FIA GT – BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia produtivo em Navarra

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 às 17:18

BMW Team Brasil

Os pilotos da FIA GT Series tiveram 3h30 de testes extras nesta sexta (dia 27) para trabalharem no acerto de seus carros no circuito de Navarra, na Espanha, que recebe a 5ª rodada dupla da categoria. Tempo precioso, principalmente para os pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil. Cacá Bueno e Allam Khodair, a bordo do BMW Z4 #0, encerraram o dia na nona colocação no geral e em sexto lugar na categoria Pro. Sérgio Jimenez e o estreante Átila Abreu, com o BMW Z4 #21, ficaram em 12º no geral e oitavo na categoria.

Neste sábado (28), serão mais duas sessões livres e o classificatório. As duas provas acontecerão no domingo (29). A primeira delas às 5h15 de Brasília (ao vivo no SporTV 3) e a Corrida Principal às 9h15 (exibição no SporTV às 11 horas).

Para Cacá Bueno, a performance do carro no traçado de 3,933 km superou suas expectativas. “A posição no final do dia não foi boa, mas eu não caprichei na minha volta. Teria ficado em sexto ou sétimo, que é onde estivemos na temporada inteira. Mas muito mais próximo dos primeiros do que em outros circuitos, apesar de eu achar inicialmente que este era um circuito que não favorecia a gente”, destacou. “É esperançoso, é promissor, até porque tem o que melhorar. Acho que temos um carro para brigar um pouco mais na frente. Vamos ver amanhã”, continuou o carioca.

O companheiro Allam Khodair comemorou as horas extras de treino. “O mais importante deste teste foi exatamente esse dia mais longo de treino, sem a pressão de alguns minutos de treinos livres e depois a classificação. Então conseguimos absorver mais informações. Fizemos testes válidos para o carro e melhoramos. E agora, quando iríamos para a classificação, vamos recomeçar um dia de treino, já com muito mais informação. Isso vai ser mais proveitoso e estou confiante para ser a nossa melhor corrida”, afirmou.

No carro #21, o estreante Átila Abreu ficou contente com sua primeira experiência. “Este carro é algo totalmente novo pra mim, tem ABS, controle de tração, várias coisas que na Stock Car não tem. O carro é mais rápido que um Stock Car, mas você não sente o mesmo grip, então são novidades que levam um pouquinho de tempo para se acostumar. Acho que tem bastante coisa pra melhorar e preciso entender onde posso extrair mais do carro. Mas gostei bastante do meu primeiro dia na equipe. O trabalho com os engenheiros foi muito bom, com o Jimenez também, ele me ajudou bastante e conseguimos trocar muitas informações. O meu entrosamento com a equipe foi bem acima do que eu imaginava”, contou o piloto que substitui o paranaense Ricardo Zonta.

Para Jimenez, o dia poderia ter sido um pouco melhor, já que a equipe enfrentou alguns imprevistos. Mas o balanço final foi bom. “Surgiram alguns imprevistos no carro e foi bom não ter acontecido no dia da classificação. Então neste sentido, foi positivo. Não conseguimos testar muitas coisas, mas acendeu pelo menos alguns caminhos para tomar pra sábado e esperamos contar com um carro competitivo. O Átila também teve de andar mais, porque este carro é muito manhoso e foi bom para ele ter esse tempo de teste”, disse.

A boa estrutura do autódromo de Navarra e a qualidade do asfalto da pista espanhola foram bastante elogiados pelos pilotos. Para eles, a pista só peca por não ter mais trechos de alta velocidade.

“Estrutura, qualidade do asfalto, box, é tudo uma maravilha. Já o desenho, tirando a curva 1, que é muito legal…. Eu ando de carro de corrida, não ando de carro de freada. Meu gosto é mais pra circuito de alta mesmo”, comentou Bueno.

“Uma pista com uma infraestrutura muito boa, várias áreas de escape, mas que também é difícil, com várias freadas, freadas em curva, o que exige muito do carro e do piloto. Para achar o limite é bem diferente”, ressaltou Abreu.

“A pista é bem legal, tem bastante curva de baixa, poderia ser um pouco mais de alta, mas em termos de estrutura, asfalto, áreas de escape é muito boa mesmo. Mas é complicada para ultrapassagem, então vai ser uma corrida difícil”, avaliou Jimenez.

“A pista é boa. Mas tem muita curva de segunda marcha, tem até duas curvas de primeira marcha e isso talvez não favoreça muito o nosso carro, mas a gente está tentando encontrar o melhor acerto, para achar tração e perder menos nestes setores de baixa. No primeiro setor, de alta, estamos bem. Agora, temos de achar um melhor balanço pro carro nos outros setores, principalmente no setor 3, onde estamos perdendo mais. São três curvas de segunda marcha, uma de primeira marcha. Ai que a gente está devendo uns três, quatro décimos”, explicou Khodair.

No período da tarde, os pilotos vão focar os trabalhos na troca de pilotos durante o pit stop. Algo muito importante, especialmente para os novos companheiros Átila e Jimenez.

“Estava acostumado com o Ricardo (Zonta), que não trocava nada. Saia um e entrava o outro igual. Com o Átila, a posição felizmente não muda, só mesmo o pedal. Mas muda o cinto. Haverá um cinto pra mim e outro pra ele. E como o carro é bastante apertado e ele é bem mais alto, precisa treinar bastante a entrada e a saída do carro”, completou Jimenez.

Os melhores tempos nos testes desta sexta-feira em Navarra:

1. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 1min39s759
2. K. Chandhok / Y. Buurman (Vita4one Racing Team / BMW E89 Z4) 1min39s772
3. G. Demoustier / D. Tappy (Von Ryan Racing / McLaren MP4-12C) 1min39s818 **
4. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT /Audi R8 LMS) 1min39s933
5. C.Campanico / Ammermuller (Novadriver / Audi R8 LMS) 1min39s969 **
6. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 1min40s062
7. H. Proczyk / G. Tweraser (GRT Grasser Racing Team / Lamborghini LP560-4) 1min40s264 **
8. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) 1min40s239
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min40s291
10. M. Basseng / S. Rosina (Lamborghini Blancpain / Lamborghini LP560-4) 1min40s306
12. A. Abreu / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min40s466

** Categoria Pro-Am

Confira os horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília):

Sábado, dia 28 de setembro
5h00 às 6h20 – Treino Livre 1
7h35 às 8h50 – Treino Livre 2
12h00 às 13h00 – Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)

Domingo, dia 29 de setembro
4h00 às 4h20 – Warm up
5h15 às 6h15 – Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)
9h15 às 10h15 – Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) – após quatro etapas (oito corridas):

1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 36
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.