FIA GT – Toques comprometem resultados do BMW Team Brasil em Zolder

sábado, 18 de outubro de 2014 às 22:07

BMW Team Brazil

O sábado (18) da equipe BMW Team Brasil foi marcado por toques que comprometeram completamente a Corrida Classificatória das duplas brasileiras em Zolder (na Bélgica), em disputa que corresponde à sexta etapa da temporada 2014 do Blancpain Sprint Series. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno largou do meio do pelotão (em 16º) e fez uma grande corrida, teria um quinto ou sexto lugar garantindo, não fosse um toque na última volta. Já Matheus Stumpf/Nelsinho Piquet teve o melhor momento da corrida na largada, saindo em oitavo, superou três concorrentes, mas um toque na segunda curva tirou qualquer chance do carro #30 avançar. O time verde e amarelo terminou em 21º com o BMW Z4 #0, e 22º com o BMW #30. A vitória ficou com César Ramos/ Laurens Vanthoor.

O resultado da corrida deste sábado também definiu o grid de largada da Corrida Principal, que acontece amanhã (19). Com isso, o elenco terá mais uma árdua tarefa neste domingo, que é a de escalar o pelotão e buscar uma corrida de recuperação no Circuito de Zolder, que não é muito favorável ao modelo BMW Z4 e para complicar, ainda não oferece muitas oportunidades de ultrapassagem. A corrida terá transmissão ao vivo do canal SporTV às 9h45. A Rede TV! mostra a disputa às 14h30.

O paulista Sérgio Jimenez, ao final da corrida, estava realmente chateado com o resultado e com a situação ocorrida. Ele lembrou que o quinto ou sexto lugar seria um grande resultado, devido às dificuldades da equipe na classificação. Sofrendo com o equipamento desde a sessão de classificação, ele e o carioca Cacá Bueno, não tiveram condições para passar ao Q3, e ficaram com o 16º lugar no grid.

“A dificuldade começou na classificação. Nós tivemos um problema no aeroquip e fiquei sem freio, não conseguindo usar os meus pneus novos. Assim não fomos para o Q3. Consegui dar uma volta, mas já com o freio baixo, sem eficiência, o que nos colocou em 16º. O carro poderia ter largado em sétimo, não fosse isso, o que seria diferente. Na corrida, larguei consciente, e saí dos acidentes, passei alguns concorrentes, o que nessa pista é quase impossível, mostrando nosso desempenho bom e competitivo na corrida, como sempre. Com um safety car antes da janela de pit stop, ganhamos muitas posições, pulando pra quinto. Nosso pit foi perfeito. Na parte em que o Cacá (Bueno) assumiu, ele ficou preso, não conseguiu passar, mas segurava bem a posição. E, no fim um adversário deu no meio do nosso carro, o que comprometeu todo o nosso fim de semana. O quinto ou sexto lugar seria muito bom, e ainda marcaríamos alguns pontos. Uma pena”, lamentou Jimenez, um dos pilotos do BMW Z4 #0.

A outra dupla da equipe brasileira, formada por Matheus Stumpf e Nelsinho Piquet, começou o fim de semana com mais sorte. Fez uma boa classificação e garantiu lugar entre os top-10, com o oitavo lugar no grid. O gaúcho Matheus Stumpf foi o responsável por fazer a primeira parte da corrida. Com ótima largada, Stumpf logo era o quinto colocado, conquistando três importantes posições. Ditando bom ritmo, tinha tudo para avançar e brigar pelas primeiras posições. Mas um adversário tocou a traseira direita de seu BWM Z4 #30, minando as chances dele e do companheiro Nelsinho Piquet avançarem.

“Larguei em oitavo e estava com um bom ritmo, já tinha ultrapassado três carros, só que na segunda curva uma Lamborghini veio forte e me bateu na traseira. Eu estava no meu traçado, e o concorrente veio por dentro me atropelando. Com a batida, quebrou a roda e o pneu soltou. Fui me arrastando até os boxes para trocar o pneu. E depois da troca, vim buscando posições, mas saímos uma volta atrás, não tinha mais como recuperar. Uma pena, porque fizemos uma ótima largada. Amanhã vamos largar lá atrás e começar tudo do zero, toda batalha de novo”, disse o gaúcho Stumpf.

Nelsinho Piquet também comentou o dia de hoje. “Foi uma corrida difícil hoje. Na largada acertaram o meu companheiro Matheus Stumpf, quebrou a roda e perdemos uma volta. Não tinha muito o quê fazer. Amanhã vamos para ‘guerra’, largando lá de trás”, comentou Nelsinho.

Resultado Corrida Classificatória e Grid para Corrida Principal: (top-6)
1 César Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra),38 voltas
2 Peter Kox / Nicky Catsburg (NSC Motorsports / Syntix Lamborghini LFI), a 15.940
3 Hari Proczyk / Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini LFI), a 21.715
4 Enzo Ide / Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 22.667
5 Andy Soucek / Jonathan Adam (Beechdean AMR Aston Martin Vantage GT3), a 23.467
6 Maximilian Buhk / Maximilian Götz (HTP Motorsports), a 25.944
21 Cacá Bueno/Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a uma volta
22 Nelson Piquet Jr./Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4),a uma volta

Classificação do campeonato (após 11 corridas – top-10):
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 117 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 101
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 97
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 68
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 52
6 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 51
7 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
8 Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
9 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 28
10 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 23
14 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
16 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
21 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.