F4 Alemã – Gianluca Petecof conquista 26 posições em Spielberg

Gianluca Petecof

O segundo fim de semana de Gianluca Petecof no Campeonato Alemão de F4 foi épico em Spielberg. O representante da Academia Shell Racing conquistou nada menos que 28 posições em duas corridas, mostrando a mesma velocidade da prova de abertura do certame, quando venceu com direito à maior margem de diferença da história da categoria.

Na sexta-feira, o competidor da equipe Prema perdeu o controle do carro na última curva da pista austríaca no primeiro treino qualificatório. Como já havia marcado uma volta lançada, conseguiu o 12º lugar no grid para a corrida 1, realizada no sábado. Mas o desafio para domingo seria enrome, saindo do fundo do grid na corrida 2 e com o grid da corrida 3 definido pela inversão dos oito primeiros colocados na segunda bateria.

Na prova de sábado o piloto de 16 anos de idade fez grande largada e já era sexto no fim da primeira volta. Depois avançou para quinto, ultrapassou um companheiro de equipe para ser quarto e duelou com outro adversário pelo terceiro lugar no pódio. Mas acabou ficando do lado sujo da pista numa disputa e quem vinha atrás tirou proveito. Assim Petecof recebeu a bandeirada em quinto, sete posições à frente de sua posição de grid.

Na segunda corrida, largou em 23º e antepenúltimo. Para então escalar o pelotão de forma exemplar. Foi praticamente uma ultrapassagem por minuto, por dentro, por fora, nas curvas de alta e nas freadas fortes. O último ganho de posição, para receber a bandeirada em quinto, teve direito a drible no concorrente e um “X” clássico -posteriormente Gianluca foi promovido a quarto lugar, favorecido por punição por excesso de velocidade sob bandeira amarela aplicada a outro competidor.

Largando em quinto na corrida final, o piloto Shell tracionou bem e assumiu a terceira posição antes da primeira curva. Ele era mais rápido que a dupla que vinha à frente e logo tratou de atacar pelo segundo posto.

Mas o vice-líder estava disposto a vender caro a posição: tão caro, que arruinou a corrida de ambos. Depois de assumiu a linha interna numa curva de alta, deixou Gianluca por fora. O piloto da Shell passou limpo, mas o concorrente perdeu a traseira de seu carro, que acabou projetado sobre o bólido #5 da equipe Prema. Fim de corrida para os dois, comprometendo uma belíssima jornada de recuperação do brasileiro.

Mesmo assim Gianluca foi capaz de minimizar o prejuízo, que se anunciava extremo depois do quali, e sai da Áustria com os mesmos 22 pontos de distância para a liderança com os quais chegou a Spielberg.

O competidor da Academia Shell Racing retorna às pistas pelo Italiano de F4, campeonato em que aparece na liderança com 100 pontos contra 44 dos concorrentes mais próximos. A terceira etapa do Italiano acontece em Budapest, dentro de quatro semanas.

O que disse Gianluca Petecof:

“Foi um fim de semana de altos e baixos e muito aprendizado. Na sexta-feira vinha com um trecho verde e outro roxo quando perdi o carro e fiquei fora do segundo quali. A equipe fez um grande trabalho para recuperar o equipamento e me deixar em condição de competir no sábado e no domingo. As duas corridas foram muito disputadas e consegui pontuar bem, especialmente na segunda prova largando do fundo do grid. Na terceira corrida infelizmente tivemos um abandono quando o pódio era uma realidade. Voltaremos mais fortes na próxima.”

F4 Alemã – Campeonato (após duas etapas):

T. Pourchaire 69 pontos
N. Krutten 69
A. Leclerc 62
R. Stanek 59
P. Aron 59
A. Ghiretti 48
GIANUCA PETECOF 47
W. Alatalo 43
D. Hauger 40
J. Durksen 40

<p>style=”text-align: center;”></p>

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.