Formula 1 quer alterar sistema de qualificação para 2014

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 às 13:14

Fórmula 1

As equipes de Formula 1 e a FIA estão discutindo modelos para uma imediata mudança nas regras de qualificação para aumentar o espetáculo.

A entidade que comanda o automobilismo convocou uma reunião com os chefes de equipe para 21 de fevereiro, durante o próximo teste da F1 no Bahrain, para discutir a alteração do formato da qualificação para 2014.

A alteração veio depois que apareceram preocupações na recente reunião do Grupo de Estratégia da F1 com a possibilidade de pilotos não participarem do Q3 numa tentativa de economizarem pneus para a corrida.

Para evitar que a qualificação não seja atrativa para os fãs, o Grupo de Estratégia pediu que as equipes e a FIA discutam ideias garantindo que os pilotos sejam obrigados a participar do Q3 para as melhores posições no grid .

Segundo as regras atuais, os 10 melhores pilotos tem que começar o GP com o mesmo jogo de pneus que fizeram o seu melhor tempo no Q3.

Isso tem levado a situações em que pilotos desistem da sessão final de qualificação, o que lhes dá uma livre escolha de pneus, podendo beneficiar a sua estratégia para a corrida.

O objetivo da reunião de 21 de fevereiro é tentar chegar a um consenso com ajustes das regras para garantir que o Q3 também ofereça um espetáculo.

Uma série de propostas estão sendo apresentadas para discussão.

Entre elas uma obriga os 10 pilotos que chegaram ao Q3, comecem a corrida com o jogo de pneus que fizeram sua melhor volta no Q2.

Isso significa que não haverá nenhum incentivo para desistir do Q3.

Além disso, há uma ideia de fornecer aos pilotos jogos extras de pneus para a parte final da qualificação, que serão depois devolvidos à FIA, permitindo lutar pela volta mais rápida, sem se preocupar em comprometer suas chances de corrida.

A Pirelli, fornecedora de pneus para a F1 sempre afirmou que está aberta à ideia de fornecer tais pneus de qualificação se as equipes quisessem.

Haverá também discussões sobre o aumento da duração do Q3 para garantir que haja tempo suficiente aos 10 melhores pilotos completarem duas rodadas cronometradas.

Se estas alterações forem feitas nas regras de qualificação para esta temporada, então deverá ter o apoio unânime de todas as equipes na reunião.

Se houver apoio, as alterações nas regras serão apresentadas à Comissão de F1 e ao Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para ratificação antes da abertura da temporada no Grande Prêmio da Austrália, em 16 de março.

Mas, embora as mudanças provavelmente melhorem o espetáculo do Q3, algumas equipes poderiam se opor se sentirem que as novas regras poderiam prejudicar a sua competitividade.

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.