FIA: Tolerância zero para o limite de combustível da Formula 1

quinta-feira, 13 de março de 2014 às 9:19

Charlie Whiting

As equipes de Fórmula 1 não terão nenhum grau de tolerância em relação ao limite de 100kg de combustível neste ano, avisou a FIA.

Antes da primeira corrida sob o novo regulamento de eficiência da categoria, há uma grande incerteza sobre o quão perto do limite as equipes podem chegar no GP da Austrália.

Porém, Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, deixou claro que as equipes que ultrapassarem mesmo ligeiramente o limite de 100kg permitido da largada até a bandeirada poderão ser desclassificadas.

“100kg é o máximo, e se elas passarem disso, excederam o limite e não haverá tolerância”, explicou Whiting. “Estamos confiantes na precisão do medidor de fluxo de combustível. Ele sempre terá uma relação com os dados dos injectores para garantir que não haja uma divergência ampla, mas pelo que vimos até agora, não será o caso”.

Whiting disse que a FIA acredita que os medidores funcionarão adequadamente a fim de evitar discussões – e que a federação preparou planos de contingência no caso de uma falha dos dispositivos.

“Fica bem claro desde o começo se aquele sensor vai funcionar. Ele é extremamente preciso ou fornece dados muito errados, portanto você pode identificar se aquele medidor deve ser usado ou não. Nós monitoramos todos eles ao longo de toda a corrida, e se houver uma falha, temos uma solução alternativa”.

“Por exemplo, nós saberíamos quanto combustível foi usado no final da volta 24, e esse seria o ponto de partida para os nossos novos cálculos. Portanto, estamos em boa forma nesse sentido”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.