FIA aprova motores mais ecológicos para 2013

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 às 18:34

f1-2010-brasil-largada

A Formula 1 está mais próxima de se tornar uma categoria mais “verde”, uma vez que nesta sexta-feira foram aprovadas as novas regras de motores da categoria. Tais regras visam tornar o esporte mais amigável ao meio ambiente e reduzir o consumo de combustível dos carros.

Os novos motores da F1 serão de 1.6 litros turbocomprimidos e utilizarão extensivos sistemas de recuperação de energia, como o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), dispositivo já utilizado pela categoria no ano passado.

O objetivo é a utilização de motores mais econômicos, que consumam menos combustível e que ofereçam níveis de potência iguais aos atuais V8 2.4. Haverá uma limitação de 12 mil rotações por minuto e o consumo de combustível será 35% menor.

Em 2013, cada piloto poderá utilizar cinco motores, com o limite caindo para quatro em 2014. Atualmente, pode-se utilizar oito unidades. A última temporada na qual a Formula 1 utilizou motores turbo foi em 1988. Desde 1989 a categoria utiliza motores aspirados.

Também hoje foi aprovada pelo Conselho Mundial da FIA a asa traseira flexível. Tal medida visa aumentar as chances de ultrapassagens.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.