F1 – Xeque-mate & A lei do retorno

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018 às 18:12

A lei do retorno

Colaboração: Victor Manoel de Oliveira Nunes

Acredito que boa parte dos leitores já viram ou possuem a ideia do que seja o bumerangue. Essa arma de arremesso que tem dentre os propósitos, regressar a mão do arremessador quando o mesmo erra o alvo, retrata bem que toda ação, gera uma reação. E no jogo da vida, arremessamos diversos bumerangues diariamente. Temos também a ciência que nem tudo que plantamos, cresce. Todavia, a única forma de cultivar, é plantando e propagando o bem. Portanto, nesse curto espaço na terra, façamos a diferença e dê o seu melhor em tudo que fizer, porque o melhor retornará a você.

Errar é humano. E quem nunca pecou que atire a primeira pedra. O Grande Prêmio do Azerbaijão de 2017 ficará marcado na memória dos aficionados pela F1. Houve um pouco de tudo. Desde a batida entre companheiros de equipe Perez e Ocon, impossibilitando a Force India brigar pela vitória; a perda do eventual triunfo do brasileiro Felipe Massa; o icônico rádio do Raikkonen sem a direção durante a bandeira vermelha; a recuperação de Bottas com ajuda do safety car e a ultrapassagem centímetros antes da chegada sobre o jovem e imaturo Stroll.

A oitava etapa da temporada passada da F1 foi “o marco” para o que viria a acontecer posteriormente. Até então, o líder isolado do campeonato era Sebastian Vettel (153) com 14 (quatorze) pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton (139). A “briga de trânsito” injustificada e inadmissível provocada pelo emotivo alemão na volta 21, sedimentou o início da sua derrocada no campeonato.

Alguns à época ficaram incrédulos com a punição da FIA; aplicada somente após o então líder da prova apresentar o problema bizarro do protetor de capacete que se deslocou inexplicavelmente. 10 segundos de “stop and go” no boxe e nada além. Exclusão da prova seria pena inteligente. Qualquer justificativa de não prejudicar o campeonato seria patética. Enfim, águas passadas.

Inicialmente o número 5 considerou injusta a penalidade. Sendo que meses depois, reconheceu que usou o livre arbítrio da pior maneira possível; Por consequência, o maior erro de 2017. Superior a largada em Cingapura. O sentimento de decepção na Ferrari com o ato do pupilo, segundo as próprias palavras, foi claro. Perderam possivelmente uma vitória.

É inegável a melhoria da Mercedes AMG F1 no decorrer do campeonato. Mas se lembrarmos das declarações nos testes de pré-temporada do Helmut Marko sobre Vettel praticar o “sandbagging”; isto é, o piloto desacelera ao término da volta no intuito de não mostrar o verdadeiro potencial da máquina… Sebastian tinha um verdadeiro foguete nas mãos.

Coincidência ou não, depois desse controverso GP, os números parelhos de vitórias entre Vettel e Lewis que antes eram 03 (três) para cada, não existiram mais; Ao término da temporada, Hamilton conquistou mais 06 (seis), totalizando 09 (nove) e o alemão mais 02 (duas), perfazendo 05 (cinco).

Tratando-se de campeonato disputado, essa discrepância não poderia existir. Ainda mais, sendo finalizada na antepenúltima etapa, realizada na Cidade do México. Alguns afirmarão que isso é lorota, impropério. Outros dirão “hater. Mas os números e acontecimentos ocorridos após o Azerbaijão não me deixam mentir. A lei do retorno pode tardar; contudo, ela chega e com força.

Somado a isso, e a troca de posições na última curva da derradeira volta no GP da Hungria entre os companheiros de equipe nas flechas de prata? Promessa, palavra, tentativa e confiança… pode-se definir em variadas formas. Autêntico fair play. O próprio Hamilton, conhecido aqui no Brasil no início da sua trajetória como “menino blindado” admitiu ter sido duro ceder o P3; entretanto, foi cumpridor de palavra e leal junto ao Bottas.

É bem simples, agora que o britânico tornou-se “tetracampeão”; Todavia, nas férias do meio do ano (pós) Budapeste, ele estava em 2° lugar na classificação com 14 (quatorze) pontos de desvantagem. Poderia ser somente 11 (onze).

Relevante deixar claro que a finalidade aqui não é tentar transmitir a imagem de “bom samaritano” para o inglês. Tão pouco, incentivar ou ratificar que o número 5 é Dick Vigarista, desequilibrado ou adjetivos semelhantes. Cada qual nas suas convicções; fatos e atos constroem seu juízo de valor…

A história não deixa mentir. Hamilton na tenacidade de guiar uma Diva caprichosa; porém confiável, demonstrou que a resiliência, o respeito ao adversário e o trabalho em equipe foram imprescindíveis para que o tão almejado objetivo fosse atingido. A sorte não vem por acaso. Quanto mais se trabalha e pratica o bem; não focalizando na vingança, a colheita é questão de tempo, indiscutivelmente.

Ou vocês acreditam ser normal chover minutos antes da largada na prova noturna de Cingapura? Seu oponente na pole; você largando em 5º (prestes a perder a liderança do campeonato) e em fração de segundos ocorre colisão entre as grandes favoritas (Ferraris e Red Bull) e você escapa ileso e contra todos os prognósticos, ainda vence aquele GP?

Nada é por acaso. Ainda mais quando o mesmo piloto sofre problemas na unidade de potência por 02 (duas) corridas consecutivas, pós desastre em Marina Bay. Aprendizado? Em massa. Mudanças? Desde que construtivas, serão bem-vindas. 2018 é logo ali. Portanto, a reincidência será abominada. Do contrário, adeus reputação e possibilidade de conquistar o sonhado penta guiando pela Rossa.

Tal qual um xeque mate, o até então virtualmente favorito ao título Sebastian Vettel, perdeu-se nas atitudes e sem possibilidade de reação, sucumbiu-se ao jogo e estratégia do adversário; levando Lewis Hamilton ao inédito tetracampeonato. Dentre as lições acompanhadas e extraídas na temporada 2017, podemos ter a certeza: a lei do retorno existe amigos. E para todos, indiscriminadamente.

Victor Manoel de Oliveira Nunes
Natal – RN

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.