Fórmula 3 Sudam – Felipe Guimarães vence pela 13ª vez

sábado, 30 de novembro de 2013 às 19:08

Felipe Guimarães

Felipe Guimarães (Hitech Racing) mostrou mais uma vez porque é o Campeão Sul-americano de Fórmula 3 e a nova aposta brasileira para chegar na Fórmula 1 em futuro próximo. Neste sábado, mesmo saindo da última posição, em apenas 12 voltas o brasiliense assumiu a liderança da 17ª etapa e ainda abriu cinco segundos para vencer pela 13ª vez na temporada, completando 23 voltas em 31min59s176 (média de 159,42 km/h) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). De quebra, ainda estabeleceu a volta mais rápida na 10ª passagem com a marca de 1min13s432 (média de 181,15 km/h).

“Foi a melhor corrida do ano para mim. Vim com a faca entre os dentes, vim com tudo, sem medo de nada, sem pressão. Nada como ser campeão antecipado para se divertir”, assumiu Guimarães, que passou a somar 275 pontos contra 196 do paulista Raphael Raucci (Dolly/Beta/RR Racing), o vice-campeão, que terminou em nono.

Largando da segunda posição Felipe Guimarães ficou parado no grid quando o motor de seu carro apagou, enquanto Leonardo de Souza (Kemba Racing) assumia a ponta, seguido do argentino Bruno Etman. Na terceira volta o paranaense Gustavo Myasava (Drugovich/Viapar) já pulava para a vice-liderança, enquanto Guimarães passava em oitavo. Na décima passagem Felipe fez a sua volta mais rápida e ultrapassou o seu companheiro de equipe.

Bastaram apenas mais duas voltas para o campeão assumir a liderança, enquanto Myasava capotava na saída do Esse de alta, sem consequências para o piloto paranaense. Mesmo com o reagrupamento dos pilotos em virtude da entrada do carro de segurança, Felipe Guimarães manteve a liderança para alcançar a sua 15ª vitória na temporada, já que além das 13 na América do Sul, venceu duas na Europa.

“O ritmo de corrida do Felipe é muito superior ao dos seus concorrentes. E o equívoco na largada acabou proporcionando a sua corrida mais bonita”, comentou o paranaense Rodrigo Contin. “Foi uma pena a capotada do Gustavo, porque ele vinha bem. Mas amanhã (domingo) ele estará competitivo no grid”, completou o chefe da equipe Hitech Racing, bicampeã da categoria.

“Amanhã vou largar novamente atrás por causa da inversão do grid, mas vou novamente com a mesma gana para vencer a última corrida da temporada”, avisa Felipe Guimarães. O encerramento da programação é neste domingo, com a 18ª etapa largando a partir das 10h25.

Os cinco primeiros na 17ª etapa do Sul-americano de F3 foram: 1) Felipe Guimarães, 23 voltas em 31min59s176 (média de 159,42 km/h); 2) Leonardo de Souza , a 5s387; 3) Artur Fortunato, a 8s077; 4) Bruno Etman, a 9s271; 5) Ricardo Landucci, a 3 voltas.

Os primeiros na classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de 16 etapas são: 1º) Felipe Guimarães, 275 pontos; 2º) Raphael Raucci, 196; 3º) Gustavo Myasava, 138; 4º) Leonardo de Souza, 95; 5º) Higor Hoffmann, 46.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.