FE – Senna estreia em 13º e vê e.DAMS em “outra categoria”

sábado, 24 de outubro de 2015 às 11:28

Bruno Senna

O que parecia um início promissor acabou transformando-se num resultado abaixo do esperado para Bruno Senna na abertura da segunda temporada da Fórmula E. O brasileiro da Mahindra Racing largou em 7º no E. Prix de Pequim, subiu para 5º nas primeiras voltas, mas depois não resistiu aos problemas e completou as 26 voltas na 13ª posição. A vitória foi do suíço Sébastien Buemi, da e.DAMS, enquanto Lucas do Grassi (Audi Abt) e o alemão Nick Heidfeld, companheiro de Bruno, completaram o pódio.

“Foi um começo complicado, mas o importante é que o potencial está lá. Meu carro nunca teve um balanço tão bom quanto neste fim de semana. O 3º lugar do Nick também é uma amostra de que deveremos brigar pelos pontos ao longo do campeonato”, analisou Bruno. Segundo ele, as dificuldades começaram com um problema na comunicação via rádio ainda nas primeiras voltas. “Só depois de algum tempo é que o rádio funcionou e pudemos acertar a estratégia”, explicou.

Bruno entrou nos boxes no meio da prova para a troca do carro e um erro de procedimento custou 15 segundos a mais que o normal. Na volta, por causa de um acidente, foi obrigado a andar dentro do limite de 50 km/h por uma volta inteira, perdendo a chance de voltar à zona de pontos. “Esse atraso comprometeu de vez a corrida, porque os pilotos que estavam em outros pontos da pista continuaram no ritmo normal.”

A Mahindra Racing deu sinais de crescimento agora com a retaguarda técnica da Campos Racing. Mesmo assim, também enfrentou uma dura jornada na capital chinesa. “Tivemos de substituir três baterias dos quatro carros. A carga de trabalho foi pesada e isso teve alguma infuência”, disse. Mesmo que tudo tivesse funcionado a contento, no entanto, Bruno reconheceu que bater a e.DAMS seria uma meta improvável. “Eles estão em outra categoria, tanto em eficiência como em ritmo de volta. O Buemi passeou e o Nico Prost, mesmo com a asa traseira toda torta, andava grudado no Di Grassi.”

O calendário voltará a ser movimentado dentro de duas semanas em Putrajaya, na Malásia. Antes, Bruno viajará ao México, onde desempenhará novamente as funções de analista técnico da tevê inglesa Sky Sports da Inglaterra na Fórmula 1 no próximo final de semana.

O resultado do E. Prix de Pequim:

1 – Sébastien BUEMI – Renault e.Dams – 26 voltas em 50:08.835 –
2 – Lucas DI GRASSI – ABT Schaeffler Audi Sport – a 11.006
3 – Nick HEIDFELD – Mahindra Racing Formula E Team – a 15.681
4 – Loïc DUVAL – Dragon Racing – a 16.009
5 – Jérôme D’AMBROSIO – Dragon Racing – a 16.514
6 – Oliver TURVEY – NEXTEV TCR Formula E Team – a 39.466
7 – Sam BIRD – DS Virgin Racing Formula E Team – a 47.531
8 – Nathanaël BERTHON – Team Aguri – a 58.620
9 – Daniel ABT – ABT Schaeffler Audi Sport – a 1:03.351
10 – Stéphane SARRAZIN – Venturi Formula E Team – a 1:07.814
11 – Robin FRIJNS – Andretti Formula E Race Team – a 1:09.260
12 – Jean-Eric VERGNE – DS Virgin Racing Formula E Team – a 1:31.040
13 – Bruno SENNA – Mahindra Racing Formula E Team – a 1:50.833
14 – Jacques VILLENEUVE – Venturi Formula E Team – a 1 volta
15 – Nelson PIQUET JR – NEXTEV TCR Formula E Team – a 2 voltas

Não completaram:

Nicolas PROST – Renault e.Dams
Antonio Felix DA COSTA – Team Aguri
Simona DE SILVESTRO – Andretti Formula E Race Team

Volta mais rápida: Sébastien BUEMI – 1:39.993

Campeonato:

1 – Sébastien BUEMI – 30
2 – Lucas DI GRASSI – 18
3 – Nick HEIDFELD – 15
4 – Loïc DUVAL – 12
5 – Jérôme D’AMBROSIO – 10
6 – Oliver TURVEY – 8
7 – Sam BIRD – 6
8 – Nathanaël BERTHON – 4
9 – Daniel ABT – 2
10 – Stéphane SARRAZIN – 1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.