Fórmula E – Briga pelo título “pega fogo” na Alemanha, prevê Di Grassi

sexta-feira, 24 de maio de 2019 às 14:56

Lucas di Grassi

Válido pela décima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E, o e-Prix da Alemanha, em Berlim, no próximo sábado (25) pode ser o momento no qual os candidatos ao título da atual temporada comecem a ser definidos. Faltando apenas quatro das 13 provas, está claro que o importante para ser campeão é não desperdiçar pontos. Com um máximo de 116 pontos válidos em jogo, a liderança do francês Jean-Éric Vergne (DS Techeetah), que soma 87 pontos, pode ser contestada por qualquer um entre os dez primeiros colocados – e nesse grupo não estão nomes potencialmente importantes, como o suíço Sebastién Buemi (Nissan eDAMS), que ocupa a 13ª colocação, mas é sempre um candidato a vitórias.

“Tivemos oito vencedores em nove provas até agora, em um ano extremamente equilibrado, mas agora que a tendência é termos um afunilamento nesse leque de possíveis campeões. A competição vai mesmo pegar fogo a partir de Berlim”, diz Lucas Di Grassi, campeão mundial em 2017, pela sua atual equipe, a Audi Sport ABT Schaeffler. Ele mesmo um dos oito vencedores de corrida em 2019, Di Grassi está empatado com o português António Félix da Costa (BMW Andretti) no quarto lugar, com 70 pontos, e permanece como um dos principais nomes da temporada.

Retrospecto – O brasileiro da equipe Audi tem um retrospecto sensacional no e-Prix alemão, com nada menos que quatro pódios nas cinco edições do evento: foram dois segundos e dois terceiros lugares. No ano passado, a vitória escapou por pouco, com Lucas chegando em segundo. “Como piloto, só posso dizer que estamos vivendo uma competição sensacional. Acho que temos uma boa chance em Berlim, como mostra nosso retrospecto, mas atualmente, na Fórmula E, você precisa ser meio São Tomé: só acreditar vendo. Eu estou muito confiante, nosso carro tem sido bom em quase todas as pistas, e acho que chegamos aqui bem posicionados para brigar pela liderança. Temos a condição. Agora é trabalhar e fazer o melhor possível”, conclui Di Grassi.

Com 2.377 metros, o traçado de Berlim é montado no aeroporto de Tempelhof, no lado sul da cidade. No final dos anos 1940, este antigo aeroporto era usada pelos aliados ocidentais do bloco ocidental para fornecer ajuda humanitária aos berlinenses, ilhados com a interrupção do transporte que fora forçado por um impasse gerado na Guerra Fria. Dos quatro pódios que Lucas detém no e-Prix de Berlim, três foram obtidos na pista montada em Tempelhof.

Motivação – “A Alemanha é a terra da Audi, então essa corrida é especial para a nossa equipe”, conta Lucas, cujo parceiro, Daniel Abt, também é alemão. “No fundo todo mundo tem uma ou duas corridas como preferidas na temporada. Isso é legal, por que dá uma motivação extra. Mesmo que em termos de pontuação essa prova valha tanto quanto as demais, eu gostaria muito de vencer em Berlim justamente por causa dos meus colegas de equipe e nossos patrocinadores. Seria um belo presente para eles – e para mim também, claro”, completa Lucas Di Grassi.

Excepcionalmente, o e-Prix de Berlim fará seus treinos livres nesta sexta-feira. A sessão classificatória para o grid e a corrida acontecem no sábado. Confira os primeiros colocados: 1) Jean-Eric Vergne (França, DS Techeetah), 87 pontos; 2) Andre Lotterer (Alemanha, Techeetah), 86; 3) Robin Frijns (Holanda, Envision Virgin Racing), 81; 4) António Félix da Costa (Portugal, BMW Andretti), e Lucas Di Grassi (Brasil, Audi Sport Abt Schaeffler), 70; 6) Mitch Evans (Nova Zelândia, Panasonic Jaguar Racing), 69; 7) Jérôme D’Ambrosio (Bélgica, Mahindra), 65; 8) Oliver Rowland (Inglaterra, Nissan eDAMS), 59; 9) Daniel Abt (Alemanha, Audi Sport Abt Schaeffler), 59; 10) Sam Bird (Inglaterra, Envision Virgin Racing), 54.

