lutando pra baixar a versão ILMS_public_v2.52 do Mod.

 

E vou te contar, hein? Os servidores, host ou sei lá mais o quê disponibilizados pra baixar a versão ILMS_public_v2.52 do Mod são um pé no saco. Caem a todo momento. :yucky:

Não tem como a LBN armazenar isso num host mais seguro e fácil de baixar, podiam mandar um cd aqui pra casa, não me importava de pagar. :whistling:

Alguém poderia me fazer essa gentileza? :thumbsup:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma dica, dá para editar os valores do projeto, eu por exemplo, mudo tudo para o padrão Americano de medidas, colocando em Polegadas, PSI, etc., pois assim tenho referência com o Nascar 2003, e fica mais fácil para saber o que fazer nos ajustes, tendo em vista que já estou acostumado com os valores dessa forma; dá um trabalho danado pois tem que ir editando cada um dos itens, mas acho que vale a pena.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mto bom ein Pedace! Vou colocar lá no blog um post dando como referência esse Tuto. Mta gente me pergunta isso tudo aí e com o texto todo formatadinho fica show.

 

Foi vc que fez esse banner e o logo Road Series, não é? Tem a sua cara. Ficou espetacular isso aí.

 

Coloca nas notícias lá o link do meu blog também que quase sempre eu e o Baião usamos como referência o VirtualR, Belgian Sim Racers e rFactor Central para colocarmos notícias de rFactor em português, com algumas coisas exclusivas do Brasil. Com certeza vamos cobrir essa categoria nova da LBN com resultados, fotos, vídeos, etc.

:positivo:

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

valeu galera.

 

postem duvidas tbém que assim o topico vai ficando mais completo possível.

 

;)

 

Foi vc que fez esse banner e o logo Road Series, não é? Tem a sua cara. Ficou espetacular isso aí.

 

Coloca nas notícias lá o link do meu blog também que quase sempre eu e o Baião usamos como referência o VirtualR, Belgian Sim Racers e rFactor Central para colocarmos notícias de rFactor em português, com algumas coisas exclusivas do Brasil. Com certeza vamos cobrir essa categoria nova da LBN com resultados, fotos, vídeos, etc.

:positivo:

 

yep, banner e logo hehehe :)

 

10 real Mafra e a publicidade já esta lá :P

 

Uma dica, dá para editar os valores do projeto, eu por exemplo, mudo tudo para o padrão Americano de medidas, colocando em Polegadas, PSI, etc., pois assim tenho referência com o Nascar 2003, e fica mais fácil para saber o que fazer nos ajustes, tendo em vista que já estou acostumado com os valores dessa forma; dá um trabalho danado pois tem que ir editando cada um dos itens, mas acho que vale a pena.

 

legal Feruti, realmente deve dar um trabalho alterar. Se achar que vale mesmo a pena, podemos fazer uma versão para essas medidas, talvez.

 

A única coisa que não entendi bem é em Molas, na guia Balanço das Molas, por exemplo.

em Colour Channel tem lá o valor Máx em 80. Esse valor é importante para definir a linha de cores do gráfico.

De onde vem esse número ? Pois deve mudar de MOD pra MOD.

 

Se alguém souber, me avisa, pois ainda não achei em lugar algum.

 

 

[]s

Share this post


Link to post
Share on other sites
pensei em colocar tbem configs para volantes (g25) mas talvez seja algo de gosto pessoal.

 

G25? Eu quero, eu quero. :banana:

Share this post


Link to post
Share on other sites
por enquanto é isso... contribuam ai com o topico e corrijam tudo que acharem necessário ;)

 

 

- O projeto do Motec eu dei uma convertida de outro, então não está 100%...

- O "criando seu setup" foi bem por cima mesmo do que seguir inicialmente. Faltam mais dicas de outras partes para completa-lo.

 

pensei em colocar tbem configs para volantes (g25, momo, etc) mas talvez seja algo de gosto pessoal.

 

 

amanha faço uma revisão nisso tudo :P

 

[]s

 

Acho importante alertar que, para quem usa volante Logitech o Force Feedback tem que ser ajustado em valores negativos, as demais configurações são a gosto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal os tuto.

 

Só um porém: no LeoFFB o arquivo de extensão .dll fica na pasta PLUGINS, mas o .ini fica na pasta raiz do rFactor. Depois de fazer isso, o plugin tem de ser ativado DENTRO do jogo, pressionando a tecla (exceto se foi reconfigurado) G.

 

:zamigos:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...