Jump to content
Forum Autoracing
Batida

Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

Recommended Posts

A pesca esportiva brasileira sofreu uma grande perda no último Natal. Faleceu, em Vitória (ES), o empresário Paulo Amorim.

O guia, que atuava no litoral capixaba, era o detentor do recorde mundial do marlim-azul, homologado pela Associação Internacional de Pesca Esportiva, IGFA. O exemplar de fantásticos 636 kg foi capturado em Vitória em fevereiro de 1992.

Amorim estava internado no Hospital Santa Rita desde o dia 18 de outubro, em decorrência de um acidente automobilístico. Indo para o Iate Clube do Espírito Santo, o pescador perdeu o controle de sua caminhonete e chocou-se frontalmente com um poste de aço.

Quando da entrada no hospital, Amorim apresentava ferimentos leves e estava lúcido, mas sofreu uma recaída e permaneceu internado, alternando seu estado de saúde até o dia 25 de dezembro, quando não resistiu e faleceu.

Um dos maiores nomes da pesca esportiva nacional por seu recorde histórico, o empresário é conhecido mundialmente.

Imagem do IPB

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RECORDE

Marlin Azul 636 Kg, 4,62m - Comprimento, 2,48m - Diâmetro

"Saí para a pesca , como fazia habitualmente todos os sábados e também uma vez durante a semana. Era dia 29 de fevereiro de 1992, sábado de carnaval, saí para a pesca com destino final chegar em Guararapari, onde passaria o Carnaval.

Sempre quando eu saía para a prática deste esporte náutico eu dizia: -"Um dia ainda vou pegar o maior peixe do mundo".

Fui para esta pescaria com uma lancha Mares 30 pés de minha propriedade, a Duda Mares. Esta lancha estava bem equipada e eu utilizei materiais qualificados e em preparados para a pesca de grandes peixes, como é o Marlin Azul.

Levei em minha companhia o amigo Luis Felipe Bumachar. Navegamos cerca de 30 milhas e por volta de 11:00 horas senti que um peixe havia entrado na linha. Pela violência do barulho que fez na carretilha, observei que o peixe era grande. Neste momento, comecei um grande batalha, pois vi o fim da linha na carretilha e por pouco não desisti, sendo animado pelos companheiros de pescaria. Nesta ocasião minha lancha era desprovida de "cadeira" própria para pesca, que dá maior segurança e estabilidade ao pescador.

Na ânsia de continuar lutando com o peixe, foi improvisado um igloo para apoiar a vara. Por cerca de 1h30min fiquei nesta longa briga, usei de toda técnica e de toda força possível quando até tive minhas roupas descosturadas quando finalmente o peixe foi capturado. Surgiu outro problema, como embarcar o peixe se o mesmo não entrava na porta traseira? Diante dessa situação, tomei a decisão de trazê-lo rebocado, somente apoiando o bico e a cabeça na porta de entrada. Após navegarmos 4:00horas chegamos ao píer do Iate Clube do Espírito Santo. Lá foram preciso 28 homens para tirá-lo da água . Somente neste momento é que constatei o tamanho real do peixe.. Eu achava que havia fisgado um peixe de 400kg Na balança tive a feliz confirmação de 636Kg. O peixe foi vistoriado pelo representante da IGFA - em Vitória - Sr. Otacílio Coser Filho, que constatou ser mesmo um Marlin Azul de grande porte, com as seguintes medidas: 4,62m de comprimento e 2,48 de diâmentro. Após as providências de praxe , por total impossibilidade do mesmo ser guardado em frigorífico...

Pelo seu tamanho foi decidido que seria separado em partes para serem doadas para entidades filantrópicas. Foram preservados o bico, a cauda e as barbatanas que foram enviadas aos Estados Unidos , para confecção de uma réplica . Hoje está em exposição no salão de festas do Iate Clube do Espírio Santo, em Vitória. Durante o ano de 1992, de março a novembro, outra tarefa árdua foi desempenhada. Foi o processo de reconhecimento do recorde. Pois pelas normas estabelicidas pela IGFA - Internacional Game Fish Association - há necessidade de um rigoroso relatório com detalhamento exato do ocorrido , com provas materiais como além dos testemunhos escritos dos companheiros de pesca e das pessoas que acompanharam todo o desenrolar dos fatos. Foram enviados os materiais utilizados como vara, isca, linha, que passaram por testes de resistência. Foi exugido até o aferimento da balança que pesou o peixe. Finalmente em novembro tivemos a felicidade de dar este título ao Brasil, título este tão almejado pelo mundo inteiro, oportunizando Vitória ser chamada "capital Mundial do Marlin"

Mais um título mundial pra o Brasil !!!

