Fernanda de Lima: Kimi Raikkonen é segundo na Coreia e incendeia a luta pelo vice-campeonato

Sebastian Vettel

A disputa pelo vice-campeonato do Mundial de pilotos da F1 vai pegar fogo nessa reta final. Porque o campeão mesmo… já está definido

ACABOU. Sebastian Vettel, 272 pontos até aqui, é o piloto campeão da temporada 2013 de F1. Dá até medo de fazer uma afirmação dessas. Dizem que comemorar antes da hora sempre dá azar. Mas, de fato, não é Vettel e Red Bull que já estão comemorando ou se autointitulando campeões. Então, se os extraterrestres não descerem à terra e abduzirem a equipe austríaca por completo, não tem jeito, em duas corridas, no máximo, teremos um novo tetracampeão da categoria.

A minha aposta é que o título venha na prova da Índia, daqui a três semanas. Eu posso até ser suspeita pra falar, afinal, curti e muito o domínio de outro alemão na F1, porém, apesar dessa nova hegemonia, acho que essa foi uma boa temporada, depois de superado o surto dos pneus à milanesa. O GP da Coreia do Sul, por exemplo, mesmo nesse horário cruel, em que você não sabe se dorme e acorda ou se se mantém acordado, foi gostoso de assistir. Lá na frente, não há o que comentar, Vettel sozinho em sua categoria não teve a mesma performance avassaladora de Cingapura, mas teve carro suficiente para se manter mais uma vez à frente, sem correr riscos ou ser atrapalhado pelas entradas do safety car. Pole, melhor volta e vitória.

Voltando à categoria dos normais, teremos uma boa briga pelo vice-campeonato entre a dupla que correrá na mesma equipe em 2014. Kimi Raikkonen fez mais uma ótima prova na Coreia, da nona para a sétima colocação, num domingo excepcional para a Lotus. Excepcional por ter arriscado e ter dado sorte. Ao fim da primeira volta, Romain Grosjean já era segundo. Após a sua primeira parada, o francês voltou à frente de Lewis Hamilton e, juntos, proporcionaram por alguns instantes uma boa briga pela segunda colocação. Aliás, Grosjean x Hamilton, tá aí uma disputa que eu gostaria de ver com mais frequência. O piloto da Lotus se deu melhor nessa. Mas um deslize colocou seu companheiro um degrau acima dele no pódio. E depois não adiantou reclamar e pedir pra passar. O máximo que a Lotus respondeu foi: vai lá, queremos ver um grande sorriso no pódio, rapaz.

Kimi, com a 14ª etapa da temporada concluída, soma 167 pontos contra 195 de Fernando Alonso, o líder e favorito na briga pelo vice-campeonato. Alonso disse que acredita em milagre para levar para Maranello o Mundial de 2013, mas é melhor ficar esperto se não quiser perder o segundo lugar e sair atrás na briga contra o futuro companheiro de equipe.

Outro destaque da corrida, e provavelmente do restante do mês, foi Nico Hulkenberg. O alemão (eita F1 pra gostar de alemão) andou bem e, na quarta colocação, terminou à frente dos “gigantes” Fernando Alonso e Lewis Hamilton. No campeonato, Hulk tem apenas 31 pontos com a Sauber, mas seu prestígio entre as equipes parece cada vez maior (ou não?). O piloto, gigante de nascença, parece ser o principal desejo da Lotus, assim como a Lotus parece ser o destino preferido do piloto. Mas por que esse contrato ainda não foi fechado? “Pode ser amanhã, pode ser daqui a uma semana, mas… eu não vou trazer Nico se não pudermos bancá-lo”, disse o chefe da equipe, Eric Boullier. Se a Lotus anda tão mal das pernas assim pra não ter grana pra tirar Hulk da Sauber… qual o destino da equipe em 2014?

Hulkenberg já disse que só esperará por uma decisão até o fim desse mês. Considerando a permanência de Grosjean, só resta uma vaga. E a essa altura parece estar sendo disputada entre um alemão e um brasileiro. Gostaria de ver Felipe Massa na Lotus em 2014, no entanto, dói dizer isso, eu apostaria no alemão.

pit stop 1. Quanto mais eu ouço Alonso falar, mais eu gosto do Vettel.

pit stop 2. Devo acompanhar a F1 desde os meus 6, 7 anos… Mas não me lembro de ter viso aquele tal de “fire car” antes.

pit stop 3. A tendinite me pegou! Se notarem palavras trocadas e pensamentos desordenados, coloquem a culpa na minha mão esquerda :)

Fernanda de Lima

Leia e comente outras colunas de Fernanda de Lima

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.