Fernanda de Lima: Uma Red Bull incomoda muita gente

red-bull-carro

Red Bull Racing

Uma Red Bull e um alemão incomodam, incomodam muito mais…

Não sei o que está mais vergonhoso, o cai não cai do Brasileirão 2013 ou esse desespero generalizado para conter a Red Bull…

Não adianta. Já considerei e reconsiderei e não consigo aceitar essa pontuação dupla na última corrida da próxima temporada. Trazer a competitividade de volta à F1? Assim? Pra mim parece mais o jogo de todos contra um. Agora a brilhante Red Bull é a vilã da história, ao invés de ser premiada pela competência, está sendo punida.

A maioria, obviamente, não quer ver um piloto ou uma equipe dominar o circuito por tanto tempo. Porém, a melhor maneira de trazer a competitividade de volta está sendo colocada de lado. Como temos acompanhado no futebol tupiniquim nos últimos dias, a bola deixou de ser a protagonista. Os clubes deixaram de lutar dentro de campo para procurar brechas fora dele para serem beneficiados. E não estou abrindo a discussão para a legalidade ou não de tais atos. Mas, e a moralidade, não importa mais?

Voltando para as pistas, por que não deixar que as equipes se entendam dentro delas? Num jogo limpo, bacana de se ver, a Red Bull seria, na verdade, a força impulsionadora para a tão almejada competitividade. “Se ela é tão boa assim, nós temos de trabalhar dobrado para sermos tão boas quanto”. Um mundo competitivo não é isso? Trabalhar para bater os recordes, as metas, o domínio do outro?

A Red Bull ou Sebastian Vettel não fazem mal à F1, mas um sistema que, de certa forma, esquece a meritocracia, a regularidade e passa a dar oportunidades à sorte (ou ao azar), talvez faça. Por que não pontuar, por exemplo, o “barba, cabelo e bigode”? Pole, vencedor da corrida e dono da volta mais rápida?

E se o objetivo mesmo é “sabotar” a tetracampeã mundial, esse “Grupo Estratégico da F1” deveria aprender com a Lotus e ser um pouquinho mais criativo…

O “regulamento” 2014 divulgado pela Lotus em suas redes sociais (bem mais interessante e “nocivo” à Red Bull do que o proposto pela FIA):

1. O piloto cujo animal de estimação se chamar Roscoe largará da última posição do grid. Só nos dias pares. Não se aplicará ao mês de abril.

2. O piloto que estiver celebrando aniversário no dia do treino classificatório terá a pole position garantida, além de dez pontos e uma visita à garagem da Ferrari.

3. O piloto que responder “com certeza” na conferência de imprensa será esbofeteado. Todas as vezes.

4. O piloto que fizer “zerinhos” após o fim da corrida será obrigado a comer a mesma quantidade em rosquinhas imediatamente depois, durante a coletiva de imprensa.

5. O piloto que pretender fazer um novo corte de cabelo deve avisar todas as escuderias com pelo menos três dias de antecedência.

6. A equipe que for pega utilizando hashtags hilárias após 2013 poderá ser condenada por diversão ilegal e receberá uma multa pesada.

7. Todos os pilotos devem replicar as mensagens rudes do pitwall em um grau de grosseria semelhante ou maior.

8. Todos os chefes de equipe deverão reservar pelo menos um Grande Prêmio para dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

9. A equipe que desenhar o carro mais feio da temporada perderá 15% de seus pontos.

10. A equipe que receber alguma estrela da TV deverá colocar o seu convidado pilotando um carro de F-1 no GP seguinte.

11. A equipe que possuir mais de quatro membros do staff com o título de “diretor técnico” será obrigada a projetar o seu carro utilizando apenas peças de Lego.

12. Qualquer dispositivo de escapatória só poderá ser utilizado se tiver um nome legal: “Stingray 2000 Optimiser” é permitido, “Keith” não é permitido.

13. Os pontos do campeonato serão decididos por pedra, papel ou tesoura.

14. Todas as disputas entre os pilotos serão decididas por referência a Taki Inoue e uma boa garrafa de vinho.

15. Todas as equipes que não participarem dos testes de pré-temporada devem disputar um GP da Coreia do Sul entre elas, que não dará pontos.

16. O piloto que competir no Mundial utilizando apenas duas rodas ganhará o dobro de pontos.

17. Qualquer piloto chamado Sebastian Vettel precisará realizar o pit stop sem qualquer tipo de ajuda dos mecânicos.

18. Qualquer piloto que ganhe de Sebastian Vettel ganhará uma rodada dupla no bar.

Fernanda de Lima

Leia e comente outras colunas de Fernanda de Lima

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.