FIA proíbe DRS em bandeira amarela durante corridas de F1

segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 21:31
Mercedes GP F1 com DRS ativado
Mercedes GP F1 com DRS ativado

Os pilotos de F1 não poderão mais usar o DRS (abertura da asa traseira) em condição de bandeira amarela a partir de agora, esclareceu a FIA após a polêmica em torno última volta de Michael Schumacher em Valencia.

Schumacher foi chamado pelos comissários depois do GP da Europa, quando a Red Bull Racing afirmou que o piloto alemão usou o DRS após as bandeiras amarelas terem sido mostradas.

Os comissários decidiram não tomar medidas porque julgaram que Schumacher diminui o ritmo diante dos sinais de alerta, mesmo ele tendo usado o DRS durante um curto período de tempo antes de desligá-lo.

Com essa situação tendo levado alguns pilotos a discuti-la – especialmente porque Sebastian Vettel e Felipe Massa foram punidos por uso do DRS sob bandeiras amarelas durante o GP da Espanha – o diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting, concordou em examinar o assunto no fim de semana em Silverstone.

Entende-se que Whiting informou os pilotos, antes da corrida, sobre como o comportamento sob bandeira amarela seria tratado pelos comissários daqui em diante.

Ele informou que a partir de agora, os pilotos terão que principalmente  “demonstrar” que diminuíram o ritmo o suficiente – com o uso do KERS ou DRS tendo importância secundária.

No entanto, para limitar a possibilidade de qualquer confusão sobre o uso da DRS em tal situação, a FIA disse que de agora em diante vai desativar o uso do DRS sempre que houver uma bandeira amarela sendo exibida na zona de DRS em todas as corridas.

A nova proibição do DRS durante os períodos de bandeira amarela foi implementada pela primeira vez no GP da Inglaterra, na sequência da colisão entre Pastor Maldonado e Sergio Perez.

Antes desta decisão, Schumacher havia dito que ele tinha a impressão de que, contanto que o piloto diminua o ritmo na zona de bandeiras amarela, então não haveria problema.

“Há dois princípios básicos para isto (bandeiras amarelas e DRS) e as pessoas parecem confundi-los”, disse ele. “Não há nenhuma regra que diz que se você usar o DRS durante uma bandeira amarela, você será automaticamente  penalizado. Dependendo de quando isso acontece, você pode provar que reduziu significativamente sua velocidade. Se você usa DRS ou não, isso é outra história.”

“Mas, obviamente, se você usar o DRS do ponto A ao ponto B durante 100% do tempo, então é provável que você não diminuiu o ritmo e deve receber uma penalidade.”

AS – www.autoracing.com.br

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