FIA GT – BMW Sports Trophy Team Brasil estreia em Nogaro marcando pontos

domingo, 31 de março de 2013 às 15:02

Ricardo Zonta e Sergio Jimenez

O BMW Sports Trophy Team Brasil disputou neste domingo (dia 31) a primeira prova da etapa inaugural da FIA GT Series 2013, no autódromo Paul Armagnac, em Nogaro (Fra). As duplas Cacá Bueno / Allam Khodair (BMW Z4 #0) e Ricardo Zonta / Sergio Jimenez (BMW Z4 #21) terminaram a Corrida Classificatória em sétimo e oitavo, respectivamente, e quinto e sexto na categoria Pro Cup. Com o resultado, marcaram os primeiros pontos para a única equipe 100% brasileira na história do campeonato.

Após uma hora de disputas, a vitória ficou com o nove vezes campeão mundial de rali, Sebastien Loeb, que estreia na categoria ao lado do português Alvaro Parente.

A prova definiu as posições no grid para a Corrida Principal, que acontecerá nesta segunda-feira (1º de abril – feriado na França), a partir das 9h15 (de Brasília), e será transmitida ao vivo pelo SporTV 2. Diferente da corrida deste domingo, onde apenas seis pilotos de cada categoria pontuaram (8, 6, 4, 3, 2, 1), a prova de amanhã terá 10 pilotos marcando pontos, com maior peso (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1).

Loeb e Parente, que já tinham um ponto pela pole de ontem na categoria Pro, lideram com 9 pontos e saem na frente novamente amanhã. Os pilotos brasileiros dividem a quarta fila. Cacá larga com o BMW Z4 #0 em sétimo e Zonta sai em oitavo com o carro #21.

Corrida Classificatória

No BMW Sports Trophy Team Brasil, Khodair foi o responsável por largar com o carro #0. Depois de ter se classificado em sétimo, a dupla ganhou duas posições no grid em virtude das punições aos pilotos Andreas Zuber / Mike Parisy (que largariam em segundo) e Carlos Vieira / Cesar Campanico (que partiriam da sexta posição). Zonta e Jimenez ganharam uma posição na largada, partindo do décimo posto.

Khodair, que chegou a ganhar uma posição na largada, passou grande parte da prova em quarto e entregou o carro para Cacá Bueno na quinta colocação. A parada da equipe foi muito boa, mas ao voltar para a pista Cacá passou a ter problemas com a pressão da bomba de combustível, perdeu posições e depois de alguns procedimentos conseguiu resolver o problema. No final, era um dos pilotos mais rápidos na pista, conseguindo garantir os primeiros pontos.

“O pit stop foi bom e voltei em terceiro para a pista, mas desde a minha primeira volta faltava pressão na bomba de combustível. Felizmente, após alguns procedimentos, liguei e desliguei os sistemas eletrônicos e deu certo. Então foi a hora de remar e consegui subir de 12º para sétimo, virando tempos iguais aos pilotos que brigaram pela terceira posição”, comentou o pentacampeão da Stock Car.

“Achei que iríamos largar em último amanhã, mas conseguimos nos recuperar. Não foi tão bom, poderíamos ter brigado pelo pódio, mas dentro do que aconteceu o sétimo lugar não foi tão ruim”, completou Bueno.

Khodair também respirou aliviado ao final da sua primeira corrida na categoria. “Eu estava preocupado com a largada, porque não sabia o ‘timing’ do diretor de prova e a asa do concorrente da minha frente era muito alta. Então, tive que tirar um pouquinho pra ver, mas consegui acelerar no momento certo e, mesmo me enroscando com o Audi que ganhou no ano passado aqui, saí em quarto, o que foi positivo”, contou.

“Ainda estamos aprendendo a trabalhar com este pneu, e o carro ficou dianteiro na prova. Agora temos que trabalhar para melhorar isso e quem sabe brigar pelo pódio amanhã”, disse Khodair.

Jimenez teve um começo mais complicado. Depois de largar bem e ganhar posições, o piloto levou um toque e quase rodou. Na segunda curva, um dos carros saiu na sua frente e o piloto foi obrigado a frear, perdendo quatro posições. “O equilíbrio do carro não estava tão bom no começo da prova. Mudamos o acerto da classificação para a corrida, mas passamos do ponto e ele estava siando de frente. Alguns carros estavam com problemas, com os pneus dianteiros furando e então fiz de tudo para me manter na pista até a parada. Com o tanque menos cheio, o carro melhorou um pouco e o Ricardo conseguiu um ritmo excelente para marcar o nosso primeiro ponto”, declarou o paulista.

Único brasileiro campeão na categoria, em 1998, Zonta destacou que o saldo foi positivo, além de finalmente ter conseguido andar mais tempo com o carro. “A equipe trabalhou bem no pit stop e ganhamos quatro posições. Ainda precisamos adaptar o acerto ao nosso estilo de guiada para atingir o limite do carro e andar mais rápido”, finalizou.

Antes da prova desta segunda-feira, os pilotos terão trinta minutos de warm up, entre 4 e 4h30 (de Brasília).

EB - www.autoracing.com.br

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