FIA GT – Audi vence; toques e batidas prejudicam BMW Team Brasil no sábado

sábado, 20 de abril de 2013 às 14:38

BMW Team Brasil

Na corrida deste sábado (20), em Zolder (BEL), o BMW Sports Trophy Team Brasil largou do meio do pelotão, com Cacá Bueno, do BMW Z4 #0, saindo em 11º e Sérgio Jimenez (#21), em 12º. Com isso, a equipe brasileira focou seus esforços em uma prova de recuperação. Os carros apresentaram boa evolução, tanto que Bueno conseguiu cinco posições logo na largada e Jimenez também chegou a subir três colocações. O resultado final, no entanto, foi prejudicado por toques de outros adversários. Cacá Bueno / Allam Khodair (BMW Z4 #0) terminaram em 11º no geral e nono na categoria Pro Cup. Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez ficaram em 19º no geral e 11º na Pro. Vale lembrar que a posição de chegada na corrida classificatória define o grid da corrida principal. Amanhã (21), às 9h15 (horário de Brasília), o SporTV mostra ao vivo a segunda prova da etapa de Zolder.

A corrida classificatória deste sábado no circuito belga, válida pela segunda etapa do FIA GT Series, tinha tudo para ter um resultado positivo para o BMW Sports Trophy Team Brasil. Mas alguns toques e batidas de outros concorrentes nos modelos BMW Z4 da equipe brasileira acabaram comprometendo o resultado da equipe verde e amarela. A equipe já começa a pensar na corrida de amanhã e o objetivo é chegar na zona de pontuação.

Bem no início da disputa, Cacá foi tocado duas vezes, o que contribuiu para diminuir o ritmo de corrida. Sérgio Jimenez levou uma batida praticamente no meio de sua porta, do concorrente Álvaro Parente, companheiro do nove vezes campeão de rali Sebastien Loeb, que tomou uma penalização com uma passagem pelo box. Mesmo assim, ambos os pilotos da equipe brasileira tentaram manter o desempenho.

Na abertura da janela de pit stop, com uma boa estratégia do BMW Sports Trophy Team Brasil, Jimenez foi o primeiro a ir para box. O tempo para troca de pilotos e pneus foi muito bom, mas o carro #21 demorou para voltar à pista, por causa da porta que não fechava, devido à batida ocorrida pouco antes. Zonta, que assumia a segunda parte da corrida, bem que tentou e retornou ao traçado, mas poucas voltas depois recebeu a bandeira laranja e preta, que indica que o piloto tem algum problema, e precisou retornar ao box. Era justamente a situação da porta, que o impediu de continuar na disputa, abandonando na volta 29. A dupla do carro #21 vai largar da 19ª posição neste domingo.

No outro carro do BMW Team Brasil, após o toque inicial, a parada no pit stop também foi eficiente. Khodair foi para a pista disposto a conseguir um lugar na zona de pontuação. Ele até impôs um ritmo forte, mas isso não foi suficiente para chegar perto dos líderes. O Japonês Voador cruzou em 11º, sendo o nono na categoria Pro Cup, posição em que vai largar na Corrida Principal.

Sérgio Jimenez comentou que se não fosse a batida, que danificou a porta do BMW Z4 #21, a dupla teria chances de pontuar na corrida deste sábado. “Fiz uma boa largada, me posicionei bem e consegui umas três posições, eu era competitivo e com ritmo bom. Mas a McLaren (do piloto Álvaro Parente #9) veio muito rápido detrás, e me acertou no meio de uma chicane. Eu não esperava, tanto que eu quase rodei, mas por sorte consegui voltar pra pista, apesar de ter perdido algumas posições. Quando abriu a janela de pit stop, nossa estratégia foi perfeita e fui o primeiro a entrar, nossa troca foi ótima. Quando fui fechar a porta, ela não fechava, e tentei de várias maneiras, mas aí já tínhamos perdido muito tempo. E foi o que prejudicou nossa corrida, não fosse isso, provavelmente teríamos terminado na zona de pontuação”, considerou o paulista.

