FIA divulga resultados de sua pesquisa 07/07/05

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 22:59
Max Mosley

A tentativa do presidente da FIA, Max Mosley, de levar a Fórmula 1 para longe do espetáculo tecnológico e aumentar o papel do piloto nos resultados das corridas foi apoiada pelos fãs da categoria. Os resultados da recente Pesquisa da Fórmula 1 2005 da FIA foram publicados nesta quinta, e indicam que os fãs querem mais ultrapassagens, mais ênfase na habilidade do piloto, mais equipes e mais corridas.

Mais de 93 mil fãs responderam à pesquisa, a maior do tipo já feita, e os resultados agora provavelmente serão usados pela FIA enquanto a entidade busca finalizar as novas regras para 2008. Entre os resultados da pesquisa, 94% dos fãs querem mais ultrapassagens, 74% querem mais ênfase na habilidade do piloto, 69% querem mais equipes e 84% querem mais corridas em uma temporada.

Mosley afirmou: “Fãs de todo o mundo concordam que o desafio mais importante da Fórmula 1 nos próximos cinco anos é manter as corridas competitivas. Muitos querem colocar mais ênfase na habilidade do piloto e menos nas ajudas de pilotagem. Também está claro que a maioria dos fãs não estão satisfeitos com o sistema atual de classificação”.

“Essas e outras opiniões serão um complemento inestimável ao processo de consulta das futuras regras da Fórmula 1, que começou formalmente nesta semana. Pela primeira vez, as opiniões dos fãs serão parte essencial deste processo”. Mosley argumenta há muito tempo que os pilotos deveriam ter mais importância na Fórmula 1 e que a tecnologia deveria ser retirada a fim de ajudar a causa. Algumas equipes, entretanto, acham que a categoria deve permanecer sendo a mais moderna arena de batalha tecnológica.

Apesar de 80% dos fãs terem concordado que a tecnologia avançada separa a Fórmula 1 de outras categorias do automobilismo, 88% acreditam que a habilidade do piloto deveria ser o aspecto mais essencial do esporte, e 74% gostariam que tivesse mais ênfase do que as ajudas de pilotagem.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.