FIA GT – Audi na pole em Nogaro; brasileiros da BMW largam em 7º e 11º

sábado, 30 de março de 2013 às 14:55
Audi de Rene Rast

Audi de Rene Rast

Definido o grid de largada para a Corrida Classificatória, que abrirá a temporada da FIA GT Series, neste domingo (31), no autódromo Paul Armagnac, em Nogaro (Fra). Única equipe 100% brasileira na história da categoria, o BMW Sports Trophy Team Brasil vai partir da sétima posição, com a dupla Cacá Bueno / Allam Khodair (BMW Z4 #0), e em 11º com Ricardo Zonta/ Sergio Jimenez (BMW Z4 #21).

Após o classificatório deste sábado (30), a pole position ficou com os pilotos René Rast (Ale) e Niklaus Mayr-Melnhof (Aut), da equipe Belgian Audi Club Team WRT, que correm na categoria Pro-Am. Na Super Pole, eles registraram o tempo de 1min26s091 e vão dividir a primeira fila com a dupla Andreas Zuber (Aut) e Mike Parisy (Fra), da equipe Sebastien Loeb Racing (McLaren MP4-12C), categoria Pro.

Nove vezes campeão mundial de rali, Loeb também estreia na categoria e sai em terceiro. A prova terá sua largada às 9h15 (de Brasília). O resultado desta corrida determinará o grid da Corrida Principal, que será disputada na segunda-feira (dia 1º de abril – feriado na Europa), também às 9h15, com transmissão ao vivo para o Brasil pelo SporTV 2.

O sábado em Nogaro começou com tempo instável e foi assim durante todo o dia, com os pilotos tendo que trabalhar em condições de pista seca e molhada. Mesmo assim, no treino livre da manhã, Khodair fez a melhor volta, mostrando que a equipe havia encontrado um bom acerto para o carro.

O classificatório foi dividido em três partes. No Q1, um dos pilotos da dupla teve 15 minutos de treino. Cacá registrou a sexta melhor marca e Zonta foi o oitavo. No Q2, mudança de pilotos e mais 15 minutos de treino. Khodair terminou em oitavo e Jimenez foi o 11º. Para o Q3, passaram os 10 melhores, entre os 24 carros das três categorias (Pro, Pro-Am e Gentleman Trophy), combinando os tempos do Q1 e Q2. Com o oitavo tempo no combinado, Cacá e Khodair seguiram na disputa para a Super Pole, mas Zonta e Jimenez ficaram de fora, com a 11ª posição no grid.

Na última parte do classificatório, Cacá foi o responsável pela condução do BMW Z4 #0. Com apenas duas voltas lançadas, ele registrou a sétima melhor marca (1min27s110), garantindo um lugar na quarta fila. O pentacampeão da Stock Car e vice-campeão da GT Brasil pela BMW no ano passado, no entanto, acredita que o resultado poderia ter sido melhor.

“Foi razoável. Esperava um resultado melhor, principalmente porque o carro evoluiu de ontem pra hoje. Na primeira parte, andei bem mais perto dos líderes, consegui ser P6, mesmo sendo atrapalhado e tendo problemas com o aquecimento dos pneus. No segundo treino, o Allam também teve problemas com os pneus e só virou no final, com os pneus já bem gastos. E, no Q3, ficamos na média, terminando em sétimo. Mas, infelizmente, não achamos uma solução para o aquecimento dos pneus. Quando eles esquentam, andamos entre os quatro primeiros, mas nas duas primeiras voltas ainda estamos lentos e, como pela regra, no Q3 só valem duas voltas lançadas, não conseguimos a temperatura ideal”, comentou o carioca.

Khodair também acredita que poderia ter sido um resultado melhor, mas ficou satisfeito, especialmente em um fim de semana com tantas novidades, regras novas, com a estreia na equipe e no circuito. “Além disso, tivemos chuva nos dois treinos livres e tudo isso atrasou a evolução da equipe. Por isso, estar largando em sétimo, entre 24 carros, é positivo. Vamos tentar duas ótimas corridas para marcar pontos”, destacou.

Conhecido por seu estilo arrojado, especialmente nas largadas, o “Japonês Voador” diz que vai manter cautela amanhã. “A corrida de amanhã não vale muitos pontos, mas define o grid de largada da prova principal na segunda. Então tem que largar com precaução, para não jogar fora a corrida 2”, lembrou. “E ainda teremos o pit stop, que é diferente da GT no Brasil e temos que treinar bastante também”, finalizou Khodair, lembrando que na FIA GT os pilotos têm que ajudar o companheiro a sair e entrar no carro, sem auxílio de outros membros da equipe.

