FE – Di Grassi vence em Long Beach e recupera liderança do campeonato

sábado, 2 de abril de 2016 às 23:04
Lucas di Grassi

Lucas di Grassi

Lucas di Grassi voltou a ter boas chances de conquistar o título da Fórmula E com uma vitória calculada em Long Beach, retomando a liderança de Sebastien Buemi, que teve uma corrida complicada.

Enquanto di Grassi pressionava o pole Sam Bird nas primeiras voltas, Buemi trabalhava para se recuperar de uma classificação conservadora que o fez largar em sétimo.

O piloto da Renault e.dams fez uma bela manobra sobre Daniel Abt no hairpin na volta número seis para assumir a sexta posição, mas as coisas começaram a dar errado para ele na mesma curva pouco depois.

Buemi julgou mal uma tentativa idêntica sobre Robin Frijns na disputa pelo quinto lugar, atingiu o carro do piloto da Andretti Autosport e subiu em sua asa traseira.

Isso deixou Buemi em sexto, mais uma vez atrás de Abt, com danos na asa dianteira, e Frijns em oitavo com a asa traseira pendurada – ambos os pilotos receberam bandeiras de falha mecânica que arruinaram suas corridas logo em seguida.

Na volta subsequente à colisão, as coisas pioraram ainda mais para Buemi, pois di Grassi assumiu a liderança com uma ultrapassagem ousada por dentro de Bird na curva 5. Bird continuou colado após os pit-stops, mas errou na curva 5, travou as rodas e bateu de leve na proteção de pneus.

Ele retornou em sétimo e recuperou uma colocação quando Nicolas Prost foi forçado a cumprir um drive-through por fazer um tempo 0.1s abaixo do mínimo permitido no pit-stop, mas passou o restante da corrida atrás de Bruno Senna.

Di Grassi seguia tranquilamente para a vitória até que um safety car, necessário para retirar o carro batido de Nelsinho Piquet na curva 1, lhe deu um sprint de três voltas para controlar no final.

O vencedor de Putrajaya fez isso sem problemas para completar a resposta perfeita para a decepção na Cidade do México, quando ele perdeu a vitória após a prova, e reassumir a liderança do campeonato por um ponto.

O erro de Bird promoveu Stephane Sarrazin para o segundo lugar, que o francês segurou sem grandes dificuldades à frente de Daniel Abt para garantir o primeiro pódio da Venturi na temporada.

Atrás dos primeiros colocados, Nick Heidfeld e Senna, da Mahindra, evitaram problemas e gerenciaram perfeitamente sua energia para fazer uma volta extra no primeiro trecho e alcançaram o melhor resultado da equipe desde a abertura da temporada com a quarta e quinta posições.

Os pilotos da Dragon Racing, Jerome d’Ambrosio e Loic Duval, chegaram em sétimo e oitavo, atrás de Bird. Simona de Silvestro e Mike Conway marcaram seus primeiros pontos na FE com o nono e décimo lugares, respectivamente.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Carro Tempo/dif.
1 Lucas di Grassi Abt ABT Schaeffler/- 45m11.582s
2 Stephane Sarrazin Venturi Venturi/- 0.787s
3 Daniel Abt Abt ABT Schaeffler/- 1.685s
4 Nick Heidfeld Mahindra Mahindra/- 2.343s
5 Bruno Senna Mahindra Mahindra/- 4.968s
6 Sam Bird Virgin Virgin/- 5.229s
7 Jerome d’Ambrosio Dragon Venturi/- 6.735s
8 Loic Duval Dragon Venturi/- 8.057s
9 Simona de Silvestro Andretti Spark/- 10.505s
10 Mike Conway Venturi Venturi/- 10.900s
11 Nicolas Prost e.dams Renault/- 11.205s
12 Oliver Turvey China NEXTEV TCR/- 17.417s
13 Jean-Eric Vergne Virgin Virgin/- 1 volta
14 Salvador Duran Aguri Spark/- 1 volta
15 Robin Frijns Andretti Spark/- 1 volta
16 Sebastien Buemi e.dams Renault/- 3 voltas
17 Antonio Felix da Costa Aguri Spark/- abandono
18 Nelson Piquet Jr. China NEXTEV TCR/- abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.