FIA: Som dos motores V6 não prejudicará o espetáculo da Formula 1

sexta-feira, 1 de julho de 2011 às 12:33
f111-motor350A FIA está convencida de que o som da nova geração de motores da Fórmula 1, que deverá estrear em 2014, será “representativo” das unidades contemporâneas.
Após reclamações de Bernie Ecclestone e dos promotores das corridas sobre um possível enfraquecimento do espetáculo pela mudança originalmente planejada para os turbos de quatro cilindros em 2014, as equipes e fabricantes concordaram com um plano alternativo para V6 turbos de 1.6 litro limitados a 15 mil rpm a partir de 2014.
E mesmo isso podendo não ser suficiente para acalmar a insatisfação entre os promotores, que ameaçaram trocar as provas da Fórmula 1 pela Indy, a FIA afirmou que não tem preocupações com o som.
Em um questionário divulgado pela FIA na quinta-feira, a federação explicou o pensamento por trás do aumento do limite de giros.
“Este parâmetro foi atualizado de 12 mil para 15 mil rpm a fim de dar aos engenheiros mais flexibilidade na potência e gerenciamento de energia”, declarou a FIA. “Entretanto, como consequência da nova arquitetura (V6) e da mudança no limite de giros, o motor terá um som diferente, mas continuará representativo da Fórmula 1”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.