FIA GT – BMW Team Brazil segue confiante para segunda etapa em Zolder

quarta-feira, 17 de abril de 2013 às 15:54

BMW Team Brasil

Passada a ansiedade típica da estreia, o BMW Sports Trophy Team Brasil está pronto para os desafios da segunda etapa do FIA GT Series. Desta vez, os quatro pilotos – da única equipe 100% brasileira no mundial de turismo – vão acelerar pelo traçado de Zolder, na Bélgica, em busca de importantes pontos no campeonato. O canal SporTV transmite as corridas de sábado e domingo, a partir das 9h15 (de Brasília).

Mais adaptados às regras e aos detalhes da categoria, os pilotos consideram que estão mais preparados para a segunda rodada da competição. Um ponto positivo para a equipe brasileira na disputa em Zolder é que os 3,977 km do traçado do Circuito de Terlaemen já são conhecidos por 75% do elenco brasileiro. O único que não conhece a pista é o pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno. Por tudo isso, a expectativa é positiva para a rodada que começa já nesta sexta-feira (19) com os treinos livres, a partir das 5h da manhã, pelo horário de Brasília.

Na Bélgica, Cacá Bueno acredita que a equipe brasileira terá um final de semana mais tranquilo, do que em Nogaro (Fra). Ele espera que a etapa de Zolder seja mais um passo rumo aos objetivos da equipe. “A expectativa é boa. A gente teve uma estreia difícil, porém proveitosa na França, e devido às circunstâncias conseguimos um resultado significativo. Esperamos algo melhor para esta segunda etapa e ainda estamos na busca do acerto ideal. Acredito que será um fim de semana mais tranquilo para todos. Mas, sabemos que é preciso uma evolução e será necessário ganhar alguma quilometragem para alcançar nossa meta que são os pódios e as vitórias”, ressaltou o carioca, piloto do carro #0.

Bueno considera que o fato dos outros três pilotos já terem algum conhecimento do traçado pode ajudar a encontrar o equilíbrio do carro mais rapidamente. “Isso com certeza nos ajuda a achar o acerto ideal do equipamento mais rápido, e ‘encurta’ um caminho pra gente. Além disso, temos dados suficientes para saber o que o carro precisa em cada pista. Com certeza vai ser um final de semana melhor. Eu ainda não colocaria a gente na lista dos favoritos, mas sem dúvida, Zolder será um passo para chegarmos ao nosso propósito a partir da segunda metade da temporada”, analisou o Cacá, que junto com Khodair, está em sexto na classificação da categoria Pro Cup, com 12 pontos. Em Nogaro, a dupla conquistou dois quinto lugares na categoria.

Allam Khodair relembra os desafios da primeira etapa, e diz que tudo serviu de preparação para toda equipe. “Na primeira etapa, além da expectativa, foi tudo novo para a equipe inteira. O aquecimento de pneus, horários, regras, enfim, tudo isso deixou nossa estreia ainda mais sobrecarregada. Agora a equipe já teve mais tempo para treinar pit stops; os engenheiros estudaram melhor os dados, e acredito que chegaremos nessa segunda etapa mais preparados”, disse o companheiro de Cacá Bueno no BMW Z4 #0.

O ‘Japonês Voador’ considera positivo o fato de andar em uma pista conhecida. “É a única pista do calendário onde eu já corri. Claro que é melhor assim, apesar de eu não ver problema em conhecermos as pistas e achar o melhor acerto para nosso carro. Apesar de ter alguns pontos travados, o circuito de Zolder com certeza favorece mais aos BMWs do que o de Nogaro”, observou Khodair, que correu pela F-3000 na pista belga.

A bordo do outro carro da equipe, o BMW Z4 #21, o paranaense Ricardo Zonta também acredita que o equipamento se adaptará melhor no circuito belga, mas aponta algumas características que vão exigir atenção. “É uma pista que já conheço, corri lá em 2011. É um traçado bem difícil, estreito e com poucos pontos de ultrapassagem. Mas mesmo assim, acredito que nosso carro vai se adaptar melhor a essa pista, devido às curvas de baixa, que são mais favoráveis aos modelos BMW Z4”, considerou o campeão de GT em 1998.

Zonta concorda que nesta segunda etapa o entrosamento está melhor. “Agora não tem mais aquela ansiedade da estreia. Na primeira etapa, eu e o Sérgio tivemos uma adaptação mais demorada, porque não conhecíamos o carro, e acabamos não andando o suficiente, devido à chuva. Estou animado para a segunda etapa, pois já temos o conhecimento do equipamento, sabemos que é uma pista mais favorável para o carro e conhecemos o estilo de guiada um do outro, que é praticamente o mesmo”, disse.

Seu companheiro Sérgio Jimenez não aposta em vida fácil para a única equipe brasileira no mundial de turismo. “Eu já fui a este circuito, mas nunca andei de carro de corrida por lá. Acho que vai ser um pouco complicado, pois é uma pista de baixa velocidade que precisa bastante de torque, teremos que trabalhar para encontrar o melhor acerto do carro. Mas nossa expectativa é de conseguirmos fazer os treinos bem, se o clima ajudar – já que isso foi um dos maiores problemas em Nogaro”, comentou Jimenez.

O piloto paulista também falou que ainda está se adaptando. “Ainda não conheço completamente o carro. Não treinei muito na primeira etapa e andei praticamente na corrida, já que a classificação foi com a pista secando e teve duas bandeiras vermelhas. Espero que o clima ajude em Zolder para conhecermos mais o carro e principalmente para testarmos o funcionamento dos pneus. Precisamos achar o balanço ideal”, observou o piloto, que ao lado de Zonta, está em nono no campeonato, com 3 pontos. Em Nogaro, a dupla ficou em sexto e nono nas corridas 1 e 2, respectivamente, na categoria Pro.

O BMW Sports Trophy Team Brasil tem o patrocínio da BMW do Brasil e Banco BMG, co-patrocínio das empresas Ser-Glass e TecPro e apoio Beta Ferramentas e Salsa.

Classificação do Campeonato (categoria Pro):

1 – F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 25 pontos
2 – M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 21
3 – S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS 34), 18
4 – A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 16
5 – S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 13
6 – C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 12
7 – K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11
8 – A.Zuber/M.Parisy Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C, 6
9 – R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 3
10 – D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

Confira os horários para a 2ª etapa da FIA GT Series em Zolder (horários de Brasília):

Sexta-feira, dia 19 de abril
5h00 às 6h20 – Treino Livre 1
9h30 às 10h30 – Treino Livre 2

Sábado, dia 20 de abril
4h10 às 5h10 – Treino Classificatório
09h15 às 10h15 – Corrida Classificatória

Domingo, dia 21 de abril
4h15 às 4h35 – Warm up
9h15 às 10h15 – Corrida Principal

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.