Vencedores em 2019:

1ª etapa, Ad Diriyah (Arábia Saudita), António Félix da Costa (Portugal), BMW Andretti

2ª etapa, Marrakesh (Marrocos), Jérôme D’Ambrosio (Bélgica), Mahindra

3ª etapa, Santiago (Chile), Sam Bird (Inglaterra), Envision Virgin Racing

4ª etapa, Cidade do México, Lucas Di Grassi (Brasil), Audi Sport Abt Schaeffler

5ª etapa, Hong Kong (China), Edoardo Mortara (Suíça), Venturi Racing

6ª etapa, Sanya (China), Jean-Eric Vergne (França), DS Techeetah

7ª etapa, Roma (Itália), Mitch Evans (Nova Zelândia), Panasonic Jaguar Racing

8ª etapa, Paris (França), Robin Frijns (Holanda), Envision Virgin Racing

9ª etapa, Montecarlo (Mônaco), Jean-Eric Vergne (França), DS Techeetah

Tempos do primeiro treino livre:

Pos. Piloto Equipe Carro Dif. Voltas
1 Mitch Evans Jaguar Jaguar 1m08.162s 25
2 Edoardo Mortara Venturi Venturi 0.066s 27
3 Stoffel Vandoorne HWA Venturi 0.115s 28
4 Sebastien Buemi e.dams Nissan 0.130s 27
5 Alex Lynn Jaguar Jaguar 0.238s 28
6 Antonio Felix da Costa BMW BMW 0.241s 26
7 Jerome d’Ambrosio Mahindra Mahindra 0.245s 22
8 Robin Frijns Virgin Audi 0.317s 24
9 Daniel Abt Audi Audi 0.325s 24
10 Alexander Sims BMW BMW 0.374s 27
11 Tom Dillmann NIO NIO 0.522s 23
12 Jose Maria Lopez Dragon Penske 0.539s 22
13 Lucas di Grassi Audi Audi 0.561s 22
14 Oliver Turvey NIO NIO 0.617s 28
15 Oliver Rowland e.dams Nissan 0.630s 26
16 Pascal Wehrlein Mahindra Mahindra 0.818s 23
17 Andre Lotterer DS Techeetah DS 0.838s 24
18 Sam Bird Virgin Audi 0.854s 22
19 Maximilian Gunther Dragon Penske 0.937s 24
20 Jean-Eric Vergne DS Techeetah DS 1.117s 21
21 Felipe Massa Venturi Venturi 1.363s 28
22 Gary Paffett HWA Venturi 1.394s 29

Segundo treino livre:

Pos. Piloto Equipe Carro Dif. Voltas
1 Andre Lotterer DS Techeetah DS 1m07.401s 20
2 Edoardo Mortara Venturi Venturi 0.284s 18
3 Alexander Sims BMW BMW 0.314s 13
4 Sebastien Buemi e.dams Nissan 0.372s 18
5 Mitch Evans Jaguar Jaguar 0.487s 13
6 Felipe Massa Venturi Venturi 0.494s 13
7 Antonio Felix da Costa BMW BMW 0.575s 13
8 Oliver Rowland e.dams Nissan 0.618s 18
9 Alex Lynn Jaguar Jaguar 0.675s 16
10 Daniel Abt Audi Audi 0.688s 17
11 Pascal Wehrlein Mahindra Mahindra 0.717s 17
12 Robin Frijns Virgin Audi 0.719s 8
13 Lucas di Grassi Audi Audi 0.736s 16
14 Jerome d’Ambrosio Mahindra Mahindra 0.776s 11
15 Oliver Turvey NIO NIO 0.859s 14
16 Tom Dillmann NIO NIO 0.964s 14
17 Jean-Eric Vergne DS Techeetah DS 1.056s 18
18 Stoffel Vandoorne HWA Venturi 1.153s 17
19 Gary Paffett HWA Venturi 1.267s 18
20 Maximilian Gunther Dragon Penske 1.416s 15
21 Sam Bird Virgin Audi 1.448s 8
22 Jose Maria Lopez Dragon Penske 1.616s 11

[the_ad id=”237860″]

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.