Ricardo Zonta concordou com o companheiro. Mas disse que na prova de amanhã, a estratégia é ir pra cima. “O Jimenez fez boa largada e tínhamos condições para marcarmos alguns pontos nesta corrida de classificação, mas a batida acabou danificando o trinco e na troca de pilotos a porta não fechou. Eu fui para a pista e tentei guiar com uma mão só e a outra segurava a porta, mas eu tinha que soltar a mão esquerda para reduzir e a porta abria, e foi aí que eu recebi a bandeira para voltar ao box. Tentamos consertar e continuar, mas não foi possível. Amanhã o jeito é ir para cima e tentar marcar alguns pontos”, observou o paranaense campeão de GT em 1998.

A outra dupla da equipe lamentou a pancada que atingiu o modelo BMW Z4 #0, logo no início da prova.

“Nosso carro estava bom, e eu larguei bem, mas tomei uma baita pancada na primeira curva, e depois um novo toque na segunda. Com isso caí algumas posições e foi complicado recuperar. Fiquei disputando com a Ferrari, Nissan e com o Jimenez. O que me restou foi ficar ali no meio do ‘comboio’, já que não dava pra ir mais à frente. Largamos em 11º e chegamos na mesma posição. Uma pena foi a panca na primeira curva. Fizemos um bom pit stop, e depois o Khodair entrou bem, mesmo com a dificuldade que tínhamos na traseira (devido ao toque), e ele pegou um bom ritmo e andou muito bem no final. Acho que poderíamos ter brigado para estar mais à frente, entre sétimo ou oitavo, se não tivéssemos tido azar na primeira volta. Amanhã temos que tentar largar melhor para salvar pontos e não ficarmos tão distante dos líderes na classificação”, avaliou Cacá Bueno.

“O lado positivo dessa corrida é que no final eu era muito competitivo. Acho que estamos aprendendo muito com o carro e foi a primeira vez que andamos com uma temperatura parecida com a que tínhamos no Brasil, algo perto dos 30 graus. No começo da minha corrida (segunda parte), foi um pouco complicado, mas no final eu fiquei satisfeito, estava bem perto do tempo dos carros líderes. Hoje encontramos mais uma receita, nosso pit stop já foi melhor. Amanhã vou largar pensando em fazer um bom ritmo na primeira parte, pra poder entregar o carro para o Cacá em uma boa posição. Queremos voltar a pontuar”, disse o piloto Allam Khodair.

Nota: Os pilotos do carro #12, Niki Mayr-Melnhof e René Rast (Audi R8 LMS), foram reavaliados, de acordo com a classificação de pilotos, e precisaram mudar de categoria, e agora fazem parte da Pro-Cup, a mesma dos pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil. Desta forma, a organização resolveu manter os pontos conquistados por Mayr-Melnhof e Rast em Nogaro (FRA), e incluíram a dupla na classificação geral da categoria Pro. Sendo assim, antes da corrida 1 em Zolder, o carro #12 já ocupava a quarta posição, com 17 pontos. A recategorização também alterou a posição dos pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil.

Os melhores na Corrida Classificatória em Zolder / Grid Corrida Principal:
1) 11 Ortelli/Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), 39 voltas em 1h01min06s *
2) 24 Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini Lamborghini LP560-4), a 10.332*
3) 12 R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), a 15.928*
4) 10 A.Zuber/M. Parizy (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3), a 16.427 *
5) 13 Sandström/Strippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), a 17.355 *
6) 2 Simonsen/Afanasiev (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3), a 17.846**
7) 1 A. Day /M. Buhk (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3), a 18.666 *
8) 5 A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), a 29.446 *
9) 51 F. Salaquarda / F. Onidi (AF Corse Ferrari 458 Italia GT3), a 40.709 **
10) 28 J. Seyffarth / K. Chandhok (SMS Seyffarth Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 41.157*
11) 0 C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), a 43.268, *
19) 21 R. Zonta/ S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), não completaram *

* Categoria Pro Cup
**Categoria Pro Am

Classificação do Campeonato (Categoria Pro-Cup)
1 – F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 27 pontos
2 – S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS 34), 26
3 – M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 22
4 – R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), 21
5 – A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 16
6 – S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 13
7 – C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 12
8 – K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11
9 – A.Zuber/M.Parisy Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C, 9
10- 24 Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini Lamborghini LP560-4), 7
11 – R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 3
12 – D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.