FIA GT – Cacá Bueno/Sérgio Jimenez em segundo lugar do pódio na etapa da Eslováquia

domingo, 24 de agosto de 2014 às 14:57

BMW Z4 #30

Um domingo sem chuva, com sol e tempo estável. Foi assim que os pilotos do Blancpain Sprint Series puderam realizar uma bela disputa na Corrida Principal referente à quarta etapa da temporada 2014, que aconteceu neste domingo (24) no circuito Slovakia Ring, na Eslováquia. Para a equipe brasileira BMW Team Brasil, ficou um sentimento de quero mais, com o carro BMW Z4 #0, de Cacá Bueno/Sérgio Jimenez, que cruzou em segundo, após liderar boa parte da segunda metade da corrida e com grandes chances de vitória, que escapou no finalzinho da corrida. No outro carro, o que se sente é uma frustração, já que o modelo BMW Z4 #30 esteve na confusão da largada, e acabou sendo atingido por outro concorrente, abandonando a disputa. A próxima etapa será em Algarve (Portugal), nos dias 5, 6 e 7 de setembro, na ‘casa’ da equipe brasileira na Europa, onde o time tem sua sede.

Uma confusão na largada, envolvendo quatro competidores, acabou com as esperanças e as chances da dupla do Matheus Stumpf/Valdeno Brito, que tinha um carro rápido e poderia brigar pelo pódio. Matheus Stumpf, que fez boa largada e até chegou a ficar em segundo lugar em alguns momentos, acabou atingido por um toque do brasileiro César Ramos, e foi parar na brita, sem condição de retornar à disputa. Além do BMW #30, o Audi #6, o Lamborghini #28 e o Audi #9 também se envolveram no incidente e abandonaram a prova. Ramos seguiu na disputa, e terminou em 11o.

A confusão acabou favorecendo o BMW Z4 #0, que acabou assumindo o segundo lugar da prova. A partir daí, Cacá Bueno, responsável por fazer a largada e toda a primeira parte da corrida, fez boa disputa com Nico Verdonck, do Mercedes #84. O pentacampeão da Stock Car, chegou a encostar algumas vezes, e quase conseguiu a ultrapassagem.

Na janela de pit stop, Nico Verdonck da Mercedes entrou para o box uma volta antes. Na volta seguinte, Cacá foi para a parada. A sintonia entre equipe, pilotos e mecânicos foi muito boa. E fez com que Sérgio Jimenez retornasse à pista em segundo lugar, para fazer a segunda metade da Corrida Principal. E não demorou para que o paulista encostasse no Mercedes #84. Pouco depois, ele soube aproveitar a chance e ultrapassassou Maximilian Götz, assumindo o primeiro lugar da disputa, posição onde permaneceu até a penúltima volta.

Na sequência, Domininik Bauman que estava em terceiro, com o BMW Z4 #76, começou a virar voltas rápidas, ultrapassando Götz e logo encostando no líder Jimenez. E fazendo muita pressão. O piloto do carro #76 vinha volta a volta em busca da liderança. Jimenez segurou bem a pressão e tinha tudo para ir ao lugar mais alto do pódio. Mas, a tão sonhada vitória, que parecia tão perto, escapou a duas voltas do fim, quando Baumann se aproveitou e ultrapassou Jimenez, quando o BMW Z4 #0 do paulista apresentou um problema com o combustível. Mesmo assim, a dupla brasileira que viu a vitória escapar na penúltima volta, voltou ao pódio e ficou com o segundo lugar, o melhor resultado da equipe na temporada e na história do time no mundial de Gran Turismo. Enzo Ide/ Rene Rast completou o pódio da Corrida Principal neste domingo no circuito Slovakia Ring.

Para o carioca Cacá Bueno, o segundo lugar veio um pouco amargo, mas para ele o saldo do fim de semana foi positivo “O balanço foi positivo, pois foi o pior início de fim de semana que tivemos nesses dois anos aqui na Europa. Na corrida 1 classificamos lá atrás, tivemos que trocar motor, largarmos do box. Simplesmente porque o carro não andava. Mas, a equipe trabalhou muito bem. Trocou o motor, melhorou o carro e, depois, a gente tinha um dos melhores carros da etapa. Fizemos um bom pit stop, com um bom trabalho dos pilotos, também tivemos um pouco de sorte na largada. Enfim, passamos muito perto de ganhar a corrida. Ficamos com um segundo lugar, que em outras circunstâncias, estaríamos comemorando muito, mas fica sim aquele gostinho amargo porque um problema na bomba de combustível no finalzinho nos tirou a vitória. São coisas de corrida, mas foi bom voltar a ter um carro competitivo”, enfatizou Bueno, que ao lado de Sérgio Jimenez, está em quarto no campeonato, com 51 pontos.

Sérgio Jimenez concorda com o companheiro, e lamenta pela vitória ter escapado, mas enfatizou o bom trabalho da equipe e o resultado da etapa. “Foi um fim de semana que começou muito complicado para nós e acabou terminando com um pódio. Uma vitória que escapou pelos dedos pela falta de combustível no final, mas com certeza foi super positivo. Estou contente e temos que agradecer a equipe pelo espetacular trabalho feito aqui. Agora vamos para Portugal. Vamos ver se lá a gente consegue a tão sonhada vitória”, comentou o piloto paulista do BMW Z4 #0.

Matheus Stumpf, um dos integrantes do carro BMW Z4 #30, lamentou o incidente que o tirou da prova. “O Audi do César Ramos veio descontrolado e não tive o que fazer. Tive a impressão que ele tocou no Cacá (Bueno) e também no Audi #9 do (Fabian) Hamprechet. O César rodou e acabou atingindo alguns carros, o meu inclusive. Uma pena, porque estávamos rápidos e acredito que daria para brigar pelo pódio”, disse o gaúcho.

Resultado da Corrida Principal na Eslováquia (top-10): 
1 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4), 29 voltas
2 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 1.557
3 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 14.215
4 Maximilian Götzk/Nico Verdonck (HTP Motorsport Mercedes Series), a 16.529
5 Lucas Wolf / Luca Stolz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), a 30.169
6 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3, a 32.770
7 Alessandro Latif/ Marc Basseng (Phoenis Racing Audi R8 LMS Ultra), a 34.364
8 Sten Penthus/Chris Van Der Drift (Bhaltech McLaren Mp4-12C), a 35.219
9 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 1.05.874
10 Benjamim Hetherington/Armaan Ebrahim (Fortec Motorsports Mercedes SLS AMG GT3), a 1.11.132
Matheus Stumpf/ Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), não completou

Classificação do Campeonato (após quatro etapas / oito corridas – top-10): 
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 85 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 69
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 67
4 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 51
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 51
6 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
7 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 35
8 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 28
9 Nico Verdonck (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 25
10 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
10 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3, 21
13 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
14 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
18 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.