Finlândia faz estudo para receber GP de F1

Valtteri Bottas – Interlagos 2018

O órgão regulador de automobilismo da Finlândia está procurando realizar um estudo de viabilidade sobre a possibilidade de levar um GP para o país no futuro. Apesar de toda sua importância na história da F1 como fornecedora de grandes campeões, a Finlândia nunca pareceu interessada em sediar um GP.

Recentemente, no entanto, o AKK Motorsport, órgão regulador do país, iniciou um estudo para avaliar a viabilidade de levar a Fórmula 1 à terra dos mil lagos.

A associação de automobilismo solicitou financiamento do Ministério da Educação e Cultura para apoiar seu estudo de viabilidade e “criar um roteiro realista para a possível candidatura para sediar um GP de F1 da Finlândia”.

A escolha do país de um local em potencial já é familiar: o Kymiring, um novo circuito de 4,5 km localizado a cerca de 160 km de Helsinque, que sediará uma rodada de MotoGP em 2020. “A Finlândia tem um excelente e único legado no automobilismo”, disse o CEO da AKK, Tatu Lehmuskallio.

“Não só os pilotos de Fórmula 1 como de rally finlandeses acumularam mais pontos em campeonatos mundiais nas últimas temporadas do que pilotos de qualquer outro país, mas também temos experiência internacionalmente reconhecida em sediar eventos de automobilismo modernos, confiáveis, sustentáveis ​​e, acima de tudo, empolgantes para fãs, parceiros e atletas”, prosseguiu.

“O estudo nos fornecerá conhecimento detalhado sobre o que a competição de automobilismo ao mais alto nível realmente exige e que nos ajudará tremendamente ao realizar outros eventos de corrida também”, concluiu ele.

A Fórmula 1 teve uma presença de vários anos no norte da Europa durante os dias do GP da Suécia em Anderstorp. Recentemente, foram realizados esforços para colocar a Dinamarca no mapa da F1 com uma corrida em Copenhague. Esses planos ainda não se concretizaram e agora parecem seriamente ameaçados pela oposição da cidade a ter carros de F1 nas ruas.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.