No BMW Z4 #21, Zonta e Jimenez também seguiram a adaptação ao carro. Pela manhã, após alguns imprevistos, tiveram novamente pouco tempo para treinar. Por isso, o 11º lugar foi bem avaliado pela dupla.

“Das 2h40 de treinos livres, eu e o Sérgio demos umas cinco voltas cada um. Não conhecíamos o carro, nem a pista, então o 11º lugar foi bom. A expectativa para a prova é boa e quero andar bastante para conhecer ainda mais o carro”, disse Zonta, único brasileiro campeão da categoria (1998).

A dupla ficou de fora da Super Pole por muito pouco. Jimenez vinha entre os 10 até os minutos finais do Q2. O piloto virava uma volta mais rápida, quando uma bandeira vermelha encerrou a sessão, deixando a dupla em 11º.

“Vinha numa volta uns quatro décimos mais rápida, o que nos colocaria entre os cinco primeiros, mas veio a bandeira e tive que tirar o pé. Mas vendo o lado positivo, foi bom porque conseguimos encontrar o caminho. Andamos pouco nos treinos, mas no classificatório o carro ‘acendeu’. Tínhamos um feeling de como seria melhor o acerto e o Cacá e o Khodair também nos ajudaram e o carro melhorou”, completou o paulista, que com 28 anos é o caçula da equipe brasileira.

Na corrida deste domingo, apenas os seis primeiros marcam pontos. A corrida de segunda vale mais pontos, com os 10 melhores somando pontos. Ambas as provas têm 1 hora de duração, com a janela para a troca de pilotos entre os minutos 25 e 35.

Confira o grid:

Pos Classe Piloto Equipe/Carro Tempo Dif.
1. Pro-Am Rast/Mayr-Melnhof WRT Audi 1m26.091s
2. Pro Zuber/Parisy Loeb McLaren 1m26.100s + 0.009s
3. Pro Loeb/Parente Loeb McLaren 1m26.210s + 0.119s
4. Pro Stippler/Sandstrom WRT Audi 1m26.528s + 0.437s
5. Pro Ortelli/Vanthoor WRT Audi 1m26.779s + 0.668s
6. Pro-Am Campanico/Vieira Novadriver Audi 1m26.862s + 0.771s
7. Pro Bueno/Khodair Brazil BMW 1m27.110s + 1.019s
8. Pro-Am Buncombe/Ordonez RJN Nissan 1m27.436s + 1.345s
9. Pro Ide/Kumpen Phoenix Audi 1m27.474s + 1.383s
10. Pro Buhk/Day Gravity Mercedes
11. Pro Zonta/Jimenez Brazil BMW 1m27.860s Q2
12. Pro Chandhok/Seyffarth Seyffarth Mercedes 1m27.920s Q2
13. Pro-Am Proczyk/Baumann Grasser Lamborghini 1m28.147s Q2
14. Pro-Am Stumpf/Ricci Rodrive Ford 1m28.334s Q2
15. Pro-Am Afanasiev/Simonsen Gravity Mercedes 1m28.397s Q2
16. Pro-Am Schulzhitskiy/Reip RJN Nissan 1m29.050s Q2
17. Pro-Am Ebrahim/Jousse India BMW 1m29.145s Q2
18. Gent Barthez/Tonelli SOFREV Ferrari 1m29.426s Q2
19. Pro Kentenich/Keilwitz Doer McLaren 1m29.463s Q2
20. Pro-Am Ayari/Beaubelique SOFREV Ferrari 1m29.656s Q2
21. Gent Mascarello/Tozzo Rodrive Ford 1m31.522s Q2
22. Gent Stovicek/Charouz Gravity Mercedes 1m39.063s Q2
23. Pro-Am Salaquarda/Onidi AF Ferrari Q2

Confira os horários para a 1ª etapa da FIA GT Series em Nogaro (horários de Brasília):

Domingo, dia 31 de Março
9h15 às 10h15 – Corrida Classificatória

Segunda, dia 1º de Abril
4h00 às 4h30 – Warm up
9h15 às 10h15 – Corrida Principal (ao vivo no SporTV 2)

Você pode acompanhar a classificação e a corrida nos links abaixo:

Site oficial da FIA GT: http://www.fiagtseries.com/pages/live

ou

http://www.viponlinesports.eu/sports/motorsports.html

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.