FIA GT – Pista de Zolder é próximo desafio do BMW Team Brasil

sexta-feira, 17 de outubro de 2014 às 12:00

BMW Z4 #30

Neste fim de semana (dias 17, 18 e 19) acontece em Zolder, na Bélgica, a sexta etapa do Blancpain Sprint Series. A disputa será a penúltima prova do ano, das sete programadas para a temporada. Essa prova marcará também a última participação, em 2014, da equipe patrocinada pelo Banco do Brasil, com sua formação original: Cacá Bueno/ Sérgio Jimenez, no BMW Z4 #0 e Matheus Stumpf/Nelsinho Piquet, no carro #30, conforme anunciado pela equipe há alguns dias. As duas corridas em Zolder serão exibidas ao vivo pelo canal SporTV. A Rede TV! vai mostrar, às 14h30 de domingo (19), a Corrida Principal.

O BMW Team Brasil sabe que não terá vida fácil no circuito belga de Zolder. A pista que foi palco do mundial da F-1 entre os anos de 1973 a 1984, salvo algumas exceções, possui características que não são muito favoráveis ao modelo BMW Z4. Mesmo assim, a equipe verde e amarela espera manter seu ritmo positivo, além do bom entrosamento entre pilotos, engenheiros e chefes da equipe para tentar buscar outros bons resultados no ano. Vale lembrar que na atual temporada o elenco brasileiro já foi ao pódio em quatro oportunidades, foram três terceiros lugares, e uma segunda posição, todos conquistados pela dupla do BMW Z4 #0.

O paulista Sérgio Jimenez reconhece que o traçado é bem exigente. Mas espera que o bom clima da equipe contribua para que alcancem os bons resultados. “A expectativa é de ir bem. Vamos buscar o pódio que nos escapou em Portugal. Vai ser difícil, pois é uma pista complicada para nós novamente, por ser bem de baixa velocidade, que precisa bastante de torque. Acho complicado pensar em vitória, mas nunca é impossível. A equipe está muito bem entrosada e isso nos deixa animados”, considerou Jimenez, que ao lado de Bueno, está em quinto na classificação, com 51 pontos.

Cacá Bueno relembra os resultados da temporada de estreia do time, nessa pista, em 2013, e concorda com o companheiro sobre as dificuldades, mas diz que o objetivo é pontuar bem no campeonato. “De fato, no ano passado a etapa de Zolder não foi muito positiva para nós. A pista é pouco favorável ao nosso carro, então vamos trabalhar para marcar o maior número de pontos possíveis para a equipe no campeonato”, disse o carioca.

No outro carro da equipe brasileira, o gaúcho Matheus Stumpf reforça que o objetivo é trabalhar nos detalhes e no desenvolvimento do carro para tentar buscar um lugar no pódio. “Nós sabemos que vai ser uma etapa em uma pista complicada, mas se tratando do campeonato como um todo, é apenas mais uma pista difícil para nosso carro, e como sempre, vamos lutar e desenvolver o carro o máximo possível, pois ainda estamos esperançosos para que este pódio, que passou tantas vezes perto, chegue nessa próxima prova”, comentou o piloto do carro #30.

Nelsinho Piquet está animado para sua última etapa com o BMW Team Brasil e espera ajudar à equipe a conquistar um bom resultado na Bélgica. “Setembro foi um mês intenso para mim. Disputei cinco corridas em três campeonatos e três continentes. Agora pude aproveitar alguns dias para descansar em Brasília e vou para Zolder com as baterias recarregadas. Será minha última participação com o BMW Team Brasil em 2014 e espero corresponder ao empenho de todos na equipe com uma performance sólida”, declarou o brasiliense.

Na etapa do Azerbaijão, que será a última do ano, Cacá e Jimenez serão substituídos por Ricardo e Rodrigo Sperafico, em virtude da coincidência de datas com a Stock Car. Nelsinho também vai desfalcar a equipe, pois estará no Global RallyCross. E, Matheus Stumpf vai correr com Miguel Paludo na última etapa.

Programação da 6ª etapa em Zolder (horário de Brasília):
Sexta-feira, 17
Das 9h15 às 10h25: Treino livre 1
Das 11h30 às 12h50: Treino livre 2

Sábado, 18:
Das 4h15 às 10h10: Classificação
Das 9h15 às 10h15: Corrida Classificatória (transmissão ao vivo no SporTV1)

Domingo, 19:
Das 6h10 às 6h30: Warm-up
Das 9h45 às 10h45: Corrida Principal (transmissão ao vivo no SporTV1)

Classificação do campeonato (após cinco etapas / dez corridas – top-10):
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 116 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 100
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 93
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 65
5 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 51
6 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
7 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 43
8 Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
9 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 28
10 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 23
14 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
16 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
21 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.