Palavra do escritor: "ufa... que luta!!!.

Obs.: Reportagem organizada pelo meu saudoso filho Paulo Eduardo, quando tive a oportunidade de relatar para ele há agum tempo atrás, detalhes da captura do MARLIN AZUL de 636 KG.

Paulo Amorim

Imagem do IPB

http://www.pauloamorim636.com.br/record.asp

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O recordista mundial de pesca de marlim, o empresário Paulo Roberto Almeida Amorim, 55 anos, morreu ontem, às 12 horas, no CTI do Hospital Santa Rita, em Vitória.

Paulo Amorim, como era conhecido mundialmente, a bordo da lancha Duda Mares fisgou, no dia 20 de fevereiro de 1992, um marlim de 636 quilos, a 26 milhas da costa capixaba, o que lhe garantiu o título de recordista mundial de pesca oceânica de marlim azul.

Ele estava internado desde o dia 18 de outubro deste ano, depois de se acidentar no quilômetro 21 da Rodovia do Sol, próximo ao Bairro Interlagos, em Vila Velha.

Amorim morava em Guarapari e na noite do acidente se dirigia ao Iate Clube do Espírito Santo, onde receberia uma premiação de pesca.

No dia do acidente, por volta das 19h30, o recordista perdeu o controle do seu carro, um Toyota Hilux, placas MQY 0636, e bateu de frente em um poste de aço no canteiro central da via.

Testemunhas que presenciaram o acidente disseram que o carro de Paulo saiu da pista numa reta. Quando deu entrada no hospital, ele apresentava dores pelo corpo, mas estava lúcido e sem ferimentos graves aparentes.

Nos 67 dias em que esteve internado, o quadro de saúde dele se alternou várias vezes entre melhoras e recaídas. Há cinco anos, Paulo Amorim perdeu um filho, Paulo Eduardo, o Duda, de 19 anos, em um acidente de carro em Minas Gerais

O corpo de Paulo Amorim será sepultado hoje, às 11h, no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.

Uma pescaria que deu trabalho

Paulo Amorim não escondia o orgulho pelo recorde que estabeleceu ao fisgar o marlim azul de 636 quilos em 1992. Mas a aventura não foi fácil. Ele contava que a luta contra o gigantesco peixe durou uma hora e meia. Segundo o empresário, por diversas vezes esteve a pique de jogar a carretilha no mar e abandonar a briga, que, segundo ele, foi sem tréguas. Paulo Amorim dizia que uma disputa como essa poderia durar seis, sete horas, porque o peixe luta, descansa, retoma a briga e assim vai. Foram necessários 20 homens para içar o marlim, que ao morrer ainda expeliu quatro dourados e três atuns.

"Foram necessários 20 homens para içar o marlim, que ao morrer ainda expeliu quatro dourados e três atuns."

pode-se dizer que é quase uma retenção de líquido.... :risada:

Espécies mais comuns na pesca oceânica brasileira

e os respectivos recordes mundias de captura (em kg).

Albacora-branca .................... 40

Atum-cachorra .................... 197

Albacora-de-laje ............... 176

Atum-azul ........................ 679

Agulhão-vela ....................... 64

Cavala-wahoo ...................... 72

Dourado ................................ 40

Bonito-de-barriga-listrada ..... 21

Espadarte ............................ 536

Marlim-azul ......................... 636

Marlim-branco ..................... 83

Na pesca esportiva, ao contrario da caça esportiva, é possivel salvar a vida do peixe, é só tirar o anzol e devolve-lo a agua. Isso se chama "catch and release", foi inventado nos EUA e hoje está amplamente difundido pelo mundo.

Esse Marlin só não foi solto por ser muito grande e por ser um recorde mundial... Esse Marlin foi cortado e depois doado a instituições de caridade, ele alimentou muitas pessoas...

catch and release

Imagem do IPB

Ou seja, morreu pra alimentar o ego do cara. Ele doar dp pode ser pra amenizar a consciencia sei lá... ou não.

nada contra seus tópicos viu batida, eles são sempre muito bons.

Entrei pensando que era aquele jornalista Paulo Henrique Amorim que tinha batido as botas.

Eu tb pensei.

Mesmo assim RIP :(

Entrei pensando que era aquele jornalista Paulo Henrique Amorim que tinha batido as botas.

eu tbm, mas achei estranho ele ser recordista mundial de pesca!!! :shock::risada: